O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, fez declarações recentemente em uma entrevista recente à Bloomberg de que a empresa blockchain “certamente acolheria bem” a criação de um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado na criptomoeda XRP.
De acordo com Garlinghouse, Ripple acredita que os ETFs em torno de outras criptomoedas além de Bitcoin e Ethereum são inevitáveis e que haverá vários ETFs em todo o ecossistema cripto. Ele prevê que a indústria de criptomoedas verá ETFs em torno de cestas, uma estratégia de gerenciamento de portfólio usada por investidores institucionais. Garlinghouse também afirmou na entrevista que os ETFs “diversificariam os riscos” para os investidores.
“É como os primeiros dias do mercado de ações. Você realmente não quer exposição a uma ação ou empresa. Você quer normalmente pensar em diversificar os riscos”, disse Garlinghouse.
Comentando sobre o ETF Grayscale e como ele foi aprovado, o executivo disse que foi “apenas porque os tribunais forçaram a mão da SEC [e realmente] a mão do presidente Gensler” que os ETFs finalmente se concretizaram. Garlinghouse afirmou ainda que produtos como os ETFs Bitcoin à vista tornam o mercado “mais seguro e robusto”.
Quando questionado se a Ripple está conversando com empresas financeiras sobre o lançamento de um ETF XRP, Garlinghouse se recusou a comentar especificamente. No entanto, ele reiterou que tal produto beneficiaria o ecossistema XRP e a comunidade de investidores.
Comentando sobre um assunto relacionado à custódia de criptomoedas (algo que seria necessário se Ripple se candidatasse a um ETF), Garlinghouse disse que ad criptomoedas dependem da custódia como um “bloco de construção básico” que é importante para o sucesso da indústria de cripto.
A Ripple adquiriu recentemente a Standard Custody & Trust, um provedor de custódia de ativos digitais com sede nos EUA com um contrato fiduciário de propósito limitado do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS). Esta aquisição pode ser vista como parte dos esforços da Ripple para ganhar credibilidade e conformidade em meio a um ambiente regulatório que não tem sido muito receptivo às criptomoedas nos últimos dois anos.
Garlinghouse também discutiu as perspectivas de longo prazo da Ripple, argumentando que os ativos digitais deveriam ter como objetivo criar utilidade no mundo real, resolvendo problemas reais. Citando o sucesso do Bitcoin como reserva de valor, ele comparou o XRP ao primeiro como mais “ideal para pagamentos”, dada sua velocidade, custo e alegada escalabilidade.
O executivo também afirmou que o processo da SEC contra Ripple causou um declínio para a empresa e para o próprio token, que deixou de ser o segundo ativo digital mais valioso depois que o regulador foi ao tribunal em dezembro de 2020.
A SEC alegou que a Ripple arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão por meio da venda ilegal de XRP sem registrá-lo como um título sob a lei federal.
Em julho de 2023, a juíza Analisa Torres decidiu que as vendas programáticas de XRP da Ripple em plataformas de negociação secundárias não constituíam transações de valores mobiliários, mas exigiam julgamentos para reclamações contra Bradley Garlinghouse e seu cofundador Christian Larsen. Em outubro de 2023, a SEC rejeitou voluntariamente suas reivindicações.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Gabinete japonês aprova ativos cripto para investimento por empresas de capital de risco
Ethereum provavelmente o único ETF cripto spot a ser aprovado depois do Bitcoin: Bernstein