GeFi, abreviatura de “finanças generativas”, emergiu como uma tecnologia revolucionária com um ás na manga: a capacidade de decifrar enormes quantidades de dados e descobrir padrões e tendências que podem passar despercebidos. Em vez de depender exclusivamente de critérios pré-estabelecidos, o financiamento generativo ajuda o usuário a tomar decisões mais informadas e a fazer previsões mais precisas.
Além de compreender e gerenciar os riscos associados às diferentes estratégias de investimento, a GeFi otimiza o portfólio e faz previsões. Pode também promover a inclusão financeira e aumentar o conhecimento da população sobre questões económicas. Pode até ajudar a otimizar estratégias de negociação.
Mas o mais surpreendente é a sua capacidade de conceber produtos financeiros personalizados, como se lesse as nossas mentes.
Como funciona o GeFi
As finanças generativas usam inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina que se tornam mais sábios a cada treinamento. Com a chegada do Big Data, o treinamento diário desses algoritmos no setor financeiro atinge níveis inimagináveis. Milhões de transações são questão de segundos para eles, o que explica sua alta precisão.
Claro, como qualquer truque de mágica, GeFi também brinca com ilusão. Uma ilusão entendida como o segundo significado segundo a RAE: “Esperança cuja realização parece especialmente atraente”. As entidades estão realizando o sonho de compreender os dados complexos gerados por seus clientes graças ao financiamento generativo.
Em países onde muitas pessoas vêem os seus pedidos de empréstimo sistematicamente rejeitados, o financiamento generativo pode ser de grande ajuda. Graças ao acesso a diversas fontes de informação, como os registos da Segurança Social, esta parte da população pode aceder a financiamentos adaptados às suas necessidades e capacidade de pagamento.
Leonardo Becchetti, professor de Economia na Universidade Tor Vergata, em Roma, identifica a reputação negativa das finanças e a falta de interesse como barreiras à educação financeira. Estimular a curiosidade e dar à aprendizagem um significado e alcance concretos seriam soluções possíveis.
A disponibilização de dados relevantes sobre a situação financeira, bem como aconselhamento e alertas em momentos de particular importância, pode despertar o interesse por temas económicos.
Algumas pessoas se preocupam com a privacidade dos dados ou simplesmente com a necessidade de se comunicar com um bot em vez de com uma pessoa. Os bancos e as seguradoras sabem que a segurança dos dados é vital e utilizam todos os meios à sua disposição para protegê-los.
A integração da inteligência artificial com motores de busca está afetando a forma como as pessoas procuram instituições, produtos e serviços financeiros. Tudo está muito mais interativo, e é preciso buscar novas formas de se posicionar como líder em inovação para não perder relevância.
O futuro da GeFi no México
Óscar Barba, co-fundador e CTO da Coinscrap Finance, destaca o potencial do GeFi no contexto mexicano
“A tecnologia pode não apenas transformar a forma como interagimos com as instituições financeiras, mas também melhorar a inclusão financeira e a compreensão econômica da população”. Afirma ele.
“As novas gerações têm um conhecimento mais profundo sobre as empresas do que você. O relacionamento com o cliente se fortalece à medida que aumentam as interações digitais. O segredo é otimizar cada ponto de contato em sua jornada para preencher a lacuna entre suas expectativas e seu produto ou serviço”, conclui um dos fundadores da Coinscrap Finance.
A revolução financeira generativa está em curso e o seu impacto na banca e nas finanças no México e na região é inegável.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Comunidade Terra Classic queima impressionantes 700 milhões de LUNC e 230.000 USTC – Detalhes