Desde o lançamento do Bitcoin em 3 de janeiro de 2009, estima-se que mais de 30.000 altcoins foram criadas. Mas apenas uma sobreviveu e prosperou por 12 anos. Com tempo de inatividade zero, inovação consistente e crescimento dramático de uso e adoção ano a ano.
Feliz 12º aniversário, Litecoin!
Para comemorar o 10º aniversário do Litecoin, Charlie Lee, criador do Litecoin, escreveu um tópico muito abrangente no Twitter . Em vez de repetir os mesmos marcos, este artigo lança luz sobre eventos menos conhecidos. Dando foco particular aos meses que antecederam a criação do Litecoin. Um período em que Lee estava formulando visões distintas sobre o Bitcoin e mergulhando na comunidade bitcointalk. Informando a arquitetura do Litecoin e o papel que Lee prenunciou que o $LTC desempenharia em um mundo dominado pelo Bitcoin.
Ao vasculhar milhares de posts de fóruns mais antigos de Lee, é possível juntar as peças do pensamento por trás do Litecoin. Uma moeda projetada para ser fácil de usar. Por qualquer pessoa, em qualquer lugar, em um mundo moderno. Foi nessa época que Lee entendeu as limitações do Bitcoin e – em vez de tentar substituí-lo como toda altcoin “Bitcoin Killer” prometia fazer – criou uma moeda para complementá-lo.
Lee explicou isso melhor no post de anúncio do Litecoin há 12 anos:
“Litecoin é o resultado de alguns de nós que se juntaram no IRC em um esforço para criar uma moeda alternativa real semelhante ao Bitcoin. Queríamos fazer uma moeda que fosse prata para o ouro do Bitcoin. Queríamos as melhores inovações do Bitcoin e dessas outras moedas para criar uma moeda com todos os seus benefícios, mas quase nenhum dos seus problemas.”
Charlie Lee, também conhecido como coblee, anuncia o lançamento do Litecoin no bitcointalk.org
Aproveite esta visão do passado e obrigado a todos que apoiaram o Litecoin ao longo do caminho!
25 de julho de 2011: primeiro dia muito ocupado de Coblee postando no Bitcointalk
Duas semanas após registrar-se no fórum focado em Bitcoin, Charles ‘Charlie’ Lee, também conhecido como ‘coblee’, também conhecido como ‘chocobo’, também conhecido como SatoshiLite, começou a postar. Muito. O fórum foi criado por Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, para – como o nome sugere – falar sobre Bitcoin. Não apenas a ‘moeda’, mas mecanismos de consenso, mineração e, com o passar do tempo, projetos emergentes, iniciativas e altcoins.
Desde seu primeiro dia postando no bitcointalk, coblee deixou evidente que ele era um crente em Bitcoin. Na época, a criação de Satoshi tinha apenas 30 meses. Apesar disso, coblee estava inflexível de que a tecnologia nascente poderia ser transformacional como uma moeda. Que ela deveria ser utilizada como tal, e não apenas especulada como um ‘investimento alternativo’. Em resposta a um tópico zombando de “Pizza Guy”, também conhecido como Laszlo Hanyecz, coblee fez seu primeiro argumento público de que a moeda – como o futuro Litecoin – deveria ser usada:
“É bobagem acumular bitcoins. Apenas gaste se você tiver algo para gastar e substitua os bitcoins gastos convertendo para USD. O fato de que o valor do bitcoin pode aumentar não vem ao caso. Apenas coloque quantos bitcoins você quiser economizar/acumular de lado e pegue mais do que você gastará para realmente ajudar a economia do bitcoin .
E para aquelas pessoas que acham que a pessoa que comprou a pizza de 10.000 BTC era estúpida, e se, por ter conseguido fazer uma transação no mundo real com seus bitcoins minerados, ele achasse que os bitcoins valiam o investimento. Então ele decidiu triplicar sua hashrate de mineração e fez 20.000 BTC a mais do que antes. Agora me diga se essa compra valeu a pena.”
Este é um momento importante e que dá uma visão sobre o posicionamento do Litecoin como uma moeda criada para ser gasta. Ele também reconhece que Lee sempre acreditou que usar Bitcoin (e eventualmente Litecoin) é crucial para o crescimento e adoção. Uma crença que não vacilou desde a criação do Litecoin, também conhecido como a prata para o ouro do Bitcoin. Aqui está Lee mais de uma década depois, no palco do Litecoin Summit 2022 em Las Vegas, defendendo a mesma visão:
Não foi apenas a perspectiva que coblee contribuiu para o bitcointalk. O usuário dedicou inúmeras horas para criticar e auxiliar projetos de colegas, fornecendo assistência técnica à comunidade e fornecendo doações (tanto de tempo quanto de Bitcoin) para dar suporte ao ecossistema. coblee também juntou ferramentas práticas (se não rudimentares) para outros usuários do fórum. Esta planilha de Bitcoin Mining Pools (que ainda está ativa e é atualizada a cada 5 minutos) é apenas um exemplo.
