Antes da transição do Ethereum para Proof-of-Stake, a rede estava muitas vezes obstruída e as taxas de transação eram inimaginavelmente altas. Na verdade, isso gerou a noção de que apenas as baleias puderam participar de múltiplas iniciativas DeFi no Ethereum.
Solana, por outro lado, também teve seus problemas. Embora anunciada como uma cadeia de alto rendimento capaz de lidar com milhares de transações por segundo (TPS), a rede passou por diversas interrupções e ficou totalmente inutilizável.
Em meio a esse cenário, logo surgiu uma solução eficiente para suprir essas dores – o Aptos Blockchain. Chamado por muitos de “o Assassino da Solana”. O Aptos é apresentado como uma rede “escalável, segura, confiável e atualizável” que levou mais de três anos para o desenvolvimento de sua rede principal e foi lançada em outubro de 2022.
Fatos rápidos:
- Aptos é um blockchain de camada um desenvolvido pela Aptos Labs
- Aptos Labs foi fundado pelos principais contribuidores do Diem (desenvolvido pela Meta)
- Ele usa Prova de Participação (PoS) para seu algoritmo de consenso
O Núcleo Aptos
Detalhes completos e a pilha técnica completa do Aptos Blockchain podem ser encontrados no Whitepaper da Aptos .
De acordo com o site oficial , o Aptos Blockchain foi “projetado com escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização como princípios-chave” e foi trabalhado por uma equipe de mais de 350 desenvolvedores.
A linguagem Move
Primeiro, o blockchain Aptos integra nativamente e usa internamente a linguagem Move para execução de transações rápida e segura. O Move prover, um verificador formal para contratos inteligentes escritos na linguagem Move, fornece safeguards adicionais para comportamento e invariantes de contrato. Esse foco na segurança permite que os desenvolvedores protejam melhor seu software contra entidades maliciosas.
Os usuários enviam transações que podem publicar novos módulos, atualizar aqueles que já existem, executar determinadas funções de entrada definidas neste módulo ou conter scripts que são capazes de interagir com as interfaces públicas de vários módulos.
O ecossistema também conta com um compilador, uma máquina virtual (VM), além de outras ferramentas que os desenvolvedores podem utilizar.
Aqui está um resumo de como os desenvolvedores podem começar a interagir com o ecossistema Aptos.
A linguagem de programação foi projetada para colocar forte ênfase na escassez de recursos, bem como na preservação e controle de acesso. Ele aproveita um bytecode verificado que garante segurança de tipo e memória, mesmo quando há código não confiável. Por outro lado, para ajudar a escrever código mais confiável, os desenvolvedores têm acesso ao Move Prover – é um verificador formal capaz de autenticar a correção funcional de um programa em relação a uma especificação predefinida.
De acordo com o whitepaper, a equipe por trás do Aptos aprimorou ainda mais a linguagem de programação para oferecer suporte a uma gama mais ampla de casos de uso da Web3.
Modelo de dados
O blockchain Aptos definiu seu estado contábil como o estado de todas as contas. Ele é versionado com um número inteiro não assinado de 64 bits que corresponde ao número de transações que a rede executou.
Qualquer pessoa é livre para enviar uma transação e, portanto, modificar o estado do ledger. Após a execução, a saída da transação é gerada e contém zero (ou mais) operações para manipular o estado do ledger. Eles são chamados de conjuntos de gravação e representam um vetor de eventos resultantes, a quantidade de gás consumida, bem como o status da transação executada.
As próprias transações fornecem as seguintes informações:
- Autenticador de transação
- Endereço do remetente
- Carga útil
- Preço do gás
- Quantidade máxima de gás
- Número sequencial
- Data de validade
- ID da cadeia
Também é importante notar que o modelo de dados do Move suporta endereçamento global de módulos e dados nativamente. As transações que não contêm conflitos sobrepostos em seus dados e contas também podem ser executadas em paralelo.
Para uma análise mais detalhada das definições de Eventos e Contas, consulte o whitepaper oficial.
Módulo Move
Um módulo Move possui o bytecode Move que declara as estruturas e procedimentos. As estruturas são apenas os tipos de dados.
