Polygon é uma das soluções de escalonamento de camada 2 Ethereum mais populares com um ecossistema DeFi em expansão. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre isso.
Polygon, anteriormente conhecida como rede MATIC, é uma solução de escalonamento de camada 2 criada em 2019 para resolver várias limitações no blockchain Ethereum, como velocidade de transação, rendimento e taxas de gás.
Ele foi originalmente projetado como uma solução escalonável, mas evoluiu rapidamente para um ecossistema multifuncional que tem recebido muita atenção. MATIC, seu token nativo, estreou na Binance Launchpad em 2019 em meio ao boom das ofertas iniciais de troca.
Mas primeiro vamos ver quais são as soluções da camada 2 se quisermos ter um melhor conhecimento do Polygon.
O que são soluções de camada 2 e por que precisamos delas?
Uma solução de camada 2 é um blockchain que funciona paralelamente a uma rede principal – no caso da Polygon, Ethereum – mas processa transações fora da rede principal, resultando em um maior rendimento (velocidade de transação) e taxas de gás mais baixas.
Em outras palavras, o que as camadas 2 fazem é construir um canal de comunicação entre as duas blockchains e enviar o pacote de informações (os dados da transação) da rede principal para a blockchain paralela para executar a transação por uma fração de seu custo e por um preço menor. velocidade muito maior, tudo sem comprometer a rede principal Ethereum.
Como sabemos, Ethereum é o ecossistema preferido para a maioria dos desenvolvedores de software que desejam lançar seus dApps (aplicativos descentralizados) devido à sua vasta e segura infraestrutura e ferramentas inovadoras.
No entanto, a alta demanda por dApps e o fornecimento subsequente obstruíram a rede, e seu rendimento foi significativamente rebaixado – não é incomum ver as taxas de gás subindo para dois ou três dígitos no equivalente em dólares americanos, o que pode ser bastante caro dependendo de quanto você interagir com a rede, deixando o blockchain Ethereum apenas para os ‘grandes jogadores’. Você pode usar o rastreador de gás do Etherscan para verificar as taxas de gás atuais.
É por isso que as soluções da Camada 2 se tornaram essenciais para o ecossistema DeFi, pois melhoram a escalabilidade e o rendimento do Ethereum, ao mesmo tempo que se beneficiam de suas propriedades de segurança.
Como funciona a Polygon?
O Polygon funciona de forma semelhante a outros protocolos Proof of Stake (PoS) em termos de nós de rede, governança, piquetagem e outras funcionalidades.
Prova de Consenso de Participação
A plataforma aproveita o consenso Proof of Stake, que depende de um conjunto de validadores de nós para verificar e validar blocos de transações na rede, em vez de depender do clássico Proof of Work (PoW), que consome uma enorme quantidade de poder de processamento para criar novos blocos.
A principal diferença reside no fato de que, em vez de ter que fazer o trabalho (trabalho de computação em algoritmos PoW), no PoS, os detentores de tokens validam e verificam as transações.
O ecossistema PoS do Polygon funciona recompensando os usuários com MATIC, o token nativo do protocolo. Para ganhar MATIC, você pode escolher uma das seguintes opções:
Torne-se um validador e comprometa-se com a rede executando um nó completo para validar transações no blockchain. Como validador de nó, você recebe uma redução nas taxas e no MATIC recém-criado. Porém, se você agir de forma maliciosa, cometer um erro ou mesmo se sua conexão com a Internet for lenta, suas recompensas MATIC serão reduzidas como punição.
Torne-se um delegador , que é um tipo de nó público. Como delegador, você recebe o MATIC de outras pessoas e o utiliza para ajudar a rede a realizar a validação de PoS. Quanto maior for a participação delegada, maior será o poder de voto do delegante. Isso é mais fácil do que ser um validador de nó, mas também traz seus desafios.
Ponte Polygon
Se você deseja transferir fundos da rede Ethereum para a rede Polygon, você precisa usar a ponte PoS, que é um conjunto de contratos inteligentes que ajudam a conduzir ativos da rede principal Ethereum para a cadeia lateral Polygon.
A ponte PoS é a espinha dorsal para transferir ativos do Ethereum para o Polygon e depois usar esses fundos para interagir com os aplicativos e blockchains no ecossistema Polygon. Você terá que pagar uma taxa de transação em ETH, é claro, o que pode ser caro, mas uma vez na rede Polygon, as transações são muito baratas – menos de um dólar.
Protocolo Polygon
O protocolo Polygon conecta todos os blockchains baseados em Polygon entre si e com a rede Ethereum. Também permite que cadeias acessem Ethereum para herdar seu modelo de segurança.
Kit de desenvolvimento de software (SDK) da Polygon
Em maio de 2021, a Polygon anunciou o Polygon Software Development Kit (SDK), uma coleção de ferramentas de software plug-and-play que permite aos desenvolvedores lançar seus próprios blockchains e aplicativos DeFi totalmente personalizáveis.