Embora fosse nos meses seguintes que a intriga inicial se transformaria em dedicação total, à medida que Coblee adquiria uma compreensão ainda mais profunda do Bitcoin, seus pontos fortes e, igualmente importante, suas limitações.
16 de agosto de 2011: admiração por Satoshi; desejo de adoção generalizada
Nos dias que antecederam a primeira Conferência oficial do Bitcoin, Coblee fez ainda mais elogios ao Bitcoin e ao seu criador, Satoshi.
“O que Satoshi conseguiu inventar sozinho foi realmente notável”.“Eu realmente acredito que o que Satoshi inventou É brilhante. E é por isso que acho que ele pode não ser uma pessoa só. É preciso alguém que seja ótimo em matemática, economia e ciência da computação para inventar isso. E sua solução também é muito completa. Estou realmente surpreso em ver uma solução tão completa em um produto da versão 1. Entende o que quero dizer? Quando alguém inventa algo tão novo, normalmente, a primeira tentativa vai fracassar. Então dou muito crédito a Satoshi. Ele merece cada bitcoin que possui.”
As sementes do Litecoin também estavam sendo plantadas, já que o futuro fundador expressou o desejo de ver a tecnologia do Bitcoin ganhar adoção além da elite técnica. A melhor tecnologia é invisível; as pessoas a adotam e a usam sem atrito em suas vidas. Isso pareceu de grande importância para Coblee:
“Eu discordo que o Bitcoin é apenas para quem entende de informática. É verdade que hoje, se você não entende de informática, pode ter problemas como perder carteiras ou o fiasco do mybitcoin. Acredito que em um futuro próximo, usar bitcoins será tão fácil quanto usar dinheiro e cartões de crédito. Os bancos criarão uma maneira fácil e segura para as pessoas armazenarem bitcoins. E você poderá usar seu smartphone para pagar comerciantes e enviar dinheiro para as pessoas sem precisar saber como os bitcoins funcionam. Por exemplo, agora mesmo as pessoas usam cartões de crédito todos os dias. Quantas delas entendem como a Visa cobra dos comerciantes, como a Visa confirma transações, como funciona o chargeback ou como funciona a detecção de fraudes. E também usamos dinheiro todos os dias. Quantas entendem por que dinheiro é dívida, como o Fed pode simplesmente imprimir dinheiro ou mesmo que dinheiro pode ser criado escrevendo um número em um computador sem nem mesmo imprimir esse dinheiro. Então as pessoas usarão bitcoins sem precisar entender blockchains, criptografia elíptica e hashing”.
Após a primeira Bitcoin Conference em NYC, coblee retornou aos fóruns com clara determinação. Não é de se surpreender, dado que ele foi um dos apenas ~75 participantes da conferência seminal. O encontro íntimo ouviu palestrantes, incluindo o proeminente desenvolvedor de Bitcoin e destinatário do último e-mail conhecido de Satoshi, Gavin Andresen, o agora infame Bruce Wagner, e o antigo desenvolvedor de Bitcoin e cofundador da Bloq, Jeff Garzik.
Antes da Bitcoin Conference, coblee era extremamente positivo no bitcointalk. Isso foi até 30 de agosto de 2011, quando um usuário, Coinhunter , postulou que o Bitcoin iria despencar em valor, já que os mineradores (e sua atenção) se voltaram para o agora extinto SolidCoin. É por meio desse comentário crítico que vemos – pela primeira vez publicamente – coblee mostrar desdém pela preguiça e um desejo de que a comunidade construa, em vez de besteira. Para deixar seu projeto falar.
“Então, meu conselho é dar menos retórica e fazer mais. Vá e realmente adicione melhorias reais à base de código do SolidCoin e deixe o software falar.”
13 de setembro de 2011: Lançamento da feira, o caminho a seguir
Das centenas de postagens do fórum até este ponto, Coblee deixou bem claro que eles eram a favor de lançamentos justos. Então não é de se surpreender que quando o Litecoin foi lançado exatamente um mês depois, foi o mais justo possível. Em meio ao burburinho em torno do projeto GeistGeld do colega usuário do bitcointalk Lolcust , havia uma perspectiva clara sobre moedas pré-mineradas. E a necessidade de transparência e integridade caso um projeto conduza uma pré-mineração:
“Aqui está seu primeiro post. Agora explique como você pode convenientemente “esquecer” de mencionar essa coisa importante sobre 7 milhões de moedas pré-mineradas. Quero dizer, estou bem com pré-minerado usado para beneficiar uma moeda com recompensas e a ideia de lavanderia. E 7 milhões pode ser um pouco excessivo. Mas não mencionar isso antes de fazer as pessoas minerarem sua moeda é inaceitável.”
