OpenSea anunciou suporte para o padrão de token ERC-721C, um novo padrão de token projetado para resolver a questão de royalties on-chain exigíveis para criadores de NFT.
Este novo padrão permite “ganhos programáveis” para criadores de NFT, uma solução que a OpenSea viu como uma resposta ao problema de longa data da negociação de lavagem de NFT.
Anteriormente, sem o ERC-721C, os usuários não recebiam royalties quando as comissões eram programadas fora dos mercados iniciais, perdendo os direitos sobre um NFT quando este chegava aos mercados secundários. Os royalties NFT variam entre 2,5% e 10% por venda, a critério do criador. Até o momento, as 10 principais coleções de NFT ganharam mais de US$ 345 milhões em royalties desde seu início.
A OpenSea começou a trabalhar na integração do ERC-721C com a Limit Break, a empresa de jogos blockchain por trás do desenvolvimento do padrão. O trabalho da Limit Break no padrão permitiu condições “aplicáveis” de transferência de tokens, como royalties, em todos os canais.
O padrão ERC-721C, desenvolvido pela empresa de jogos blockchain Limit Break em maio de 2022, padroniza as condições de transferência de tokens, como royalties, em todos os canais. Antes de sua introdução, os comerciantes podiam facilmente evitar o pagamento de royalties transferindo NFTs por meio de carteiras de autocustódia ou outros mercados que não atendessem aos requisitos de royalties dos criadores.
Limit Break explica sucintamente a transição para o ERC-721C em uma postagem do blog Medium .
“No longo prazo, isso permitiu o incentivo à negociação com taxa zero e opcional de royalties com airdrops, transformando efetivamente tokens destinados a serem não fungíveis em proxies para tokens fungíveis”, caso em que “os comerciantes foram incentivados a cultivar tokens negociando NFTs entre suas próprias carteiras, o que é ruim para a indústria de NFT”, disse a empresa de jogos blockchain.
Limit Break também disse que o novo padrão é compatível com versões anteriores do ERC-721, o padrão básico para tokens não fungíveis.
A atualização Dencun de 13 de março na rede Ethereum tornou possível a compatibilidade do ERC-721C no OpenSea, disseram os desenvolvedores da plataforma NFT. Os criadores que aplicarem seus ganhos usando este padrão terão suas vendas suportadas apenas no OpenSea e em outros mercados alimentados pelo processador de pagamentos da LimitBreak.
No entanto, os criadores ainda podem listar manualmente suas obras de arte digitais em outros mercados, com o OpenSea correspondendo aos royalties mais baixos definidos pelo criador nessas plataformas. O novo recurso também é compatível com o Seaport 1.6 da OpenSea, que permite a venda de NFTs sob certas condições, como alteração de metadados com base no volume de vendas.
Para implementar o padrão ERC-721C, os criadores que usam o OpenSea Studio podem facilmente definir e aplicar a porcentagem de ganhos e o endereço do destinatário nas configurações de coleta. Para aqueles que implantam contratos inteligentes personalizados, o processo envolve atualizar seu contrato existente para ser compatível com ERC-721C ou ERC-1155-C e, em seguida, configurar seus ganhos no OpenSea.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também: