Guia Uniswap para explicar o que é e como funciona. O protocolo Uniswap permite que compradores e vendedores troquem tokens ERC20 sem o uso de exchange ou carteira de pedidos.
Você deve ter ouvido falar que o Uniswap tem sido um tópico frequentemente debatido no espaço DeFi. Originalmente, Hayden Adams criou o protocolo Uniswap inspirado na postagem de Vitalik Buterin sobre a equação do formador de mercado X * Y = K.
Hayden adotou uma abordagem prática para a equação e criou o Uniswap, um protocolo para provisionamento automatizado de liquidez.
Este guia ajudará você a entender os seguintes conceitos:
- O que é Uniswap?
- Como funciona o provisionamento automatizado de liquidez usando a equação X * Y = K?
- Qual é a diferença entre Uniswap V1 e V2?
- Como você pode lucrar com o provisionamento de liquidez no Uniswap?
- Quais são os perigos dos flash swaps (empréstimos instantâneos)?
Vamos mergulhar direto nos detalhes do Uniswap!
O que é Uniswap?
Vamos começar com uma introdução básica que responde à pergunta: o que é Uniswap?
Uniswap é um protocolo que permite que compradores e vendedores troquem tokens ERC20 sem o uso de exchange ou carteira de pedidos. Uniswap usa uma equação algorítmica que determina automaticamente a taxa de swap com base nos saldos de ambos os tokens e na demanda real por este par de swap.
Agora você pode se perguntar por que o Uniswap é tão revolucionário? Os mercados tradicionais exigem que compradores e vendedores forneçam liquidez, o que nem sempre é fácil de conseguir. Mesmo as bolsas descentralizadas (DEX) sofrem este problema, pois dependem fortemente da liquidez para o seu sucesso.
O Uniswap aborda esse problema de uma maneira diferente, por meio do provisionamento automatizado de liquidez . O Uniswap permite que um DEX troque tokens ERC20 sem ter que depender da mecânica de compradores e vendedores criando liquidez.
Mas como funciona o provisionamento automatizado de liquidez?
Como funciona o provisionamento automatizado de liquidez do Uniswap?
A equação “X * Y = K” explicada
Na equação “X * Y = K” , X e Y representam respectivamente o número de tokens ETH e ERC20 disponíveis. Já K representa uma constante que pode ser definida pelos criadores do contrato de câmbio no Uniswap. K pode parecer uma constante aleatória, mas é o que mais importa. Ao multiplicar X por Y, o valor deve ser sempre igual ao valor de K.
Agora, vamos dar uma olhada no gráfico acima . O gráfico representa a constante K, que é uma função. O eixo Y representa o token B (ETH), enquanto o eixo X representa o token A (ERC20).
O primeiro ponto vermelho (posição antiga) representa o preço atual de troca deste par ETH-ERC20 com base no saldo atual de tokens ETH contra tokens ERC20.
No entanto, Alice decide trocar seus tokens ERC20 por ETH.
Portanto, o saldo dos tokens ETH diminui e o saldo dos tokens ERC20 aumenta. Isso significa que o ponto vermelho se move para a nova posição à medida que temos mais tokens ERC20 e menos tokens ETH no pool de liquidez. Em outras palavras, é um algoritmo de precificação muito simples onde a taxa de preço se move ao longo de um gráfico.
A seguir, é importante saber que desde 23 de março de 2020 foi introduzido o Uniswap V2 .
V2 vem com muitas novas funcionalidades e atualizações de recursos existentes. Vamos aprender sobre as diferenças.
Compreendendo a diferença entre Uniswap V1 e V2
Muitos novos recursos foram introduzidos com o Uniswap V2, como oráculos de preços, trocas de flash e um roteador de troca. Este último elemento é mais importante para entender como ter uma noção melhor de como o Uniswap roteia tokens entre pools de liquidez.
Trocas Uniswap V1
Na postagem do blog Uniswap V2, podemos ler como funciona o Uniswap V1:
“No Uniswap V1, todos os pools de liquidez estão entre ETH e um único token ERC20. Ter um numerário constante oferece uma boa vantagem de UX – os usuários podem trocar qualquer ERC20 por qualquer outro ERC20 roteamento através da ETH.
Como o ETH é o ativo mais líquido baseado no Ethereum e não apresenta nenhum novo risco de plataforma, foi a melhor escolha para o Uniswap V1.”
O que isto significa é que o Uniswap V1 sempre executa duas negociações. Uma primeira negociação para trocar seu token ERC20 por ETH e uma segunda negociação para converter seu ETH de volta para o token ERC20 desejado. Em outras palavras, o usuário final paga taxas duas vezes.
Isso apresentou algumas limitações ao uso do Uniswap:
- Taxas mais altas
- Uniswap fortemente vinculado ao uso de ETH
- Não é possível trocar tokens ERC20 diretamente por outros tokens ERC20.
Pelas razões acima, o Uniswap V2 foi criado.