“Então, em vez de ser aberto e contar às pessoas sobre suas 7 mil moedas pré-mineradas, você espera que as pessoas deduzam que você minerou algumas moedas pelo fato de ter dito “recompensa” e usado moedas “100% limpas”. Bem, moedas de recompensa podem ser mineradas depois que a moeda foi publicada. E moedas 100% limpas podem ser mineradas depois para sua lavanderia também. Isso não significa necessariamente que você teve que pré-minerá-las. Mas isso não vem ao caso. Você propositalmente não mencionou que pré-minerou 7 milhões de moedas porque sabia que as pessoas não minerariam suas moedas se você fizesse isso. Diga-me que isso não é verdade.”
2 de outubro de 2011: coblee lidera seu primeiro projeto de criptomoeda, Fairbrix
No início de outubro de 2011, coblee havia construído uma reputação no bitcointalk. Consequentemente, ele foi convidado a assumir o projeto de criptomoeda Fairbrix, por michaelmclees . Este seria, até onde sabemos, o primeiro papel importante de coblee em um projeto de criptomoeda. E, menos de 24 horas após anunciar seu envolvimento, coblee havia retrabalhado e relançado o Fairbrix:
“Fairbrix é uma moeda hostil à GPU baseada no Tenebrix da Lolcust. A principal diferença entre Fairbrix e Tenebrix é que Fairbrix não vem com 7,7 milhões de moedas pré-mineradas. Na verdade, apenas 100 blocos foram pré-minerados. Como Tenebrix, Fairbrix usa scrypt para prova de trabalho. Isso dificulta que GPUs calculem prova de trabalho. Portanto, é mais econômico usar CPUs para mineração Fairbrix.”
4 de outubro de 2011: Litecoin ganha um nome e alguns domínios!
Em seu tópico do 10º aniversário, Charlie Lee confessou que o nome “Litecoin” surgiu facilmente. Felizmente, Lee não escolheu a alternativa: “Elitecoin”. Pois isso teria minado a filosofia de uma moeda projetada para ser fácil de usar para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Quase a antítese de “elite”. Claro, como eu, todos têm uma opinião, e o nome “Litecoin” não ressoou com todos os seus contemporâneos. Aqui estão os dois sats de Vitalik Buterin, de 17 anos:
Ao pesquisar, Lee descobriu que ninguém tinha qualquer reivindicação ou propriedade sobre ‘Litecoin’ no domínio público! Isso também significava que proteger nomes de domínio (geralmente uma tarefa árdua) era bastante simples. Aqui está uma captura de tela dos nomes de domínio Litecoin que Lee registrou por capricho.
Charlie Lee comprou cinco nomes de domínio após escolher o nome ‘Litecoin’ (~04.10.11)
5 a 8 de outubro de 2011: Jobs morre; o trabalho de Lee apenas começou
Steve Jobs morreu em 5 de outubro de 2011. Seja como uma homenagem excêntrica, ou mais provavelmente para servir como um registro de data e hora irrefutável, Lee escreveu uma manchete sobre a morte de Jobs no hash Genesis do Litecoin.
“@NY Times 05/Out/2011 Steve Jobs, o visionário da Apple, morre aos 56 anos”.
Inacreditável? Veja você mesmo: https://blockchair.com/litecoin/block/0 .
