A plataforma chamada de Nexchain é oportunidade para que empresas reguladas que tenham interesse em integrar a segunda fase do Drex se beneficiem de uma infraestrutura pronta e personalizada. Além disso, um caso de uso no segmento de pagamento de benefícios a estudantes da rede pública municipal de São Paulo que atende cerca de 1 milhão de usuários já movimenta aproximadamente de R$ 1 bilhão em ativos digitais.
A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas, lança a plataforma Nexchain, uma infraestrutura para economia tokenizada e ativos digitais, que permite a empresas do sistema financeiro acessarem redes blockchains, podendo até ter acesso a uma rede similar a plataforma Drex do Banco Central. A ferramenta foi lançada no Blockchain.Rio 2024, evento que reúne o principal hub de inovação em tecnologia blockchain e finanças digitais da América Latina.
A Nexchain foi desenvolvida para possibilitar a integração de instituições a uma blockchain funcional, que permite utilizar todas as transações disponíveis em operações financeiras, e até simular as previstas no Piloto do Drex, através de operações de criação, emissão, resgate e/ou transferência de ativos digitais. Nessa plataforma, as operações realizadas na rede blockchain podem ser liquidadas utilizando os sistemas de pagamentos já conhecidos como o PIX. Já em um ambiente simulado a plataforma Drex, as transações poderão ser realizadas com parâmetros de atacado e futuramente liquidadas com o Drex-CBDC, a moeda digital emitida pelo Banco Central do Brasil.
Luiz Lopes, Gerente de Produtos Digitais na TecBan, explica que a plataforma cria um leque de oportunidades para as instituições interessadas.
“A economia tokenizada já é uma realidade que altera a dinâmica de negócios de forma a potencializá-los e torná-los mais seguros por conta da transparência e da rastreabilidade. Com a Nexchain, as instituições poderão utilizar um ambiente blockchain para inovar e criar novos modelos de negócios com a tokenização e criação de ativos digitais”, afirma.
Uma das possibilidades é a de participar da segunda fase do Piloto Drex, podendo testar ativos digitais regulados e não regulados na Plataforma Drex do Bacen. Bancos médios e fintechs também podem se beneficiar do uso dessa tecnologia.
“A TecBan possui um time de consultores dedicados a conhecer os detalhes de cada negócio para identificar as necessidades específicas do cliente e auxiliar durante todo o processo”, completa o executivo.
Case de uso – Personal Card
Atualmente, a Personal Card, empresa de pagamento de benefícios sociais, conta com o apoio da infraestrutura TecBan (Nexchain) para o pagamento de benefícios escolares do município de São Paulo com mais de 1 milhão de beneficiários. O valor é disponibilizado aos estudantes da rede municipal em um aplicativo mobile para compra de material e uniformes escolares. São cerca de 490 mil pessoas beneficiadas para compra de uniformes e 519 mil beneficiários para compras de material escolar movimentando, mais de R$ 1 bilhão.
Dentro dessa infraestrutura, a plataforma Nexchain fornece a rede blockchain que é utilizada como base para as operações realizadas pelos aplicativos da Personal Card. Sem dependência de atuação de intermediários, a empresa ganha agilidade nas transações e conta com redução de custos. Há transparência em tempo real, já que as operações podem ser consultadas na rede, com a garantia da imutabilidade dos dados sobre a operação financeira, e há ainda a rastreabilidade dos recursos criados para fins educacionais, neste caso. Com o blockchain, esse fim é vinculado à moeda social existente no aplicativo, de modo que o beneficiário consiga utilizar o saldo apenas com a finalidade pré-determinada ao valor.
Para o diretor corporativo de tecnologia da Personal Card, Rafael Petroski, a parceria com a TecBan é primordial para a evolução da empresa.
“Todos os projetos ligados a distribuição de benefícios sociais possuem uma grande necessidade de entregar para os órgãos públicos, clientes e Personal Card, total transparência e a garantia de que os benefícios doados pelo governo estão chegando nas mãos da população que necessita. E por meio da integração, conseguimos garantir com excelência”, completa o executivo.
No dia 24 de julho, das 13h às 13h20, Luiz Lopes e Hélio Silva, gerente de projetos na Personal Card, esteve no Palco Insights, no Blockchain Rio, para contar mais sobre este case (Infraestrutura blockchain e tokenização aplicadas no pagamento de benefícios sociais – gestão e caso de uso), marcando assim o lançamento da solução Nexchain ao mercado.
Para receber mais detalhes sobre o Nexchain, acesse esse link.
Drex: atuação da TecBan
Na fase 1 do piloto do Drex, a TecBan esteve à frente de um importante grupo multidisciplinar do consórcio, desenvolvendo casos de uso com a CPR Verde junto ao BASA e outras instituições de diferentes atuações. Para a fase 2 do piloto, com o Nexchain, a companhia vai ofertar ao mercado a infraestrutura para que as instituições possam desenvolver e personalizar os seus próprios casos de uso na plataforma do Banco Central.
Sobre a TecBan
A TecBan é uma empresa de soluções físicas e digitais para gerar eficiência e acesso ao sistema financeiro. Atua na gestão de autoatendimento com manutenção, logística, segurança cibernética e ciclo do numerário. Também presta serviços de telecomunicações, open finance e mídia out-of-home. A companhia conecta instituições e pessoas em todo o Brasil, integrando o físico e o digital. É responsável pela gestão da maior rede independente de autoatendimento do mundo, o Banco24Horas, que está disponível para mais de 159 milhões de brasileiros.
Na vertical de telecomunicações, oferece conectividade 4G e 5G, soluções SD-WAN e Wi-Fi, proporcionando aos clientes alta disponibilidade e uma conexão eficiente em todo o país. Sua expertise em transporte de valores permite oferecer soluções completas em logística e processamento de numerário, contribuindo para a otimização do meio circulante no Brasil e de cargas de alto valor agregado, com uma frota de mais de 650 veículos e mais de 30 bases operacionais no país.
Com as soluções de manutenção, reparo e infraestrutura, garante o funcionamento adequado de equipamentos de autoatendimento tanto no setor financeiro quanto no varejista, promovendo eficiência, segurança e conveniência em todas as suas operações.
Por meio de sua infraestrutura tecnológica oferece ao mercado software como serviço em open finance, open insurance e segurança cibernética.
Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Explore nossa lista de transações P2P e OTC confiáveis, além de benefícios exclusivos como acesso ao Grupo VIP, participação em Lives Semanais Privadas. Além dos módulos do projeto Navegação Financeira.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco. 12 meses de acesso.