A ideia principal é tornar o Ethereum um sistema multi-chain completo, o que já é, mas as limitações atuais e a falta de estrutura do ecossistema Ethereum tornam mais difícil para os desenvolvedores trabalharem em seus projetos.
Polygon visa dar um impulso ao ecossistema com o Polygon SDK, baseado em três conceitos principais: compatibilidade Ethereum, modularidade e extensibilidade, tornando-o uma estrutura flexível para desenvolvedores interessados ??em trabalhar em soluções de escalonamento e infraestrutura Ethereum.
O Polygon SDK é dividido em duas iterações. A primeira versão suporta cadeias autônomas compatíveis com Ethereum, que são blockchains soberanos responsáveis ??por seus módulos e segurança. Essas cadeias podem usar a ponte Polygon para se comunicar com o Ethereum (por exemplo, transferir ativos ou enviar mensagens arbitrárias), mantendo sua independência.
Na segunda versão, veremos suporte para outros tipos de cadeias, como a Camada 2, com seu próprio conjunto de módulos e ferramentas para capacitar ainda mais os desenvolvedores.
Utilitário: O que você pode fazer no Polygon?
O Polygon permite que você faça praticamente tudo o que faz no Ethereum, mas sem as altas taxas de gás ou o baixo rendimento.
O Polygon deixou de ser uma solução de escalonamento simples para se tornar um ecossistema mais amplo e complexo, onde usuários e desenvolvedores têm um amplo conjunto de casos de uso, incluindo o lançamento de blockchains compatíveis com Ethereum, o uso de aplicativos descentralizados baseados em Ethereum (DApps), a criação de aplicativos tokens não fungíveis (NFTs), tornam-se validadores de nós, delegadores, stake MATIC e muito mais.
Existem vários projetos de sucesso que funcionam no Polygon, como protocolos de geração de rendimento como Aave ou Curve Finance, bolsas descentralizadas como SushiSwap e o mercado NFT (Token Não Fungível) descentralizado mais popular, OpenSea.
Você pode usar o Polygon como blockchain base nesses protocolos em vez do Ethereum. Por exemplo, OpenSea permite que você escolha Polygon em vez de Ethereum como rede principal e use-o sempre que negociar NFTs – você só precisa ter uma carteira compatível com Polygon, como MetaMask ou Coinbase Wallet, e conectá-la ao OpenSea.
Também é importante notar, porém, que nem todos os protocolos construídos no Ethereum têm suas iterações Polygon e, nessa medida, existem certas limitações.
O token MATIC
O token MATIC é um token ERC-20 que alimenta todo o ecossistema Polygon. É usado para pagar taxas de gás, apostas e governança. De acordo com o CoinMarketCap, há uma oferta circulante atual de 7,48 bilhões de tokens MATIC, com uma oferta máxima de 10 bilhões.
Depois de ser renomeado para Polygon e implementar novos recursos para desenvolvedores e usuários no ecossistema, o token MATIC teve um crescimento explosivo de preço devido ao aumento do caso de uso.
A distribuição do fornecimento de tokens MATIC é a seguinte:
- Conselheiros: 4%
- Venda Privada: 4%
- Operações de rede: 12%
- Equipe: 16%
- Venda da plataforma de lançamento: 19%
- Ecossistema: 23%
- Fundação: 22%
Conheça a equipe por trás do Polygon
Polygon foi criado por quatro engenheiros de software com sólida experiência em desenvolvimento de software:
- Jaynti Kanani : cofundador, CEO e engenheiro de software sênior.
- Sandeep Nailwal : cofundador e CEO.
- Anurag Arjun : cofundador e diretor de produtos.
- Mihailo Bjelic : cofundador e engenheiro de software.
DApps populares usando Polygon
- SushiSwap: uma bolsa descentralizada (DEX) baseada em Ethereum que funciona como um Automated Market Maker (AMM).
- Curve Finance: um pool de liquidez cambial no Ethereum que oferece negociação contínua de stablecoins com baixo risco.
- 1inch: um agregador DEX que atua como uma ponte de liquidez entre vários protocolos DeFi, fornecendo aos usuários a melhor liquidez em Ethereum, Binance Smart Chain (BSC), Polygon e muito mais.
- Aave : um protocolo de agregação de rendimento que permite aos usuários emprestar criptografia para usá-la como garantia para contrair empréstimos instantâneos.
- QuickSwap : uma bolsa descentralizada executada na rede Polygon que oferece transações extremamente rápidas a um custo barato.
Considerações finais
Polygon é um dos projetos DeFi mais interessantes que existem, com um futuro promissor para a comunidade DeFi em termos de escalabilidade e interoperabilidade de blockchain.
E com seu vasto conjunto de ferramentas para desenvolvedores, seu mecanismo e módulos inovadores e suporte total para a Máquina Virtual Ethereum (EVM), poderemos em breve ver um enorme fluxo de projetos prosperando no ecossistema Polygon.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange Bingx.
Proteja Seus Ativos