O empréstimo foi ativado no THORChain. Os usuários podem emprestar seus ativos nativos da Camada 1 – BTC e ETH – ao THORChain e tomar emprestado uma dívida denominada em dólares americanos sem liquidações, sem juros e sem vencimento.
Termos do empréstimo
- Sem interesse
- Sem liquidações
- Sem prazo de validade
Os empréstimos são emitidos com um índice de garantia (CR) que determina quanta dívida o mutuário recebe proporcionalmente à sua garantia. CR pode variar de 200% a 500% dependendo das condições de mercado.
A dívida é denominada em TOR, um equivalente em dólares americanos. A dívida pode ser paga em qualquer ativo suportado pelo THORChain, incluindo stablecoins.
Os empréstimos têm prazo mínimo de 30 dias. Os mutuários podem pagar sua dívida a qualquer momento após 30 dias e receber a garantia de volta. Os reembolsos parciais são possíveis, mas a garantia não é libertada até que a dívida seja totalmente reembolsada.
Os empréstimos estarão inicialmente disponíveis para garantias em ETH e BTC . Os empréstimos serão abertos em breve para todos os ativos de gás da Camada 1 suportados no THORChain (BNB, BCH, LTC, ATOM, AVAX, DOGE)
Onde abrir, fechar e gerenciar empréstimos
- Troca de THORS
- Empresta
Painéis
- Painel THORChain.net
- Painel de Empréstimos dos Nove Reinos
Mais interfaces e painéis serão adicionados assim que estiverem disponíveis.
Compreendendo o design do empréstimo
Objetivos de projeto
Os principais objetivos do projeto de empréstimo são:
- Carga Cognitiva Mínima – Foi buscada a experiência do usuário mais simples em torno de garantias, dívidas e termos de empréstimo.
- Segurança Escalável – A garantia deve estar sempre garantida.
- Risco Contido — O risco de uma nova dívida ser aberta demasiado rapidamente deve ser limitado, e o risco da dívida existente exceder a liquidez do sistema deve ser contido por um disjuntor transparente.
Explicação Básica
THORChain usa garantias de ativos da Camada 1 para emitir dívidas baseadas em dólares, mantendo a garantia como capital. Quanto mais garantias forem adicionadas em comparação com a profundidade do pool, maior será o índice de garantia, tornando preferível a participação antecipada. Um índice de garantia mais alto significa um sistema mais seguro. Como não há liquidação ou juros, os usuários ficam menos inclinados a pagar os empréstimos, aumentando o valor patrimonial do protocolo. Ao remover o RUNE dos pools de empréstimos, o THORChain pode aumentar seu valor total bloqueado (TVL), aumentando a liquidez e a segurança.
Recursos comunitários
Além da documentação de empréstimo, a comunidade THORChain criou uma infinidade de recursos para compreender melhor a mecânica por trás do protocolo de empréstimo e seus riscos. Aspectos do design foram ajustados desde a proposta inicial em setembro de 2022 – cuidado com recursos antigos, pois eles podem fazer referência a designs propostos desatualizados.
Preço Interno Oracle — TOR Stablecoin
Como regra, o THORChain não consome dados de preços de terceiros dos oráculos e não tem dependências de terceiros. Um stablecoin equivalente em dólares americanos cunhado “ TOR ” foi criado como um oráculo de precificação interno para o protocolo de empréstimo, de modo a não depender de nenhuma unidade de conta externa de stablecoin.
O TOR não pode ser mantido ou negociado neste momento. Seu valor de mercado é de $ 0. É utilizado apenas como instrumento de precificação da dívida no protocolo de empréstimo. O preço do TOR é derivado do preço médio de todas as stablecoins no THORChain, como USDC, USDT, BUSD, LUSD, GUSD, USDP, DAI, etc. O TOR permanece com o preço adequado e pode permanecer com o preço correto com apenas um pool de stablecoin em funcionamento.
Para proteger o protocolo contra manipulação, a profundidade do pool virtual de TOR contrai-se com a volatilidade. Em tempos de volatilidade da moeda estável, o TOR permanecerá com o preço adequado, mas a profundidade do seu pool virtual se contrairá para proteger o THORChain, resultando em alta derrapagem se um mutuário tentar abrir ou fechar um empréstimo. Para obter melhores resultados, abra e feche empréstimos em tempos de menor volatilidade.
