Abril de 2024 é uma data muito aguardada no mundo das criptomoedas, pois é previsto o quarto Halving do bitcoin desde sua criação, em 2009. E o que é isso? O Halving ocorre quando os mineradores recebem 50% menos bitcoins para verificar transações.
E mesmo que isso soe como uma desvantagem, pode ter um efeito inverso no mercado, já que nas vezes anteriores houve um crescimento no preço do bitcoin. Isso ocorreu devido à lei da oferta e da procura, pois a circulação do bitcoin cresce, mas em menor proporção por conta do Halving, aumentando o valor da cripto.
Isso gera um cenário em que embora a oferta aumente, a procura também aumenta, mas em maior medida, porque os compradores consideram o bitcoin, assim como o ouro, um ativo escasso e atraente devido à sua característica de emissão limitada.
Denise Cinelli, Country Manager da CryptoMarket no Brasil, afirma que os Halvings do bitcoin ocorrem aproximadamente a cada quatro anos, e continuarão até que alcance a oferta máxima de 21 milhões de bitcoins, valor estipulado desde sua criação. A atitude de limitar a oferta é para garantir que não haja inflação.
“O Halving faz parte do protocolo de emissão limitada do bitcoin, que permite a geração de um recurso escasso, diferentemente da grande maioria dos ativos que são negociados e produzidos em nossa economia global”, explica.
A executiva acrescenta que os mercados antecipam este acontecimento como uma boa notícia
“O fato de cada vez menos bitcoin ser extraído o torna um ativo escasso e valoroso, tanto que estima-se que até 2140 só será possível adquirir bitcoin já emitido, sendo possível comprar apenas em exchanges ou p2p, que é quando se negocia diretamente com pessoas que possuem a cripto”, aponta Denise.
Efeitos no preço das criptomoedas
Como efeito em cadeia, a redução pela metade também tem consequências positivas para o bitcoin e o resto do ecossistema cripto.
“É provável que mais pessoas e instituições adquiram criptoativos e normalmente é gerado um fluxo de liquidez além do que acontece com os preços. Muitos têm interesse em adquirir bitcoin, ethereum e stablecoins como USDT, USDC e EURS, entre outras criptomoedas”, afirma Cinelli.
Em relação às expectativas, a executiva alerta que pode haver especulação.
“Vamos lembrar que o mercado desconta tudo, mas também será importante analisar o preço e a demanda pelo Bitcoin no momento do Halving. Embora o mercado esteja na expectativa de uma alta, é possível que alguns meses antes o mercado fique mais volátil”, explica.
Para Denise Cinelli, eventos como o Halving são uma boa oportunidade de entrar no mundo de criptoativos.
“Sempre digo que é um bom momento para comprar, mas nem sempre para vender. É aconselhável fazer suas primeiras compras por pequenas quantias para entender como funcionam plataformas como a CryptoMarket e entender como ela é simples. Pode ser durante o Halving, antes ou depois, o importante é aprender e utilizar economias que não comprometam seu patrimônio pessoal ou corporativo”, pontua.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
A integração da Web3 e do sistema bancário tradicional: uma visão do Koibanx
A resiliência do mercado cripto na Argentina e as perspectivas do vice-presidente da Bitwage
Cripto na Argentina: Entrevista Exclusiva com Guillermo Escudero da Cryptomarket