THORchain, uma rede descentralizada que permite trocas de ativos nativos entre blockchains, processou mais de US$ 1,7 bilhão em negociações na semana passada, tornando-se o terceiro DEX mais ativo e colocando-o à frente do DeFi Curve.
“Os swaps de streaming da THORChain podem oferecer a melhor execução de preço de qualquer CEX ou DEX no mercado hoje. Esta inovação impulsionou o DEX a se tornar o terceiro maior DEX do mundo em volume”, disse o principal desenvolvedor Chad Barraford ao The Defiant.
O token RUNE do projeto subiu quase 300% no mês passado, para uma capitalização de mercado de US$ 1,8 bilhão, impulsionado pelo aumento da atividade comercial e pela liquidez adicionada à rede – o valor total bloqueado (TVL) no THORchain mais que dobrou no mesmo período.
O token RUNE se beneficia do aumento da atividade, uma vez que todos os ativos na plataforma estão emparelhados com ele, o que significa que os provedores de liquidez devem comprar RUNE para emparelhar com seu Bitcoin ou Ether, por exemplo. Além disso, os comerciantes precisam do RUNE para pagar as taxas de transação.
“Qualquer interação que os usuários tenham com a rede agrega valor diretamente ao ativo $RUNE”, disse Barraford.
Trocas de streaming
A recente onda de sucesso do projeto pode ser atribuída às trocas de streaming, um recurso introduzido durante o verão.
Os swaps de streaming dividem as negociações entre cadeias em partes menores que são executadas em até 24 horas. À medida que a negociação avança, os arbitradores intervêm para reequilibrar o pool, de modo que menos valor seja perdido devido à derrapagem.
“A execução de preços para negociações é melhor do que qualquer exchange centralizada desde a adição de swaps de streaming. THORChain é o lugar para trocar, ganhar ou pedir emprestado seu Bitcoin nativo e desembrulhado da Camada 1”, disse FamiliarCow , outro membro da equipe, ao The Defiant.
As trocas de Bitcoin e ETH representam a maioria das transações não RUNE, de acordo com um painel da Deebs DeFi.
Integrações de carteira
Os provedores de carteiras criptográficas Trust Wallet e Ledger estão aproveitando o Thorchain para oferecer swaps nativos de cadeia cruzada aos seus usuários, especialmente entre Bitcoin e Ethereum.
“E temos uma grande parceria chegando em um futuro próximo. Parece que toda carteira deseja a capacidade de trocar BTC <> ETH sem confiança”, disse Barraford.
“Grandes provedores como Trust e Ledger estão recorrendo ao THORChain para potencializar trocas para os usuários, em vez de serviços de troca centralizados. Os desenvolvedores nunca pararam de inovar e não o farão até que reduzamos as exchanges centralizadas a emissores de stablecoin e wrappers DeFi”, acrescentou FamiliarCow.
THORChain também lançou um recurso de empréstimo em agosto, que oferece empréstimos sem juros contra BTC e ETH, sem liquidações ou datas de vencimento fixas.
“Até agora, está indo muito bem. Se 100% dos empréstimos fossem fechados hoje, a rede cunharia de volta metade do RUNE que foi queimado para abrir os empréstimos, o que representa uma queima líquida de aproximadamente 1 milhão de RUNE”, disse Barraford.
Ele acrescentou que o recurso de empréstimo é experimental por enquanto, lançado com um limite baixo de 1% da oferta de RUNE.
Recuperando-se de explorações anteriores
O THORChain foi lançado em 2021 e foi imediatamente adotado pela comunidade DeFi, que estava ansiosa para finalmente ter uma maneira de trocar ativos nativos sem a necessidade de wrappers como o WBTC.
No entanto, sua primeira iteração do Chaosnet foi atingida por uma série de explorações multimilionárias , abalando a fé da comunidade no projeto.
Com a implementação bem-sucedida de trocas de streaming, o projeto conseguiu reviver após lançar sua rede principal atualizada em junho de 2022.
“A comunidade THORChain já passou por muita coisa, mas continuamos focados, continuamos a entregar e a inovar. Esse retorno demorará muito para chegar e espero que seja apenas o começo”, disse Barraford.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
A descoberta de um tesouro perdido
Cofundador do Google fala sobre tecnologia e IA
Drex: quais são os principais pilares de segurança para a proteção da moeda digital brasileira?