A economia global tem passado por mudanças estruturais profundas.
É claro que ainda temos guerras para justificar negócios internacionais mais rentáveis e novos contratos públicos como desde a idade média. Parece que essa é a pandemia de má governança que ainda não conseguimos erradicar.
Contudo, pelo menos aos poucos, estamos chegando a um consenso sobre o que de fato gera valor econômico, o que traz o ganho para as finanças e como o sistema financeiro pode se tornar mais eficiente.
Se não, as chances de continuarmos aqui, serão cada vez menores.
Vale “quase” tudo
Hoje, a resistência à inovações estruturais do Sistema Financeiro Internacional, a adoção de novas tecnologias e as novas classes de ativo, está cada vez menor.
Hoje, mesmo para os bancos e reguladores, vale moedas digitais estáveis, vale créditos de sustentabilidade do mercado voluntário e vale o que mais de impacto poder ser oferecido. Exceto para alguns poucos que ainda se acham maior que são num mundo financeiro tão diverso (talvez estejam com preguiça de estudar mais um pouco sobre Bitcoin e inovação).
E esse importante passo foi acelerado por causa de dois fatores: o consenso de que impacto ESG tem reflexos financeiros, e, graças à blockchain, a aceitação que novos valores financeiros podem surgir de outras fontes que não a dívida de um país ou de um banco.
Aqui na nossa coluna vamos descer no buraco do coelho nessa interseção entre tecnologia, economia e ESG. E vamos tocar em questões relacionadas mas muito importantes para esses três elementos como identidade digital, rastreabilidade vs privacidade e legislação.
Fazendo da melhor forma para não deixar você dormir no meio do caminho.
E essa é uma coluna nossa de fato. Vou levar aos artigos as referências dos seus comentários e das discussões geradas aqui. Pois colaboração e economia regenerativa estão diretamente conectados.
Afinal, apesar da minha experiência ir das finanças regenerativas às relações internacionais e a tecnologia, tudo ainda é muito novo, para todo mundo. E a origem do conhecimento é decentralizada.
Enquanto mundo estamos aprendendo a lidar com impacto enquanto fazemos.
Então vamos juntos mergulhar no mundo de ReFi, créditos agrícolas tokenizados, créditos de carbono, CBAM e tudo de inovação que acontece no mundo das finanças e do ESG.
Como dizemos, nós nerds do ReFi:
Let’s try the new green pill together.
Ou melhor:
Vamos juntos experimentar a nova pílula verde.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
As dez criptomoedas mais populares do TikTok neste ano reveladas – XPR é o melhor
Binance destaca os principais eventos previstos no universo das criptomoedas para 2024