É identificado pelo endereço da conta onde o módulo está declarado e vem acompanhado de um nome de módulo. O módulo deve ser nomeado exclusivamente dentro de uma determinada conta, e cada conta não pode declarar mais do que um módulo com qualquer nome.
Todos os módulos são agrupados em pacotes localizados no mesmo endereço. O proprietário deste endereço publica então o pacote como um todo no blockchain e inclui o bytecode e os metadados do pacote. Esses metadados podem definir se o pacote pode ou não ser atualizado ou se é imutável. Para os pacotes que podem ser atualizados, verificações de compatibilidade adicionais são realizadas antes de permitir a atualização.
É importante observar que embora novas funções e recursos possam ser adicionados, as funções do ponto de entrada não podem ser alteradas e os recursos não podem ser armazenados na memória.
Definido como um pacote regular de módulos atualizáveis, o framework Aptos é representado no gráfico a seguir:
A Governança Aptos
A rede Aptos opera em um algoritmo de consenso de prova de participação (PoS), onde os validadores precisam ter uma quantidade mínima exigida de tokens Aptos apostados para participar da validação da transação. Já o AptosBFT é o algoritmo de consenso BFT do protocolo e é baseado no HotStuff.
BFT significa Tolerância a Falhas Bizantinas e é uma referência ao conhecido problema do general bizantino, onde os componentes podem falhar e há informações imperfeitas sobre se um determinado componente falhou.
Os validadores podem decidir sobre a divisão das recompensas entre eles e seus apostadores, respectivamente. Os apostadores, por outro lado, podem selecionar qualquer número de validadores onde apostar seus tokens e organizar uma divisão de recompensa pré-acordada. As recompensas são recebidas no final de cada época por meio do módulo Move relevante na rede.
O token que alimenta o ecossistema Aptos é chamado APT.
A Tokenomia da Criptomoeda APT
A economia de tokens da APT criou uma controvérsia considerável dentro da comunidade de criptomoedas porque o token estava inicialmente prestes a ser lançado sem qualquer informação pública sobre seu fornecimento total, distribuição e plano geral.
Desde então, a equipe publicou uma postagem formal no blog explicando a maioria dos detalhes.
O fornecimento inicial da APT no momento do lançamento da rede principal foi fixado em 1 bilhão de tokens, sendo a unidade mínima chamada Octa.
Desse fornecimento inicial, 51% foram designados na categoria “comunidade”, 19% para “contribuintes principais”, 16,5% para a “fundação” e 13,48% para os investidores. Detalhando a primeira categoria, a postagem do blog diz:
Este conjunto de tokens é designado para itens relacionados ao ecossistema, como subsídios, incentivos e outras iniciativas de crescimento comunitário. Alguns desses tokens já foram alocados para projetos baseados no protocolo Aptos e serão concedidos após a conclusão de determinados marcos. A maioria desses tokens é detida pela Fundação Aptos e uma parte menor é detida pelo Aptos Labs. Prevê-se que esses tokens sejam distribuídos ao longo de um período de dez anos…
APT Airdrop
Para iniciar o lançamento da rede principal com força, o projeto lançou um total de 20.076.150 tokens APT para um total de 110.235 endereços elegíveis, representando 2% do fornecimento inicial total.
Na época, a equipe afirmou:
Este é o nosso primeiro lançamento aéreo com base nos dados existentes da comunidade. A Fundação aptos continuará avaliando futuras oportunidades de apoio à comunidade Aptos.
Liderança e financiamento do Aptos Labs
Aptos Labs é a organização que desenvolveu o blockchain Aptos e é liderada por Mo Shaikh e Avery Ching. Ambos trabalharam anteriormente no projeto de blockchain Libra da Meta (anteriormente: Facebook), que mais tarde foi completamente renomeado para Diem.
Em fevereiro de 2022, Shaikh disse:
Desde que saímos da Meta, conseguimos colocar nossas ideias em ação, livrar-nos da burocracia e construir uma rede inteiramente nova do zero que as concretize.
Aptos também é um dos projetos de blockchain mais bem financiados. Em março de 2021, a equipe levantou US$ 200 milhões em uma rodada de financiamento liderada por Andreessen Horowitz (a16z), FTX Ventures, Coinbase Ventures e outros pesos pesados da criptografia.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange Bingx.
Proteja Seus Ativos
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também: