Oferecer serviços bancários para os não bancarizados tem sido apontado como um dos principais casos de uso das criptomoedas desde o seu início, mas o setor enfrentou desafios na forma de altas taxas de transação e falta de infraestrutura dedicada.
O lançamento da plataforma de contrato inteligente Soroban na Stellar visa mudar isso.
“A Stellar completa dez anos este ano”, disse Nick Gilbert, Diretor de Produto da Stellar Development Foundation, ao Decrypt . “Os primeiros oito anos ou mais foram gastos estabelecendo pagamentos transfronteiriços, rampas de entrada e saída, a fim de realmente construir um ecossistema totalmente desenvolvido na Stellar. O próximo passo foi a funcionalidade do contrato inteligente.”
Por que os contratos inteligentes na Stellar são importantes
Soroban é uma plataforma de contratos inteligentes baseada em Rust projetada para “escala e sensibilidade”, aproveitando o amplo ecossistema Stellar.
Esse ecossistema significa que quando os desenvolvedores criam produtos ou aplicativos no Stellar, eles não estão criando para um potencial cliente futuro que ainda não está lá porque a infraestrutura não existe. Em vez disso, eles estão criando para clientes reais que podem acessar seus produtos agora mesmo — e podem pagar as taxas de transação necessárias para jogar.
“Os serviços existentes construídos em DeFi não são amplamente acessíveis — particularmente para pessoas subbancarizadas, não bancarizadas e pessoas que vivem no mundo em desenvolvimento”, disse Gilbert, acrescentando que os custos de transação, como as taxas de Ethereum e CEX, “não são economicamente sustentáveis ??para esses usuários”.
A Stellar Development Foundation acredita que a facilidade de acesso com que as pessoas podem ingressar no ecossistema Stellar por meio de sua rede de rampas de acesso — juntamente com baixas taxas de transação e o lançamento da plataforma de contratos inteligentes Soroban — tornam a Stellar um destino mais atraente para desenvolvedores construírem seu próximo projeto.
Construindo DeFi no Stellar
De acordo com Gilbert, os desenvolvedores precisam da garantia de trabalhar com uma cadeia estabelecida. “Construir produtos DeFi em uma “nova” cadeia introduz riscos”, ele disse. “Haverá usuários? Há liquidez suficiente?”
Embora os contratos inteligentes possam ser novos para a Stellar, é um ecossistema bem estabelecido, que cresceu para mais de oito milhões de contas, além de uma variedade de aplicativos, carteiras, ferramentas para desenvolvedores, usuários e volume.
Desenvolvedores experientes que escolhem construir no Stellar também se beneficiam de não ter que aprender uma linguagem de programação nova ou única para começar. Soroban utiliza Rust como linguagem e WASM como ambiente de execução.
“Soroban não está tentando reinventar a roda como algumas alternativas”, disse Gilbert sobre a decisão de usar Rust, acrescentando que o objetivo era “tornar o mais fácil possível para os desenvolvedores irem da ideia à implementação. Os desenvolvedores podem criar mais, mais rápido.”
“O lançamento dos contratos inteligentes Soroban”, explicou Gilbert, “significa que os desenvolvedores poderão construir produtos como AMMs e mercados de empréstimos/tomadas de empréstimo para o grupo demográfico não bancarizado — com a tranquilidade de que poderão acessá-los e pagar por eles”. E, ele acrescentou, o que os desenvolvedores constroem no Soroban “na verdade tem um caminho para se conectar com trilhos de pagamento do mundo real”.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Se aceita Pix, aceita Criptoativos!
Usando a tecnologia do SWAPX, os Truthers podem realizar pagamentos via Pix, diretamente de seu Truther.