O crescente entusiasmo pela campanha presidencial de Kamala Harris pode estar contribuindo para o recente declínio do preço do Bitcoin , escreveram analistas da Bernstein em um relatório publicado na segunda-feira.
As chances de Harris vencer a eleição aumentaram nas pesquisas recentes, assim como na plataforma de previsão de mercados de criptomoedas Polymarket, desde que o presidente Joe Biden desistiu da disputa pela candidatura democrata em favor de seu vice-presidente.
Este é um sinal de baixa, de acordo com analistas da empresa de investimentos, devido à forma como os democratas têm abordado as criptomoedas e à falta de clareza sobre a posição de Harris em relação à regulamentação de ativos digitais.
A Polymarket é uma plataforma de apostas popular que permite que as pessoas apostem dinheiro em tudo, desde política e esportes até a próxima gafe de uma celebridade. A plataforma roda na rede de escalonamento Ethereum Polygon e ganhou popularidade este ano em meio ao ciclo eleitoral dos EUA — e ainda mais porque o espaço criptográfico se tornou um tópico mais quente entre os políticos.
O candidato presidencial republicano Donald Trump se manifestou como pró-criptomoedas e, portanto, se tornou o favorito para alguns no espaço. Uma vitória de Harris em novembro pode prejudicar os preços das criptomoedas ao pressagiar um futuro potencialmente negativo para os ativos digitais nos EUA, observou o relatório de autoria de Gautam Chhugani, Mahika Sapra e Sanskar Chindalia.
“Nossa interpretação do sentimento atual do mercado é que uma vitória de Trump é otimista e uma vitória de Harris é pessimista (pelo menos em termos de reação imediata do mercado)”, diz o relatório de segunda-feira.
“O lado Trump tem sido vocal em sua política de cripto e tem ativamente alcançado as empresas de cripto, mineradores de Bitcoin e a comunidade em geral”, acrescentou. “O lado republicano liderado por Trump fez um forte discurso aos eleitores de cripto ao prometer uma política favorável para Bitcoin e inovação de cripto, até mesmo provocando uma potencial reserva nacional de Bitcoin.”

O ex-presidente Trump costumava criticar as criptomoedas, dizendo que “não era fã” e chamando o Bitcoin de “golpe”. Mas este ano, como candidato republicano ao cargo, Trump se manifestou explicitamente a favor do espaço, dizendo até mesmo que queria que todo o futuro Bitcoin fosse minerado em solo americano.
Trump até discursou na conferência Bitcoin 2024 do mês passado em Nashville, repetindo alegações de que removeria o presidente da SEC, Gary Gensler, crítico às criptomoedas, se fosse eleito novamente.
Harris falou muito pouco sobre o espaço, mas o bilionário pró-cripto e empreendedor em série Mark Cuban disse ao Decrypt no mês passado que seus assessores entraram em contato com “várias perguntas” sobre o setor, sugerindo uma postura potencialmente mais amigável em relação às criptomoedas do que a do governo Joe Biden.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.