Dimensionando empréstimos com segurança – Limites de empréstimo
Os empréstimos são limitados com base no fornecimento pendente de RUNE, que tem um limite rígido de 500 milhões de RUNE. Cerca de 15 milhões de RUNE já foram queimados devido aos ativos BEP-2 ou ERC-20 RUNE que nunca foram atualizados. Esta lacuna cria uma reserva para apoiar os empréstimos iniciais. Para garantir um escalonamento seguro, apenas 1/3 da RUNA queimada (~5m) estará disponível para empréstimos. Isto garante que se o preço do RUNE cair 3x em comparação com os seus passivos e todos os empréstimos pendentes forem reembolsados, o limite de oferta de 500 milhões não será violado. À medida que mais RUNE é queimado e a lacuna aumenta, empréstimos adicionais podem ser criados. O RUNE é queimado quando os empréstimos são abertos/fechados em condições favoráveis ??e as taxas de swap internas dos empréstimos queimam permanentemente o RUNE, portanto a lacuna deve aumentar continuamente.
Risco
A Block Science realizou um relatório abrangente sobre os riscos do protocolo de empréstimo do THORChain, completo com simulações econômicas. A Block Science também forneceu recomendações sobre os parâmetros iniciais de empréstimo para proporcionar uma experiência segura aos usuários e ao protocolo.
Foi tomado muito cuidado para garantir a segurança do protocolo de empréstimo tanto para os mutuários quanto para o próprio protocolo. A equipe e a comunidade estão comprometidas em fornecer um produto de empréstimo revolucionário, sem comprometer o protocolo, alavancar excessivamente ou assumir riscos injustos.
Proteção contra inflação — Disjuntor
Se o preço do RUNE cair drasticamente em relação à maioria de seus ativos colaterais (BTC, ETH), então a inflação líquida do RUNE ocorrerá se os usuários começarem a pagar seus empréstimos e exceder a margem do RUNE já historicamente queimada. Esta inflação pode atingir o limite de oferta de 500 milhões de RUNE. Neste ponto, o sistema irá pausar novos empréstimos e desativar (desativar) os empréstimos (observe que todos os outros recursos do TC ainda funcionam). Neste ponto, nenhuma inflação adicional de RUNE pode ocorrer e a oferta é interrompida. A RESERVA cobrirá os pagamentos de garantias restantes. Um possível caminho de reversão é definido no ADR se o programa de empréstimos for encerrado. Painéis foram criados para monitorar isso proativamente.
Por que sem juros, sem liquidações e sem vencimento?
À primeira vista, pode parecer que oferecer esses recursos cria um grande risco para o protocolo. No entanto, entendendo que a garantia fornecida para os empréstimos é mantida como capital próprio (RUNE IOU), e que a dívida é totalmente paga na originação (sacada como uma moeda estável), o melhor cenário possível é que os empréstimos nunca sejam reembolsados. Quanto maior a procura por empréstimos, aumenta o rácio de garantia, o que aumenta o montante de capital armazenado versus dívida emitida. A procura para abrir empréstimos é então medida pela tolerância do mutuário relativamente ao rácio de garantia, uma vez que a detenção de um empréstimo no protocolo cria um custo de oportunidade para a garantia. O protocolo pretende, portanto, o máximo possível de capital exógeno convertido em capital próprio, e este fornecido pelo mercado.
Perguntas frequentes
Posso reembolsar parcialmente meu empréstimo?
A dívida pode ser parcialmente reembolsada, mas o mutuário só receberá a garantia de volta quando a dívida for paga integralmente.
O que acontece se eu pagar a mais minha dívida?
Os pagamentos indevidos são creditados no próximo empréstimo que o mutuário abre.
Existe um melhor momento para abrir ou fechar um empréstimo?
Sim, é melhor abrir e fechar empréstimos em períodos de baixa volatilidade. Para proteger a rede da manipulação de preços, a profundidade do pool virtual para empréstimos diminui durante períodos de maior volatilidade, o que significa que as taxas de liquidez podem aumentar bastante. Gerenciar empréstimos durante tempos de baixa volatilidade de preços no THORChain produzirá os resultados mais desejáveis. Os mutuários pacientes pagam menos taxas.
Sempre receberei minha garantia integral de volta?
Você receberá a garantia total de volta no momento do reembolso, menos as taxas de liquidez baseadas em boleto incorridas no processo de abertura e fechamento do empréstimo. Durante períodos de baixa volatilidade, as taxas serão mais baixas. Durante períodos de alta volatilidade, as taxas serão mais altas devido à restrição da profundidade do pool virtual. Os mutuários pacientes pagam menos taxas.
