Num mundo cada vez mais digitalizado, a integração entre o mundo Web3 e a banca tradicional torna-se mais evidente, e Leo Elduayen, CEO e Cofundador da Koibanx, não pode deixar de mostrar a sua satisfação neste sentido.
“Fico feliz quando vejo manchetes nos jornais que falam sobre a adoção de criptomoedas e do ecossistema Web3 em geral”, diz Elduayen.
Essa adoção, segundo ele, é mais sustentável no longo prazo do que as oscilações de preços no mercado de criptomoedas.
Um dos exemplos que Elduayen destaca é o lançamento de novas carteiras digitais destinadas a segmentos bancários que antes estavam excluídos.
“Hoje vemos como novas carteiras digitais são criadas para segmentos bancários não capturados como o n1u”, destaca.
Além disso, destaca que em El Salvador, 50% dos bancos já processam transações utilizando o protocolo Blockchain, o que demonstra a adoção desta tecnologia a nível institucional. Da mesma forma, destaca-se o crescimento do número de carteiras ativas no Ethereum no último período.
Elduayen destaca a importância desta notícia para o ecossistema Web3, pois indica um interesse genuíno em aplicar esta tecnologia aos desafios atuais que a indústria enfrenta.
“Acredito que esse tipo de adoção e novidades das tecnologias Web3, no longo prazo, seja muito mais sustentável para o mundo criptográfico do que uma alta ou queda de preço em determinado momento”, afirma.
Uma das soluções Web3 que Elduayen destaca é a tokenização de ativos, prática que permite dividir um ativo em unidades menores, facilitando sua venda parcial e democratizando o acesso a investimentos compartilhados. Isso, segundo o CEO da Koibanx, pode proporcionar maior liquidez e acesso a investimentos para a população em geral. Além disso, poderia atrair investidores locais e estrangeiros.
Mas a revolução não se limita à democratização dos investimentos. A tecnologia Blockchain também pode fornecer acesso a serviços financeiros para pessoas sem conta bancária. Elduayen enfatiza que as instituições financeiras podem aproveitar soluções baseadas na tecnologia blockchain para criar novos produtos, como carteiras digitais, que permitem aos seus usuários enviar e receber pagamentos de forma rápida e eficiente.
Na área de remessas e pagamentos internacionais, a tecnologia blockchain também desempenha um papel de destaque. A redução dos elevados custos dos intermediários envolvidos nas transferências internacionais e a agilização dessas transações são duas das principais vantagens que esta tecnologia oferece.
A visão de Leo Elduayen e Koibanx é clara: a integração da Web3 e da banca tradicional está a transformar a indústria financeira, abrindo novas oportunidades e democratizando o acesso aos serviços financeiros. Estes avanços não são relevantes apenas para a Argentina, mas têm um impacto global, abrindo caminho para um futuro financeiro mais inclusivo e eficiente.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Como não ficar de fora das atualizações do sistema Financeiro Nacional
Baleias Ethereum compram mais de US$ 400 milhões em US$ ETH em um dia