Trocas Uniswap V2
O Uniswap V2 oferece aos usuários finais três opções diferentes para trocar seus tokens, usando o “Contrato de Roteador”.
O Contrato de Roteador nada mais é do que um contrato que contém lógica de roteamento para enviar seus tokens para o contrato de troca correto. Em outras palavras, o contrato do roteador está ciente de cada contrato de troca que implementa o protocolo Uniswap V2.
Aqui estão as três possibilidades de troca:
- Uma troca direta entre dois pares ERC20. Por exemplo, duas stablecoins como DAI/USDC podem ser muito úteis para os traders.
- Swap tradicional através de ETH, onde você paga taxas duas vezes.
- Trocas de caminho personalizadas onde você pode construir um caminho de troca mais complexo, como DAI/ETH, ETH/BAT, BAT/USDT e USDT/USDC para converter seu DAI em USDC. Muitas vezes, isso proporciona aos traders oportunidades interessantes de arbitragem.
A seguir, vamos aprender por que os usuários fornecem liquidez aos pools de liquidez do Uniswap e como você pode lucrar com essa oportunidade.
Fornecendo liquidez no Uniswap: como lucrar?
Como os usuários lucram com o provisionamento de liquidez no Uniswap? A resposta é simples – taxas de negociação. Você pode participar desses pools de liquidez fornecendo uma quantidade igual de tokens ETH e ERC20 para um contrato de troca Uniswap.
Em troca, sempre que alguém faz uma troca, o trocador tem que pagar uma taxa de 0,3% por troca. Esta taxa é posteriormente adicionada ao pool de liquidez. Em seguida, os fornecedores de liquidez recebem parte da comissão de transação proporcional ao seu peso no pool de liquidez.
Trocas de Flash Uniswap: úteis ou perigosas?
Por último, vamos discutir a nova funcionalidade Flash Swaps fornecida pelo Uniswap V2. Na mesma postagem do blog, Uniswap explica Flash Swaps como:
“Os flash swaps Uniswap V2 permitem que você retire o quanto quiser de qualquer token ERC20 no Uniswap sem nenhum custo inicial e faça o que quiser com eles (executar código arbitrário), desde que, ao final da execução da transação, você:
Pague por todos os tokens ERC20 retirados, pague por uma porcentagem dos tokens ERC20 e devolva o restante, ou devolva todos os tokens ERC20 retirados.”
Tudo isso parece muito emocionante, pois abre muitas novas possibilidades. Os flash swaps, também conhecidos como empréstimos flash, foram cunhados pelo Marble Protocol em 2018 por Max Wolff . Naquela época, ele cunhou sua invenção como um “banco de contrato inteligente”, que permite empréstimos de risco zero.
No entanto, ultimamente, temos visto muitos ataques de empréstimo instantâneo acontecendo em diferentes protocolos, como o bZx, onde um invasor foge com milhares de tokens, que ele obteve gratuitamente por meio de empréstimos instantâneos.
Um invasor de empréstimo instantâneo aproveita os desequilíbrios entre diferentes mercados e, em seguida, paga o empréstimo inicial enquanto mantém o excedente obtido ao negociar esses desequilíbrios de mercado.
Alguns líderes da indústria argumentam que este é um risco sério para o espaço DeFi; no entanto, outros atribuem a ocorrência de ataques instantâneos de empréstimo à fraca segurança do protocolo bZx.
De qualquer forma, o Uniswap decidiu implementar seus chamados flash swaps. Isso permite que qualquer pessoa retire o máximo possível de tokens ERC20 de um pool de liquidez. Porém, o usuário deve devolver os tokens dentro do mesmo bloco. Ou devolva seu equivalente em ETH para o pool de liquidez de ETH.
Para concluir
É inegável que o provisionamento automatizado de liquidez deu um grande impulso ao espaço DeFi, criando muitas oportunidades de negociação novas e mais sofisticadas. No entanto, o tempo dirá se os swaps eram a coisa certa para o espaço criptográfico. Aqui está uma pequena lista de recapitulação dos prós e contras do uso do Uniswap.
Uniswap – Os Prós
- Descentralizado
- Qualquer novo token pode acessar diretamente a liquidez adicionando seu token para uma troca ao contrato do roteador Uniswap V2.
- Negociações de baixo custo em comparação com uma DEX ou bolsa centralizada.
- Os fornecedores de liquidez podem beneficiar da contribuição de liquidez para pools de liquidez.
Uniswap – Os contras
- Possibilidade de ataques de troca de flash
- Ainda depende da negociação de arbitragem para eliminar os desequilíbrios do mercado. No entanto, qualquer mercado natural vê ocorrer negociação de arbitragem para remover desequilíbrios rapidamente.
- Listagens de tokens falsos.
- Atualmente, os altos preços do gás devido ao grande volume de negociações tornam a negociação no Uniswap ainda uma atividade mais cara.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange Bingx.
Proteja Seus Ativos