O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, afirmou em sua declaração que as criptomoedas poderiam salvar a economia dos EUA.
Num recente artigo de opinião no Wall Street Journal, o ex-presidente da Câmara, Paul Ryan, propôs uma solução não convencional para a crescente crise da dívida dos EUA: stablecoins.
Ryan, que há muito tempo fala abertamente sobre o aumento da dívida do país, alertou que chegará o dia em que o Fed poderá realizar um leilão do Tesouro para reforçar o seu balanço, mas não conseguirá encontrar compradores. Ele observou que os compradores tradicionais de dívida dos EUA, como a China e a Arábia Saudita, estavam a começar a recuar, ameaçando o estatuto do dólar como moeda de reserva mundial.
A solução óbvia, segundo Ryan, seria reformar os gastos com a Segurança Social e o Medicare. Mas esta é uma questão politicamente sensível que nem Trump nem Biden estão dispostos a abordar. Como resultado, Ryan propôs uma solução alternativa: a adoção e promoção de stablecoins.
As stablecoins, que são criptomoedas atreladas a um ativo estável como o dólar americano, ganharam popularidade em países como Nigéria e Argentina, onde os cidadãos tornaram-se cautelosos com as moedas locais devido à instabilidade econômica. Segundo Ryan, estas moedas são baratas, fáceis de transferir e incorporam os valores americanos de liberdade e transparência.
Mas Ryan não mencionou uma grande desvantagem das stablecoins: que são difíceis, se não impossíveis, de serem controladas pelo Tesouro dos EUA. A sua propagação poderá minar a capacidade do governo de utilizar ferramentas como o sistema bancário SWIFT para impor sanções. Apesar disso, Ryan acredita que os benefícios da adoção de stablecoins provavelmente superarão as desvantagens.
Além disso, se os emissores de stablecoins em dólares lastreados em moeda fiduciária, como Tether, USDC e PayPal, fossem um país, seus ativos de dívida nos EUA excederiam os da Arábia Saudita, de acordo com Ryan. Ryan argumentou que, à medida que outros países procuram fortalecer as suas moedas e desinvestir na dívida do Tesouro dos EUA, os Estados Unidos terão de encontrar novas formas de tornar o dólar mais atraente. De acordo com Ryan, as stablecoins lastreadas em dólares poderiam ser parte da solução.
*Este não é um conselho de investimento.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadasnesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange BitMart.
Proteja Seus Ativos!