Quando estarão disponíveis empréstimos para mais opções de garantias?
O protocolo de empréstimo inicialmente oferece suporte a BTC e ETH. A funcionalidade para apoiar empréstimos em todos os ativos de gás da Camada 1 no THORChain – BNB, LTC, BCH, ATOM, AVAX e DOGE – já está disponível e só precisa ser ativada pelos validadores através do mimir .
Quais ativos posso usar para pagar minha dívida?
A dívida pode ser paga com qualquer ativo suportado pelo THORChain. Os ativos utilizados para pagar empréstimos serão vendidos por TOR para pagar a dívida, uma vez que a dívida é denominada em TOR.
Os streaming swaps serão usados ??para empréstimos?
Os streaming swaps ainda não estão disponíveis para empréstimo, mas serão implementados em breve
Por que não há liquidações?
Neste desenho, se a garantia cair abaixo do valor da dívida, não é problemático, uma vez que a garantia, armazenada como capital próprio (RUNE), é o passivo. O passivo aumenta apenas quando o preço do RUNE-ASSET cai e o empréstimo é reembolsado. A liquidação de garantias apresenta riscos de empréstimo individuais, piora a experiência do usuário e faz com que os usuários monitorem o preço do RUNE, entrando em conflito com os objetivos do projeto. Em vez de liquidações, o protocolo pode suportar um ligeiro aumento no fornecimento de RUNE (cerca de 15 milhões ou 3%) antes de ativar um disjuntor, pausando o recurso de empréstimo. Com a RESERVA cobrindo os pagamentos de garantias restantes e as condições de empréstimo inalteradas após o rompimento do circuito, uma saída precipitada torna-se menos provável.
Por que não há interesse?
As taxas de juros geram receitas sobre garantias, mas aumentam a probabilidade de os usuários reembolsarem os empréstimos. O design do THORChain prospera quando os usuários optam por empréstimos de longo prazo ou nunca pagam. Uma taxa de juros de 0%, sendo altamente atrativa, significa que os usuários raramente pagam, pois o principal permanece intacto. Os usuários incorrem em taxas baseadas em boletos ao entrar ou sair de posições, o que aumenta o rendimento para os participantes da rede e queima permanentemente o RUNE.
Por que não há vencimento?
O protocolo deseja atrair o máximo possível de capital exógeno (ativos L1 como BTC e ETH), uma vez que os converte em capital (RUNE IOUs). Por exemplo, US$ 1 bilhão em garantias armazenadas significa US$ 1 bilhão em RUNE comprado, menos o valor de RUNE vendido em relação à dívida no índice de garantia (se for um total de 300%, então cerca de US$ 300 milhões foram vendidos), com uma pressão de compra líquida total de US$ 700 milhões. Esses US$ 700 milhões em patrimônio armazenado são o passivo, e a THORChain não quer ser responsabilizada por esse passivo, pois teria que vender RUNE. Portanto, não há expiração.
Como os empréstimos ajudam a escalar o THORChain?
THORChain tem regras rígidas sobre segurança econômica. O valor em jogo pelos validadores deve ser sempre superior ao valor dos ativos nos cofres, medido em RUNE. Devido à liquidez e aos poupadores de propriedade do protocolo, a rede provavelmente maximizará o RUNE agrupado e enviará todo o rendimento aos nós . O protocolo para de escalar até que RUNE possa ser adicionado ao módulo bond, mas isso leva tempo. O projeto de empréstimo compra e queima RUNE dos pools, afetando diretamente a relação entre liquidez e segurança. Embora o empréstimo tenha sido aberto, ele cria uma redução líquida de RUNE nos pools, permitindo a entrada de mais TVL. Também licita no RUNE, permitindo aumentar a segurança, para que a rede possa armazenar com segurança mais capital exógeno.
Quem é a contraparte dos empréstimos?
O protocolo THORChain e todos os titulares de RUNE são a contraparte de cada empréstimo. O mecanismo de queima/mint de RUNE significa efeitos de concentração/diluição de RUNE (entre todos os detentores de RUNE) à medida que os empréstimos são abertos e fechados. Os fornecedores de liquidez e os poupadores não emprestam diretamente os seus ativos aos mutuários. Os pools são apenas o canal para a troca entre garantias e dívidas. Os poupadores e os LP também se beneficiam diretamente das taxas de liquidez geradas por esses swaps.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Especialista aponta declínio na confiança dos investidores em altcoins gamificadas