“Os mercados de criptomoedas apresentaram um desempenho impressionante no primeiro trimestre de 2024. No entanto, o segundo trimestre iniciou com uma perspectiva inquietante. Em janeiro, vimos a aprovação do ETF Bitcoin à vista, que é considerado um ponto de inflexão para os mercados de criptomoedas. A expectativa por um ETF de bitcoin à vista, que foi revivida com a inscrição da BlackRock no segundo semestre de 2023 na Securities Exchange Comission (SEC, a CVM dos EUA), se tornou a força motriz do mercado até janeiro deste ano.” Afirma Günay Caymaz, especialista em criptomoedas do Investing.com.
Em uma análise o especialista fala um pouco sobre esse momento do mundo cripto e destaca que, depois que a SEC aprovou a listagem de ETFs de bitcoin no primeiro mês de 2024, um efeito de ‘venda no fato’ ocorreu no mercado de criptomoedas por um curto período de tempo.
A aceleração das entradas de fundos no mercado à vista de ETF de Bitcoin, que permaneceu estável até o final de janeiro, teve impacto no bitcoin a partir de fevereiro. O preço da principal criptomoeda do mercado atingiu seu novo nível recorde de US? 73.777 em março.
Fonte e elaboração: br.investing.com
Günay mostra que a crescente demanda por bitcoin em fevereiro alimentou o resto do mercado.
“Tanto que vimos que o fundo que entrou no mercado nos últimos 2 meses elevou o preço de outras criptomoedas a cada semana. A tendência, que começou com o avanço de preço das chamadas Memecoins (Dogecoin e Shiba Inu, por exemplo), levou a enormes altas em altcoins, incluindo moedas de inteligência artificial, RWAs e DePin.” Cotinua ele.
Como resultado, enquanto 1 trilhão de dólares de capital entrou no mercado de criptomoedas no primeiro trimestre, o valor total de mercado aumentou 63% nos últimos 3 meses, para US? 2,7 trilhões. O bitcoin fechou o primeiro trimestre em US? 71.366, com um aumento de 68% no valor nesse período. O fechamento trimestral do bitcoin também foi extremamente importante, pois ficou acima da área de pico dos períodos anteriores.
Fonte e elaboração: br.investing.com
O primeiro trimestre de 2024, que é interpretado como a primeira fase da temporada de alta do mercado de criptomoedas, também ficará na memória como o período em que o ETF de Bitcoin à vista foi aprovado nos EUA.
A maré reverterá no segundo trimestre?
O mercado de ETF à vista, que foi recebido com grande entusiasmo e percebido de forma positiva, permitiu a entrada de dinheiro novo no setor. Mas o especialista comenta que, no entanto, os movimentos de preços em março revelaram que a negociação de ETF acarreta alguns riscos, bem como aspectos positivos.
“A negociação de ETFs, que permaneceu positiva até o mês passado, continuou a apoiar o preço das criptomoedas, especialmente do bitcoin. No entanto, embora tenha havido saídas rápidas de ETFs de Bitcoin à vista em março, o preço do Bitcoin foi diretamente afetado pela saída negativa de fundos e viu flutuações acentuadas semanal superiores a 10%. Isso pode ser visto como um fator que aumenta a dependência externa do mercado de criptomoedas, liderado pelo Bitcoin.” Destaca Günay.
As maiores empresas de gestão de ativos do mundo administram fundos de investimento em criptomoedas no valor de quase US? 100 bilhões, dos quais US? 76,3 bilhões são garantidos por Bitcoin, de acordo com relatórios recentes. Isto pode ser visto como prova de que as empresas financeiras tradicionais têm o poder de dirigir esse mercado.
Tanto que, na 3ª semana de março, quando foi constatada uma saída líquida de quase US? 1 bilhão do mercado de ETFs, o valor total de mercado perdeu mais de 10%. Como resultado, a negociação de criptomoedas no primeiro trimestre nos mostrou que o mercado de ETF tem potencial para aumentar significativamente a capitalização total do mercado, mas também para diminuí-lo na mesma proporção.
O preço do Bitcoin está sendo reduzido pela metade?
Enquanto as criptomoedas iniciaram o segundo trimestre com risco de dependência externa, abril começou com queda acentuada de até 10%. O bitcoin mantém sua imagem consolidada após perder impulso de alta na segunda quinzena de março, caindo para o suporte de US? 65 mil. O especialista comenta também que podemos ver emoções contraditórias prevalecendo no mercado de criptomoedas, com o halving, que vai diminuir pela metade o avanço da oferta de bitcoin no mercado.
“No entanto, embora o impacto do halving seja provavelmente visto no longo prazo, é improvável que o preço do Bitcoin sinta o impacto positivo neste segundo trimestre. Pode até ser possível ver flutuações negativas de curto prazo no bitcoin, dependendo da mudança nas posições atuais dos mineradores após o halving.” Continua Günay.
Efeito Fed será monitorado no 2º trimestre
Outro fator externo que poderá afetar os mercados de criptomoedas no segundo trimestre será se os bancos centrais globais, especialmente o Federal Reserve dos EUA, iniciarão o processo de redução das taxas de juros.
“Embora a expectativa de que os cortes nas taxas de juros possam começar em junho permaneça válida, as declarações do Fed sobre a flexibilização monetária neste trimestre também podem ter impacto nas criptomoedas. Isso pode ser considerado um fator que aumenta o apetite ao risco, e os investidores institucionais podem aproveitar a contínua ascensão do mercado por meio de ETFs de criptos.” Finaliza o especialista.
Fonte e elaboração: br.investing.com
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos que mencionam projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
CVM aprova lançamento do contrato futuro de Bitcoin pela B3
Halving do Bitcoin em 2024: Porque será diferente dos anteriores, segundo especialista
Robert Kiyosaki e o Bitcoin: A Estratégia por Trás da Compra de Mais 10 BTC antes de Abril