Denise Cinelli, Country Manager da CryptoMarket, traz sua visão sobre o halving do Bitcoin, e ainda destaca dicas para que investidores entendam a variação do ativo às vésperas do evento mais esperado no mundo cripto.
Para falar sobre o assunto, o primeiro ponto que Denise diz que devemos considerar é a clássica dicotomia entre oferta e demanda, uma questão básica mas sempre presente na economia mundial. Nesse sentido, quando a procura por Bitcoin supera a oferta disponível, o preço tende a aumentar, e vice-versa.
O segundo fator, segundo ela, é a incorporação do Bitcoin por parte de instituições financeiras, fundos de investimento, empresas e governos, como é o caso de El Salvador, o que vem impactando significativamente em seu preço. Anúncios de grandes empresas, como Microstrategy, Tesla, Square, que adotaram a moeda virtual como parte de suas reservas corporativas, também ajudaram a impulsionar seu valor.
“Arrisco dizer que outra questão fundamental, foi a regulamentação. Porque as mudanças na regulamentação governamental e nas políticas sobre o mercado cripto como um todo deram mais segurança para o investimento.” Destaca Denise.
Ela ainda afirma que, sem dúvida, o desenvolvimento tecnológico também foi relevante, permitindo melhorias na escalabilidade, segurança e adoção de soluções de segunda camada como a Lightning Network, claramente podem influenciar seu valor. Como em todo mercado, as emoções, percepções e sentimentos também afetam o valor de qualquer produto e o Bitcoin não é exceção. Notícias positivas ou negativas ou até mesmo fake news, eventos geopolíticos, publicações em redes sociais podem influenciar o sentimento do mercado e, portanto, o preço.
Denise lembra ainda de outro fator importante que reside na competição, neste caso com outras criptomoedas. Se as concorrentes oferecem características ou tecnologias superiores, elas poderão atrair parte do interesse e do investimento que iria para o Bitcoin.
“Também influencia na performance do criptoativo a sua adoção e o uso cotidiano. O aumento do uso do criptoativo como meio de troca e reserva de valor estimula uma elevação progressiva do seu preço e em tempos de crise global e incerteza econômica, se apresenta como uma alternativa para proteção de patrimônio. E soma-se a isso sua popularização como forma de pagamento no comércio e sua integração em sistemas de pagamento.” Afirma ela.
Por último, mas não menos importante, Denise comenta que a notícia do próximo halving do Bitcoin, infla sem dúvidas as expectativas do mercado.
“Lembremos que o halving é um evento programado que ocorre aproximadamente a cada quatro anos como parte do protocolo do Bitcoin. Durante este evento, a recompensa que os mineradores recebem por validar transações na rede do Bitcoin é reduzida pela metade. Esta redução tem um impacto significativo na oferta de novos bitcoins que entram em circulação, o que pode afetar tanto o preço quanto a dinâmica da rede.” Destaca Denise.
Originalmente, quando o Bitcoin foi lançado em 2009, a recompensa por cada bloco minerado era de 50 bitcoins. No entanto, a especialista explica que aproximadamente a cada quatro anos, esta recompensa é reduzida pela metade, o que significa que os mineradores recebem 25 bitcoins, depois 12.5 bitcoins, e assim por diante.
“O propósito por trás do halving é controlar o fornecimento de bitcoins e manter sua inflação sob controle. Ao reduzir a quantidade de novos bitcoins que são criados, o fornecimento total da criptomoeda é limitado, o que teoricamente pode aumentar seu valor no mercado se a demanda continuar crescendo ou se manter constante.” Finaliza Denise.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Comprado ou vendido – O que esperar para o bitcoin em 2024 com o halving à vista?
Especialista em cripto revelou como o valor do Bitcoin atingiu US$ 60.000