Mel Gelderman reflete sobre a recente onda de hacks que atingiram o espaço dos tokens, argumentando que a indústria deveria repensar a maneira como esperamos que as pessoas comuns interajam com os tokens.
Hacks acontecem o tempo todo no espaço de tokens, e até mesmo usuários experientes podem ser atingidos. A Token.com, recebeu um lembrete disso na semana passada, quando o empresário bilionário e evangelista de tokens Mark Cuban revelou que havia perdido US$ 870.000 em um golpe de phishing. A conta X de Vitalik Buterin também foi comprometida em um golpe de phishing no início deste mês, enquanto o Lazarus Group da Coreia do Norte roubou recentemente milhões de Stake.com e CoinEX. Esses incidentes destacam os riscos dos tokens. Mas existem medidas que podem ser tomadas para prevenir ataques. Mel Gelderman acredita que elas são cruciais para a adoção de tokens em massa.
Por que hacks de tokens são comuns
De acordo com a empresa de segurança Chainalysis, os hackers roubaram impressionantes US$ 3,8 bilhões em tokens em 2022. Há razões pelas quais os hacks são tão comuns. Os invasores podem usar tokens sem revelar sua identidade. Bugs de código são comuns e as pessoas podem gerenciar seus próprios tokens mesmo que não sejam especialistas. As transações Blockchain são irreversíveis. Isso cria um terreno fértil para criminosos.
“Existem medidas cruciais que devemos tomar para prevenir ataques.” Afirma Gelderman.
O especialista ainda conta que felizmente, existem soluções. Muitos usuários optam por carteiras de tokens “frias” que permanecem desconectadas da Internet.
As carteiras “frias” são consideradas mais seguras do que as carteiras “quentes” como a que o cubano usava. Mas as carteiras quentes e frias ainda apresentam muitas complexidades. Finaliza Gelderman.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Elon Musk anuncia que fundou sua própria empresa de inteligência artificial
Tendências e Perspectivas da Indústria de Pagamentos Criptográficos