Programa educativo e de impacto social da Zoho Brasil quer levar tecnologia e apoio a startups dos quatro cantos do país; além dos esforços para despolarização, programa também ampliou total em créditos disponível para startups participantes
Celeiro promissor para o surgimento e maturação de pequenas empresas de base tecnológica, o Brasil tem hoje mais de 11.327 startups, de acordo com dados do Sebrae Startups. Com um crescimento médio de dois dígitos ao ano, essas empresas se diferenciam ao aplicar conceitos novos ao mercado, trazer novidades a setores, além de inovar ao criar soluções capazes de impactar os mais variados segmentos.
O impacto das startups na chamada nova economia é imenso, e tem chegado aos quatro cantos do país. Segundo o Startups Report Brasil 2022-2023, estudo realizado pelo Observatório da plataforma Sebrae Startups, o Sudeste lidera entre as regiões com o ecossistema de inovação e startups mais aquecido, e com o maior número de empresas impactadas por seus programas. São, ao todo, 3.732 startups na região. Na sequência estão as regiões Sul, com 3.321 startups, e Nordeste, com 2.919 empresas.
Em diferentes regiões, é comum a formação de hubs de desenvolvimento, que reúnem startups de diferentes expertises, fases de maturidade e nichos de atuação. Em comum, essas empresas possuem a proposta de impactar o mercado com suas soluções ligadas à tecnologia, e compartilham o local de fundação e suas sedes, sempre com foco na regionalização. Contudo, apesar de promissoras, essas iniciativas ainda apresentam um desequilíbrio no que se refere à visibilidade de empresas.
O contraste entre os ecossistemas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por exemplo, aos movimentados centros urbanos das regiões Sul e Sudeste é o que levou o Zoho For Startups, programa da multinacional indiana de tecnologia Zoho para apoio a startups brasileiras, a ampliar sua proposta de democratizar o acesso à tecnologia.
O programa anunciou novidades no seu formato, com o objetivo de trazer um forte caráter social e educativo, com um foco especial na descentralização e no apoio às economias fora dos grandes centros urbanos. Para isso, tem se aproximado de hubs de inovação nos quatro cantos do país, ampliando o acesso a tecnologias de ponta e educação a empreendedores de todas as regiões. Entre as parcerias estão AMAPATEC, no Amapá, Inovenow e Ninna Hub, no Ceará e Agrihub, no Mato Grosso.
“Queremos estar alinhados com as diretrizes internacionais da Zoho, que apoiam o acesso à tecnologia e o conhecimento desse mercado em regiões menos urbanizadas. Por isso, aqui no Brasil, já estabelecemos fortes parcerias com hubs na região do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mostrando que esses locais têm tanta capacidade de crescimento e desenvolvimento empresarial, quanto o eixo Sul-Sudeste”, afirma Hellym Ribeiro, gerente do Zoho For Startups no Brasil.
A proposta de democratização do acesso à tecnologia e educação, agora, também vai além do aspecto regional. O Zoho for Startups anunciou a ampliação do valor em crédito disponível para as startups participantes. Até o momento, as empresas elegíveis ao programa recebiam US$ 2 mil (cerca de R$ 10 mil) em crédito para utilização de todas as ferramentas da Zoho, durante um ano. Agora, o valor foi ampliado para R$ 30 mil, um reflexo direto da mudança da moeda de pagamentos para o real brasileiro.
“O Zoho For Startups oferece uma oportunidade única para startups de todos os portes alavancarem seus negócios através de uma variedade de ferramentas tecnológicas. Por isso, queremos atrair empresas novas, fortalecendo nossas diretrizes e alcançando nossos objetivos. Antes oferecíamos o pagamento em dólar, mas com a mudança para pagamento em real, conseguimos nos aproximar ainda mais da realidade das empresas brasileiras, reconhecendo que as startups são hoje um importante pivô de crescimento da nossa economia”, complementa Hellym.
Por meio da proposta de despolarização dos grandes centros, associação com hubs estratégicos e ampliação do valor disponível às empresas, o Zoho for Startups pretende alcançar 300 startups, investindo cerca de R$9 milhões, até o final do ano.
Como participar?
Para se qualificar para o programa, as startups precisam atender a alguns critérios, como se inscrever no programa através de um dos hubs de startups parceiros, ser usuária gratuita na Zoho (sem histórico ativo ou prévio de assinaturas pagas), ou ser nova usuária Zoho for Startups, sem histórico como beneficiária de créditos da Zoho. Essas condições foram estabelecidas para garantir que diversas startups possam aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.
“Com as novidades e esse novo caminho a percorrer, esperamos continuar sendo uma força motriz na promoção da inovação e no fortalecimento do ecossistema de startups no Brasil, oferecendo ferramentas essenciais e suporte estratégico para que essas empresas possam alcançar seu pleno potencial”, finaliza a gerente.
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Sobre a Zoho
Com mais de 55 soluções corporativas e 100 milhões de usuários, a Zoho tem uma grande missão: democratizar o acesso à tecnologia para todos os tipos e tamanhos de empresas. Sediada em Chennai, Índia, a Zoho está presente em mais de 150 países, contando com mais de 15.000 colaboradores em todo o mundo. No Brasil, está sediada na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.
A Zoho tem como propósito oferecer softwares de qualidade por valores acessíveis, e por isso, não recebe investimentos externos. Para mais informações, acesse o site da Zoho.
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