Na última quarta-feira, 10, ocorreu a segunda aprovação de 11 pedidos de ETF de bitcoin à vista. A movimentação do bitcoin no começo desta quinta-feira foi discreta, registrando um aumento de apenas 1,21%, por volta das 5h.
André Franco, Head de Research no MB, em uma análise, afirma que isso se deve ao fato de que toda a volatilidade esperada com a aprovação já havia ocorrido no dia anterior, devido a uma notícia falsa. Por volta das 11h, no entanto, a criptomoeda se recuperou e passou a registrar uma valorização de 5%, alcançando mais de 47 mil dólares.
“A expectativa é de que hoje seja um dia muito positivo para o bitcoin, com uma previsão de demanda de 4 bilhões de dólares por meio de ETFs. Nos dados on-chain, observamos uma redução modesta de 2 mil bitcoins por parte dos investidores de longo prazo. No Ethereum, houve uma diminuição de 40 mil ETH no staking.” Destaca ele.
Falando mais sobre ETH e outras altcoins, André comenta que também estamos testemunhando um aumento nos preços desses ativos devido ao chamado “rotation trading”. Isso significa que aqueles que compraram bitcoin na expectativa do ETF estão agora se desfazendo da posição e migrando para altcoins, seguindo um padrão natural de como ocorre a alt season no mercado de ativos digitais. Então, o dinheiro que está entrando nos ETFs e impulsionando o preço do bitcoin é considerado “dinheiro novo”, proveniente do capital de investidores institucionais, impulsionado por grandes gestoras como a BlackRock.
Ele também lembra que outro ponto crucial é a redução das taxas de ETFs de bitcoin pela BlackRock e outras gestoras em um momento decisivo. No primeiro ano após a listagem do fundo ou até atingir US$ 5 bilhões em ativos sob gestão, a BlackRock cobrará uma taxa de 0,12%, como estratégia para atrair investidores. Posteriormente, a taxa aumentará para 0,25%, conforme informado pelo CoinDesk.
“Dessa forma, a competição entre gestoras, que se concentrava nas taxas nos últimos dias, agora se volta para atrair os aportes financeiros dos clientes. Ao analisarmos os fundos, é evidente que a rentabilidade melhora, proporcionando um retorno mais favorável, contribuindo positivamente para o mercado como um todo.” Continua André.
Esse fluxo de capital pode resultar em bilhões de dólares alocados nos produtos logo nos primeiros dias. Além disso, considerando que o bitcoin é um ativo internacional, qualquer movimentação de preço no exterior terá reflexos aqui no Brasil.
“Portanto, nossa perspectiva é que a institucionalização desse mercado internacional também terá impacto local, o que será positivo para o setor como um todo.” Finaliza André.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos que mencionam projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
X de Elon Musk lançará pagamentos peer-to-peer este ano
Perspectivas do mercado Cripto e Blockchain para 2024
Federal Reserve e o rodeio de corte de taxa de juros em 2024