O protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) Aave lançou sua stablecoin algorítmica GHO indexada ao dólar na rede principal Ethereum. Aproximadamente US$ 2,19 milhões em GHO foram cunhados até o momento.
A Aave anunciou o lançamento da nova stablecoin em uma postagem no blog oficial do protocolo em 16 de julho, descrevendo a nova stablecoin GHO como um ativo “descentralizado e supercolateralizado”. A stablecoin é lastreada por “diversos” ativos digitais, incluindo a moeda nativa Ethereum ( ETH ) e o token nativo da Aave, AAVE ( AAVE ).
Vamos lá GHO! Parabéns à comunidade @AaveAave pelo lançamento na rede principal.
— GHO (@GHOAave)
O lançamento da GHO na rede principal ocorreu após uma votação de governança da comunidade, na qual quase 100% dos 424 endereços participantes votaram a favor da implementação da nova stablecoin.
Ao contrário de stablecoins centralizadas, como o USDT da Tether, que atraiu algumas críticas por uma aparente falta de transparência em relação às suas reservas, os ativos que sustentam o GHO são transparentes e verificáveis e podem ser confirmados por dados on-chain, de acordo com Aave.
“Todas as transações são realizadas por meio de contratos inteligentes autoexecutáveis, e todos os dados referentes às transações da GHO estão disponíveis e podem ser auditados diretamente na blockchain ou por meio de várias interfaces de usuário“, escreveu a Aave.
Além disso, Aave disse que a receita da GHO reforçaria ainda mais a tesouraria de sua DAO (organização autônoma descentralizada), com a governança sendo confiada aos detentores de tokens AAVE e stkAAVE.
A stablecoin GHO está atualmente disponível para o público:
“Qualquer pessoa pode cunhar a GHO usando os ativos que fornecer no mercado Ethereum do Protocolo Aave V3 como garantia, assegurando que a GHO seja supercolateralizada por uma grande quantidade de ativos.“
O lançamento do GHO marca mais um acréscimo ao crescente número de stablecoins algorítmicas nativas de DeFi. Em 4 de maio, o protocolo DeFi Curve lançou sua própria stablecoin algorítmica, a crvUSD.
No momento da publicação deste artigo, a stablecoin DAI baseada em Ethereum da MakerDAO é a maior stablecoin algorítmica em circulação, respondendo por uma capitalização de mercado de US$ 4,28 bilhões, de acordo com dados do DefiLlama.
No entanto, a capitalização total do mercado de stablecoins continua dominado por emissores centralizados, como a Tether e a Circle.
Atualmente, o USDT da Tether e O USD Coin da Circle representam 87% do total da oferta circulante de todas as stablecoins atreladas ao dólar.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Faraó do bitcoin dá uma aula no Congresso sobre bitcoin e criptoeconomia!
O que é o Hydra Pay da Cardano e como ele revoluciona os micropagamentos?
Padrões de Consumo na América Latina e a Adoção de Criptoativos pelos Bancos