Os últimos 12 meses foram outra montanha-russa no mundo cripto. Poucos, se é que algum, poderiam ter previsto como seria o ano de 2023, mas, pelo menos do ponto de vista do mercado, foi um período muito mais positivo do que o ano anterior.
No acumulado do ano, o Bitcoin subiu cerca de 150%; ao passo que, durante 2022, caiu quase dois terços, uma experiência difícil para muitas pessoas que aderiram à jornada da criptografia durante a pandemia de Covid-19. E isso antes mesmo de chegar aos maiores eventos de 2022: os colapsos da Celsius e da FTX.
Temple Melville, CEO da Scotcoin Project Community Interest Company (CIC), afirma que, ainda assim, como indústria, as criptomoedas só podem se beneficiar desses eventos dolorosos, mas necessários. Indiscutivelmente, essa é uma das razões pelas quais as coisas parecem ter mudado em 2023.
“O que 2024 pode nos reservar? Como sempre, é quase impossível dizer, mas pode-se dizer que será muito provavelmente tão imprevisível como nos últimos anos. Existem, no entanto, alguns eventos sobre os quais podemos especular: Como todos sabemos, a “redução pela metade” do Bitcoin quando as recompensas fornecidas aos mineradores são reduzidas pela metade acontecerá em abril. Apesar de não fazer muita diferença, e ser conhecido há anos, pode aumentar o preço. É claro que o desempenho passado não é um guia para os retornos futuros, mas a história indica que o valor do Bitcoin tende a aumentar antes do grande evento, à medida que os investidores respondem a uma maior escassez.” Destaca o CEO.
Melville ainda afirma que com alguns já em circulação, espera que mais autoridades centrais comecem a lançar CBDCs, moedas digitais do banco central. Em particular, eles começarão a algemar aqueles que desejarem, garantindo que possam puxar as alavancas necessárias quando e como precisarem. Ele ainda diz que já argumentou noutro lugar que estes poderiam ser um desenvolvimento muito positivo para estímulos monetários, mas são criptomoedas centralizadas, não descentralizadas como a maioria das que conhecemos. Para os puristas, isso pode ser motivo suficiente para não usá-los.
“Já estamos começando a ver os reguladores flexionando seus músculos no mundo criptográfico, mas esperamos ver mais regulamentações implementadas em todo o mundo nos próximos 12 meses. Na minha opinião, este é um desenvolvimento positivo das criptomoedas, fortalecendo a confiança do público em geral em alguns com razão, não em todos os tokens. Inevitavelmente, continuarão a existir fraudes em qualquer domínio financeiro, mas uma regulamentação adequada deverá ajudar a desafiar as percepções persistentes de muitas pessoas sobre se tratar do “Velho Oeste”.” Continua ele.
O colapso da FTX lançou uma longa sombra, e tudo ainda está sendo trabalhado. Os supervisores da liquidação da bolsa receberam permissão para vender uma cesta de criptomoedas e distribuir os rendimentos aos credores. Ainda não está claro a quem pertencem essas criptomoedas em particular – e talvez nunca fique claro mas, o CEO suspeita que infelizmente, o pagamento total será inferior a 25% quando tudo estiver dito e feito.
Há grande entusiasmo em torno da perspectiva do Bitcoin, ou de outros ETFs relacionados à cripto. Em teoria, haverá uma decisão entre 5 e 10 de janeiro sobre se serão permitidos pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Ainda não estou convencido de que eles receberão autorização, especialmente porque se descobriu que a Blackrock, um dos grandes intervenientes que agitava a seu favor, obteve “financiamento inicial” de uma parte ligada para fazer a candidatura.
“Se os ETFs não obtiverem o selo de aprovação, prevejo que o mercado reagirá mal! A adoção das criptomoedas ainda está avançando e espero que continue durante 2024. O problema é que ainda há muito poucos casos em que a criptografia supera o decreto. O XRP, sendo um token de transferência entre bancos, pode ter um desempenho melhor do que outros. Mas isso depende do resultado final dos processos judiciais em que está envolvido. E, como sempre digo, o regulador pode alterar as regras a qualquer momento, conforme desejar.” Finaliza Melville.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
A mudança de Sam Altman para a Microsoft mostra que precisamos de IA descentralizada
Oito tendências e previsões sobre identidade digital para 2024