Com 51,3% de participação nas transações, a moeda norte-americana se mantém no topo das preferências; peso argentino surpreende com alta de 101,9% em um ano
São Paulo, 16 de julho de 2025 – O dólar norte-americano foi a moeda estrangeira mais transacionada por pessoas físicas no Brasil no primeiro semestre de 2025. O dado faz parte do ranking da Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, que considera o volume de vendas de papel-moeda ao longo do primeiro semestre de 2025 em toda a base de clientes da instituição.
No levantamento, a divisa oficial dos EUA apresentou 51,3% de participação no volume total transacionado nos primeiros seis meses do ano, e apesar de uma leve queda de 0,6% na comparação com o segundo semestre de 2024, a divisa cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando sua estabilidade como moeda internacional de referência.
O desempenho da divisa em junho puxou o resultado no semestre. O dólar norte-americano apresentou no mês passado um volume 19% maior em relação a abril, além de um incremento de 38% e 16% no comparativo com junho de 2024 e com a média do ano passado, respectivamente.
Para Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, fatores conjunturais impulsionaram a procura pela moeda norte-americana no período, consolidando a liderança tradicional da divisa no ranking. “A realização do Mundial de Clubes da FIFA nos Estados Unidos, entre junho e julho, estimulou a compra antecipada da moeda, especialmente por torcedores e famílias que estenderam a estadia para lazer. Além disso, os EUA seguem como um dos principais destinos turísticos internacionais para o brasileiro”, explica o executivo.
Em segundo lugar no Ranking de Moedas da Travelex Confidence aparece o euro (EUR), com 39,8% do volume total, seguido pela libra esterlina (GBP), com 3,0%. Completam o TOP 10: dólar canadense (CAD), iene japonês (JPY), franco suíço (CHF), dólar australiano (AUD), peso chileno (CLP), peso argentino (ARS) e peso colombiano (COP).
Um dos destaques do semestre foi o avanço do peso argentino, que cresceu 13% em relação ao segundo semestre de 2024 e expressivos 101,9% frente ao primeiro semestre do mesmo ano. O peso colombiano também apresentou crescimento consistente, de 17,3% e 10,7%, respectivamente.
“A forte procura por moedas latinas, especialmente o peso argentino, reflete o aumento do interesse de brasileiros por destinos na América do Sul com custo-benefício mais competitivo, apesar de desafios econômicos locais. É um movimento que revela não só tendências de turismo, mas também da diversificação dos destinos para além da rota dólar-euro”, afirma Jorge Arbex.
Confira o TOP 10 de venda de moedas do primeiro semestre comparado ao primeiro e segundo semestre de 2024:
Transferências internacionais em alta: envio entre contas próprias lidera operações
Além do comportamento no mercado de papel-moeda, o levantamento semestral da Travelex Confidence também analisou as transferências internacionais realizadas por pessoas físicas. A principal natureza identificada foi a “entre contas da mesma pessoa física ou jurídica”, que respondeu por 37,3% do volume transacionado nos primeiros seis meses do ano.
Essa categoria apresentou uma curva expressiva de crescimento, com alta de 30,8% em relação ao segundo semestre de 2024 e 38,7% frente ao mesmo período do ano passado — resultado que aponta para um maior planejamento financeiro e movimentação pessoal de recursos no exterior. Na sequência, aparecem as “doações e transferências sem contrapartida”, com 32,4% do volume, apesar da queda de 16,4% em relação ao semestre anterior.
Os Estados Unidos seguem como principal destino das remessas, liderando os corredores de envio (51,4%) e de recebimento (65,6%) de recursos, reflexo do protagonismo da economia americana no cenário cambial global e da presença de brasileiros com vínculos financeiros no país.
Sobre o Grupo Travelex Confidence
A Travelex é uma empresa especialista em câmbio reconhecida mundialmente, marcando presença em mais de 20 países. No Brasil, o Grupo é formado pelo Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio regulamentado pelo Banco Central no País, e pela corretora Travelex Confidence, com mais de 25 anos de experiência no setor. Entre as operações realizadas pelo Grupo, estão as operações cross-borders como transferências e pagamentos internacionais, importação, exportação, eFX: solução para Facilitadoras e Remessadoras de pagamentos, banknotes, compra e venda de mais de 20 tipos de moedas estrangeiras, troca de cheques internacionais, cartão pré-pago internacional, Conta Global, seguro viagem, eSIM para celular, entre outros. Clientes do Grupo Travelex Confidence contam ainda com atendimento omnichannel incluindo loja online, aplicativo exclusivo, internet banking, mesas de operações com atendimento por telefone ou WhatsApp e mais de 140 pontos de atendimento espalhados por todo território nacional.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.