Em meio a acusações de corrupção contra o emissor do Tether (USDT) e levantando questões sobre ele ser o próximo FTX, o trader veterano e renomado especialista em mercados Peter Brandt compartilhou sua opinião de que o popular stablecoin pode estar caminhando para uma catástrofe.
Especificamente, as preocupações de Brandt estão alinhadas com as da organização sem fins lucrativos Consumers’ Research, que lançou uma campanha contra o emissor do USDT, acusando-o de representar uma ameaça aos consumidores, e ele compartilhou suas próprias opiniões sobre o assunto em um post X. publicado em 19 de junho.
Na verdade, o lendário trader explicou que vem argumentando “há anos” que o Tether estava caminhando “eventualmente para o desastre”, acrescentando que o dólar dos Estados Unidos (USD) “acabará por encontrar o seu fim” também, mas anos depois do Tether experimentar o mesmo, de acordo com sua postagem recente.
Sobre o que são as acusações?
Acontece que a organização sem fins lucrativos se apresentou como a responsável por um outdoor digital na Times Square de Nova York com a etiqueta “Amarrado à corrupção”, com o CEO da Consumers’ Research, Wild Hild, citando em um comunicado de imprensa subsequente alguns dos relatórios reivindicando as afiliações do Tether com a FTX antes de seu colapso.
De acordo com Hild:
“Estamos denunciando o Tether por suas práticas comerciais suspeitas, incluindo uma recusa de uma década em realizar uma auditoria e o uso rotineiro do produto por terroristas e traficantes de drogas e seres humanos. Dados esses sinais de alerta, tememos que o Tether possa muito bem ser o próximo FTX. Os consumidores devem ser cautelosos com qualquer moeda estável que se recuse a certificar adequadamente que realmente detém os ativos que reivindicam.”
Mais recentemente, no post X citado por Brandt, a organização sem fins lucrativos argumentou que o “futuro pode ser a stablecoin, mas não deveria incluir o Tether”, alegando que “enganou o mercado sobre seu apoio dos EUA, recebeu um 4 /5 classificação de alto risco da S&P, (…) e recusou-se a submeter-se a uma rigorosa auditoria financeira independente.”
O Tether irá depegar?
Enquanto isso, o Tether permanece atrelado à moeda fiduciária dos EUA, apesar dessas alegações e da campanha multimilionária lançada pela Consumers’ Research, mas só o tempo dirá por quanto tempo, já que historicamente, as stablecoins tiveram a tendência de se desvalorizar quando suas empresas-mãe enfrentam controvérsias.
Por exemplo, isso aconteceu com o stablecoin algorítmico LUNA/UST, empurrando o mercado de criptomoedas para uma temporada de baixa sustentada, bem como com o USD Coin (USDT) da Circle em março de 2023 devido à sua exposição de US$ 3,3 bilhões ao falido Silicon Valley Bank (SVB)).
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadasnesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.