“O novo sistema de pagamento instantâneo do Fed e suas implicações para CBDCs.”
O Federal Reserve lançou um novo sistema de pagamento chamado FedNow, que permitirá que bancos e instituições financeiras realizem transações interbancárias instantaneamente e a um custo de 0,40 centavos, com disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O sistema FedNow tem sido tema de discussão para muitos políticos, instituições financeiras, entusiastas de criptomoedas e o cidadão americano médio. Então, o que é FedNow? Um protótipo para uma moeda digital do banco central (CBDC) ou apenas um sistema de pagamento instantâneo?
Entendendo o FedNow
O FedNow é um sistema de pagamento para transações interbancárias, exclusivo para instituições financeiras de todos os portes e formas que podem acessá-lo por meio do FedLine, o sistema de mensagens eletrônicas do Federal Reserve.
Comparando ACH e transferências eletrônicas
Comparado a outros sistemas de transações interbancárias, vemos por que o FedNow é tão necessário e desejável para empresas e cidadãos comuns.
- Nos EUA, as duas formas mais comuns de fazer transferências interbancárias são por meio de ACH e transferência eletrônica.
- No entanto, o ACH pode levar de 2 a 3 dias úteis e pode passar pelo FedACH ou EPN, o único operador privado na rede ACH.
- Por outro lado, as transferências eletrônicas podem levar algumas horas, mas são consideravelmente mais caras.
De qualquer forma, esses dois sistemas precisam passar pelo Fed, que se encarregará de sacar o dinheiro do emissor especificado e enviá-lo para a conta do destinatário especificado.
FedNow vs ACH, Transferência Bancária
O FedNow, por outro lado, oferece disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, transações quase instantâneas e com taxas de transação tão baixas quanto $ 0,045. Aqui está uma olhada na tabela de taxas do FedNow para 2023:
É um sistema de liquidação interbancário bastante eficiente e muito necessário para o sistema financeiro dos EUA, mas algumas pessoas provavelmente se perguntarão por que os EUA não se deram ao trabalho de lançá-lo décadas atrás, considerando que a Europa tem SEPA e o Brasil tem PIX. Esses sistemas estão funcionando com eficiência há vários anos.
Voltando à estrutura do FedNow, ele permitirá que pessoas físicas transfiram de $ 100.000 a $ 500.000 – embora não usem o FedNow diretamente, mas sim por meio de bancos e instituições financeiras que os oferecerão aos clientes.
CBDCs intermediários
O último ponto é importante. O FedNow se parece muito com um CBDC intermediário, que é o modelo proposto pelo Federal Reserve há um ano.
“Sob um modelo intermediário, o setor privado ofereceria contas ou carteiras digitais para facilitar o gerenciamento de participações e pagamentos da CBDC. Um modelo intermediário facilitaria o uso das estruturas existentes de privacidade e gerenciamento de identidade do setor privado.“
Em suma, os CBDCs intermediários são um modelo em que o banco central controla o CBDC, mas o setor privado (os bancos) oferece contas e carteiras para seus usuários. É um procedimento um pouco mais complexo, mas essa é a essência dele. Até agora, deve soar semelhante ao que o FedNow é, ou pode ser.
O Fed Speak Fenômeno
O que é mais preocupante é como Jerome Powell abordou a questão de quais são os parâmetros legais adequados que o Fed precisa seguir se lançar um CBDC. Ele disse que a aprovação do Congresso é necessária para CBDCs de varejo e atacado, mas não dá detalhes sobre CBDCs intermediários, o que deixa muitas perguntas no ar, para começar:
- Quais parâmetros legais eles precisam cobrir?
- Por que Powell não menciona o CBDC intermediário?
- E como isso afetará a privacidade financeira e a liberdade dos cidadãos americanos?
A maneira como Powell evita perguntas diretas e emprega comentários enganosos ou confusos é uma forma de discurso comum chamada Fed Speak, um termo cunhado por Alan Blinder para descrever o “dialeto túrgido do inglês” usado pelos membros do presidente do Fed para falar frases sem substância ou claras significado e com o máximo de palavras possível.
