A Bolsa de Valores de Londres (LSE), que abriga as principais ações de primeira linha, lançará notas negociadas em bolsa (ETNs) de Bitcoin e Ethereum em 28 de maio, de acordo com o aviso da bolsa divulgado hoje. A última mudança ocorre depois que a exchange anunciou que começaria a aceitar inscrições para cripto ETNs no segundo trimestre deste ano.
As empresas interessadas em listar seus ETNs Bitcoin e Ethereum no novo mercado da LSE podem começar a enviar suas inscrições em 8 de abril, confirmou a LSE.
Com a data de lançamento definida, os emitentes terão tempo para cumprir os requisitos de listagem e preparar os documentos necessários, incluindo um prospecto que necessita de aprovação da Autoridade de Conduta Financeira (FCA), observou a LSE. O objetivo da bolsa é permitir que o número máximo de emissores participe no primeiro dia.
Para serem considerados para a oferta inicial, os emissores devem enviar uma carta detalhada e um projeto de prospecto básico até 15 de abril, demonstrando sua conformidade com os requisitos descritos na ficha informativa da Crypto ETN. A aprovação destes prospectos pela FCA é obrigatória para que os ETN sejam listados tanto no Mercado Principal como na Lista Oficial.
A LSE deixou claro que os emissores que não atenderem aos critérios necessários ou perderem os prazos de submissão e aprovação não poderão participar do lançamento do mercado Crypto ETN da LSE.
Tal como os fundos negociados em bolsa (ETF), os ETN também oferecem exposição a um cabaz de ativos. No entanto, esses dois diferem em estrutura. Um ETF é como uma cesta de ações ou outras participações que você possui parcialmente. Um ETN é mais parecido com uma nota de dívida sem garantia emitida por um banco. O banco utiliza os recursos para investir em ativos que acompanham um índice específico. O valor do ETN reflete o desempenho desses ativos.
Ao comprar uma ação de ETF, você adquire uma parte dos ativos subjacentes, enquanto comprar um ETN significa emprestar seu dinheiro ao banco em troca de uma nota que promete um retorno com base no índice subjacente.
De acordo com os regulamentos da FCA, os próximos ETNs Bitcoin e Ethereum serão restritos a “investidores profissionais”. Isto significa que as instituições de crédito e as empresas de investimento autorizadas a operar nos mercados financeiros serão as únicas capazes de participar, estando excluídos os pequenos investidores.
Uma tentativa de aumentar os lucros?
De acordo com um relatório recente da Bloomberg, a LSE enfrenta desafios que ameaçam a sua posição como principal centro financeiro. O número de empresas cotadas na LSE caiu drasticamente, registando-se em 2023 o pior ano para IPOs desde 2009. Além disso, a atividade comercial na LSE diminuiu significativamente em comparação com os níveis anteriores à crise.
O relatório acrescentou que a LSE ficou para trás nas bolsas rivais globais. Vários factores contribuíram para a luta, incluindo uma mudança nas preferências dos investidores, a concorrência de outras bolsas e o panorama regulamentar.
Com o crescente interesse dos investidores institucionais, o mercado de ativos digitais apresenta uma oportunidade crescente para a LSE. Se a bolsa conseguir criar um ambiente regulamentado e seguro para os ativos digitais, isso atrairá investimentos e ajudará o Reino Unido a manter a sua vantagem na economia dos ativos digitais.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos que mencionam projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também: