*Por Yan Pedro
O Bitcoin foi criado em 2009, e, para quem não sabe, a cada 4 anos ele passa por um evento superimportante, conhecido como Halving. Até hoje, em toda a história do Bitcoin, tivemos apenas 3 Halving: 2012, 2016 e 2020, que foram essenciais para a popularidade do Bitcoin. Afinal de contas, a valorização do último Halving popularizou a moeda.
O que é Halving? Os programadores envolvidos com a tecnologia do bitcoin têm que “minerar” novas moedas. Não é uma mineração de verdade com picaretas, é uma mineração virtual. Esses mineradores usam computadores muito potentes para resolver problemas matemáticos complicados e, quando conseguem resolver, ganham um “pedaço” de Bitcoin como recompensa. Mas, quando temos o Halving, a cada 4 anos, a recompensa que as pessoas ganham por minerar novas moedas de Bitcoin é cortada pela metade.
Pra ficar mais fácil de entender, vamos pensar que, antes do halving, as pessoas ganhavam 10 Bitcoins como recompensa, por exemplo. Depois do halving, elas passam a ganhar apenas 5 Bitcoins, ou seja, a recompensa é cortada pela metade e isso é muito positivo.
Ao cortar pela metade a recompensa, faz com que o Bitcoin seja mais raro e difícil de conseguir. Sendo assim, quando temos a escassez de um bom ativo, ele acaba se tornando valioso, e a tendência é que isso aumente seu valor.
Dessa forma, o objetivo do Halving é controlar a quantidade de Bitcoins que é criada – já que o limite máximo é de 21 milhões e, até hoje, 19 milhões de unidades já foram emitidas – e valorizá-lo. Logo, se você ainda não investe, ainda dá tempo de começar antes do Halving e aproveitar a valorização.
Olha só que interessante: o próximo Halving vai acontecer em maio de 2024. Ou seja, em menos de 6 meses, a tendência é que tenhamos a próxima explosão de preço do Bitcoin. Além disso, existem rumores de que teremos o primeiro ETF de Bitcoin na Europa.
Estamos diante de uma das maiores oportunidades da história do Bitcoin, e eu tenho certeza que quem entender o que está prestes a acontecer, vai ganhar muito dinheiro nos próximos 2 anos no mercado crypto.
Robert Kiyosaki, autor do livro Pai Rico, Pai Pobre, um dos livros mais conhecidos de educação financeira e finanças do mundo, é um dos maiores entusiastas de Bitcoin do planeta. Segundo Robert, o Bitcoin vai valer mais de 100 mil dólares por unidade. E estamos mais próximos disso do que você pode imaginar.
Em 2012, o Bitcoin fez 100 vezes a máxima anterior ao halving. Em 2016, ele fez 30 vezes a máxima anterior ao Halving. E, em 2020, ele fez 8 vezes a máxima anterior ao Halving, que fez ele chegar ao seu topo histórico de 68 mil dólares.
Embora seja difícil de falar o preço exato do Bitcoin após o próximo Halving, uma coisa podemos observar: ele sempre bateu e ultrapassou o topo histórico, ou seja, a expectativa é que ele vá além dos 68 mil dólares.
No último Halving, de 2020, a grande valorização veio em Outubro, 5 meses depois.
No de 2016, a grande valorização veio em Dezembro, também 5 meses depois. Ou seja, podemos observar que a grande valorização do Bitcoin após os Halving vem acontecendo depois de 4 a 5 meses, ou seja, não necessariamente ele vai explodir de um dia para o outro.
Além disso, os lançamentos de ETF de Bitcoin podem ajudar ainda mais na valorização da moeda. Em resumo: é como se nesse momento você estivesse na corrida do ouro, mas, ao invés de ouro, estivesse procurando Bitcoin.
*Yan Pedro é empresário, fundador da empresa Hey Investidor (@heyinvestidor) e da OPI Escola de Investimentos, que tem mais de 4 mil alunos. Seus perfis nas redes sociais reúnem mais de 3 milhões de seguidores.