Outro exemplo disso ocorreu em setembro de 2022, quando o Comitê da Câmara exigiu que Lael Brainard, ex-vice-presidente do Fed, fornecesse respostas claras e perspicazes a uma série de perguntas sobre quanta autoridade o Fed tem para emitir um CBDC e também esclarecer outros testemunhos em uma audiência de maio. Em vez de responder de maneira clara e concisa, ela repetiu a posição do Fed sobre um CBDC.
“O documento de discussão de janeiro do Conselho observa apenas que “o Federal Reserve não pretende prosseguir com a emissão de um CBDC sem um apoio claro do poder executivo e do Congresso, idealmente na forma de uma lei de autorização específica”.
A primeira pergunta que vem à mente é: o que idealmente significa aqui? Eles realmente precisam da aprovação do Congresso ou vão apenas contornar a lei?
O FedNow é um protótipo do CBDC?
Pouco depois de ser anunciado em março de 2023, houve uma série de preocupações em relação ao FedNow e sua estranha semelhança com um blockchain autorizado; um ecossistema no qual apenas instituições financeiras e indivíduos autorizados têm o controle do blockchain, gerenciando quem faz transações, o valor dessa transação, o que será transferido, bloqueia usuários indesejados etc.
Uma das principais preocupações é o FedNow sendo usado para se tornar o próximo protótipo da BDC. E essa preocupação foi expressa por várias instituições financeiras e políticos nos EUA. Tom Emmer emitiu a Lei Estadual anti-vigilância da CBDC para impedir o esforço do Fed de pesquisar e prototipar uma CBDC.
Private Banking e Empréstimos: Riscos de CBDCs
Instituições de crédito como a Credit Union Association (CUNA) disseram que um CBDC é desnecessário e que o atual cenário financeiro nos EUA pode ser modernizado e aprimorado sem desestabilizar a economia.
O private banking é outro setor em que os CBDCs podem se tornar uma ruptura radical; expulsando os bancos, pois o governo fornece os mesmos serviços sem cobrar. Isso não criará uma competição saudável, como diz o Fed, mas fará com que as pessoas abandonem seus bancos e prejudiquem os mercados financeiros.
Ameaças à segurança cibernética podem causar riscos sistêmicos
A segunda maior preocupação é quão bem o Fed está informado e preparado para criar uma infraestrutura de ponta que seja à prova de balas contra grandes hacks e ataques cibernéticos. Um hack em um sistema monetário, por exemplo, pode causar risco sistêmico, pois o referido sistema contém informações e acesso a contas de várias instituições financeiras, corporações, funcionários do governo, indivíduos ricos e usuários comuns.
Integração com sistemas Blockchain
Outra preocupação, de longe a mais evidente, mas que parecia completamente esquecida, é o fato de o FedNow ter se integrado ao Metal Blockchain, uma camada zero (uma infraestrutura na qual as camadas-1 são construídas) que atende à Lei de Sigilo Bancário, portanto são compatível com as leis anti-lavagem de dinheiro (AML) e conheça as leis do seu cliente (KYC) e isso permite que a Metal Blockchain forneça aos construtores e projetos financeiros descentralizados opções compatíveis com a conformidade.
Mas outra característica é que o Metal Blockchain é construído como um fork do Avalanche (AVAX), então faz sentido que eles tenham o X-Chain, que permite que os construtores criem, personalizem e gerenciem tokens como quiserem de acordo com seus critérios. De acordo com seus fundadores, o Metal Blockchain pode ser usado como uma camada fundamental para CBDCs, permitindo um sistema de “cadeias bancárias” que se comunicam e gerenciam CBDCs.
Em teoria, um CBDC pode ser uma maneira eficaz de modernizar e automatizar as transferências e acompanhar a saúde financeira de um sistema, evitando usuários indesejados ou evitando grandes golpes. Mas também pode se tornar uma ferramenta perigosa nas mãos de governos e instituições obcecados por vigilância, espremendo o pouco que resta de liberdade financeira e privacidade.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Trocas Centralizadas ‘CEX’ Vs. Descentralizadas ‘DEX’
Aprenda a usar a Lightning Network na BitMart – Tutorial Completo
Cryptominds 2023: o evento que vai te ensinar a pensar e agir como um tubarão do mercado cripto