Bloco Genesis do Litecoin (e a inscrição secreta)
Se você já ouviu Lee falar – ou teve o prazer de conhecê-lo – você saberá que ele é submisso e humilde. Essa humildade torna difícil avaliar a precisão da história da criação do Litecoin. Foi realmente tão direto quanto Lee diz? Ou foi outra tentativa de obscurecer sua genialidade? Independentemente disso, apenas um punhado de altcoins foi criado até este ponto, e nenhum ainda está ativo hoje! Também não havia nenhum Satoshi para pedir conselhos, e certamente nenhum manual de instruções ou chave Allen. Mas Lee insiste que foi relativamente fácil criar o Litecoin em apenas alguns dias, além de seu emprego em tempo integral no Google:
“Trabalhei no código por alguns dias. Para ser honesto, o Litecoin não foi difícil de codificar. A parte mais difícil foi realmente criar o bloco de gênese. Satoshi nunca documentou como ele fez isso e o código para fazer isso não foi verificado com o código-fonte do Bitcoin. Então eu tive que fazer alguma engenharia reversa e consegui criar o bloco de gênese em 10/7/11”
9 de outubro de 2011: Lições aprendidas; Litecoin anunciado
Em seus primeiros 76 dias de postagem ativa no bitcointalk, coblee deixou claras suas opiniões sobre altcoins e os valores que ele acreditava que faziam uma moeda digna de complementar o Bitcoin. Uma rápida recapitulação para aqueles cuja cafeína passou:
– coblee era (e, até onde este escritor sabe, ainda é) um grande fã de Satoshi e seu trabalho. Embora reconhecendo que o Bitcoin – naquela época em 2011 – não era perfeito e tinha suas limitações. No entanto, essa crítica foi temperada pelo fato de que Satoshi não tinha o benefício da retrospectiva, nem uma tecnologia como o Bitcoin para estudar, referenciar e aprender. Por essas razões, coblee repreendeu aqueles que não dedicaram tempo ao estudo do Bitcoin. Já que eles tiveram o luxo de um precedente no Bitcoin, quando Satoshi não teve essa oportunidade. Um exemplo:
“E para aqueles que afirmam que os 10 minutos de Satoshi também foram uma facada no escuro… vocês provavelmente estão certos. Mas Satoshi lançou o bitcoin sem nada parecido. Então ele não tinha mais nada para copiar e melhorar. Agora há 2 anos de dados da rede bitcoin que você pode estudar.”
– Os tempos de confirmação do Bitcoin e a dificuldade de mineração eram tópicos de discussão regular. A ideia de criar uma versão ‘mais rápida’ e ‘mais leve’ (lite) parecia inevitável;
– E, novamente, ‘coblee’ foi inflexível que o Bitcoin não deveria ser reservado para a elite tecnológica, pois inibiria o crescimento orgânico e a adoção.
Com tudo isso em mente, em 9 de outubro de 2011, coblee anunciou um novo projeto: Litecoin . Foi em sua postagem inicial que o futuro criador do Litecoin delineou as especificidades do próximo lançamento; orquestrado para ser um dos lançamentos mais justos da história das criptomoedas.
O código-fonte e os binários do Litecoin foram lançados antes do tempo; até mesmo uma enquete foi criada para a data de ‘go live’ . Com 42,9% dos 91 eleitores selecionando 3:00 GMT quinta-feira, 13 de outubro de 2011 para o lançamento do Litecoin. O anúncio também incluiu informações sobre os recursos e atributos da moeda, transparência sobre como os 150 Litecoins pré-minerados seriam utilizados, dificuldade de mineração, seu mecanismo de consenso de prova de trabalho e uso do algoritmo scrypt, velocidades de transação(ões) e especificações sobre ‘geração de moedas’, incluindo limitar o suprimento máximo circulante para 84 milhões de Litecoins.
Quando perguntado sobre como o Litecoin se diferenciava de outras altcoins, coblee respondeu :
“Um dos objetivos do Litecoin é não mudar o que está funcionando (do Bitcoin) a menos que haja um bom motivo para isso. O Litecoin também é bifurcado diretamente do (.sic) código-fonte do Bitcoin, então ele não terá nenhuma nova falha de segurança que não afete o Bitcoin também. Uma das razões pelas quais o primeiro lançamento do Fairbrix falhou tão miseravelmente é porque ele é um fork do Tenebrix, um fork do Multicoin, um fork do Bitcoin. E em algum lugar desses forks, um bug desagradável surgiu e fez com que as coisas dessem terrivelmente errado.”
E, diferentemente de projetos anteriores que foram lançados e especulados pesadamente, o Litecoin foi criado, desde o início, para ser usado. Porque, afinal, qual o sentido de uma moeda se ela não pode ser gasta?
“O objetivo de uma moeda é comprar bens. Se for apenas para trocar por outra moeda, então está fadada ao fracasso.”
Outubro de 2011. O Litecoin é lançado de forma justa, sem incidentes !
Às 3:00AM GMT, o Litecoin é lançado, a mineração começa e a história começa!
Dada a intenção do Litecoin era “fazer uma moeda que fosse prata para o ouro do Bitcoin”, é seguro dizer que isso foi alcançado até certo ponto – embora sempre haja espaço para melhorias. E, se os últimos 12 anos servirem de referência, a inovação e o desenvolvimento do Litecoin continuarão alinhados com as necessidades dos usuários neste mundo em constante mudança
.
Nota: um grande obrigado a todos aqueles que reservaram um tempo para ler este artigo e que apoiaram o Litecoin e o ecossistema nos últimos 12 anos!
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Tenha acesso a uma ampla variedade de serviços de trading, investimento e criptomoedas em um único aplicativo. Comece a negociar agora mesmo!