Especialistas apontam que serviços e indústria são os mais impactados; Tecnologia é fator determinante para a competitividade das empresas no novo cenário fiscal
Novembro de 2025 — Às vésperas da implementação das primeiras etapas da Reforma Tributária, prevista para entrar em vigor de forma gradual a partir de 2026, empresas de diferentes setores se preparam para um dos maiores processos de transição fiscal das últimas décadas. De acordo com Guilherme Carrullo, CEO da MXM Sistemas, companhia especializada em soluções ERP que está entre as convidadas pela Receita Federal para testar o novo sistema, os setores de serviços e indústria deverão enfrentar os maiores desafios de adaptação.
“A simplificação prometida pela Reforma é positiva, mas o período de transição trará grande complexidade operacional. Setores como serviços, que historicamente pagam menos impostos sobre consumo, e indústria, com cadeias produtivas longas e alto volume de insumos, precisarão revisar profundamente seus modelos de precificação, margens e compliance tributário”, explica Carrullo.
Setor de serviços: impacto imediato e necessidade de reorganização
Com a unificação de tributos no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), empresas de serviços, especialmente, comunicação, consultoria, educação, saúde e tecnologia devem sentir aumento na carga tributária. O lado positivo é que a simplificação deve trazer maior eficiência. A gestão tributária ficará mais clara, permitindo melhor planejamento orçamentário e maior controle dos recursos.
“Empresas de serviços terão de repensar custos e estratégias comerciais. O desafio será adaptar-se sem repassar integralmente o impacto ao consumidor. A digitalização da gestão fiscal será fundamental para identificar créditos tributários e manter competitividade”, afirma o executivo.
Indústria: ajuste nas cadeias e crédito tributário como oportunidade
Na indústria, o cenário é diferente, mas igualmente desafiador. A Reforma deve corrigir distorções na cumulatividade, favorecendo quem opera com grandes volumes de insumos. No entanto, o processo de integração de sistemas e rastreabilidade fiscal será determinante para garantir o aproveitamento adequado dos créditos.
“Empresas industriais terão de mapear cada etapa da cadeia e revisar seus cadastros fiscais. Sem automação e integração de dados, o risco de erro contábil e perda de crédito será alto”, analisa Carrullo.
Tecnologia como aliada da transição
Selecionada pela Receita Federal para participar do projeto piloto da CBS, a MXM faz parte do primeiro grupo restrito de 50 empresas que inaugurou a fase de testes do novo modelo fiscal. Essa participação permitiu à MXM integrar seu ERP diretamente à base da Receita e compreender, na prática, a sistemática de funcionamento das atualizações propostas pela Reforma Tributária.
“A Reforma não deve ser vista apenas como um desafio regulatório, mas como uma oportunidade de modernizar a gestão e aumentar a eficiência operacional. O papel da tecnologia é justamente transformar complexidade em vantagem competitiva”, complementa o CEO.
Atualmente, a MXM avança na adaptação de seus módulos e processos internos para garantir total conformidade com as novas regras fiscais. Entre as iniciativas em andamento estão:
- Adequação dos pontos de integração para considerar a nova sistemática de impostos;
- Criação e automação das novas modalidades de nota de débito e crédito;
- Solidificação do processo emissor NFSe Ambiente Nacional, através de novos municípios aderentes;
- Tratativas de regimes especiais do âmbito da reforma;
- Arquitetura do módulo de apuração assistida do ERP.
“As mudanças exigem um novo nível de transparência e agilidade nas informações fiscais. Soluções de ERP inteligentes, com automação tributária e análise de dados em tempo real, permitirão que as empresas simulem cenários, ajustem processos e tomem decisões mais rápidas”, conclui Carrullo.
Sobre a MXM Sistemas
Com mais de 35 anos de atuação, a MXM Sistemas tem como missão impulsionar a transformação digital no mundo corporativo. Considerada uma das TOP 10 Software Houses de Gestão do país, atende uma sólida carteira de clientes, incluindo organizações nacionais e multinacionais de diversos portes e segmentos. Realiza operações complexas, multi moeda e com grande processamento de dados.
Na MXM, o cliente é o ponto de partida para todos os negócios, com soluções 100% seguras, eficazes e acessíveis para atender às necessidades de cada setor. A empresa conta com uma equipe própria de desenvolvimento e suporte, que busca estar cada vez mais próxima dos clientes através de um atendimento de qualidade e humanizado. As?soluções?possuem rápida implantação e contam com alto nível de compliance e segurança em todos os processos, atendendo de forma integral à legislação brasileira.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Acesse agora a WEEX e descubra uma plataforma de trading completa, rápida e segura, criada para quem busca performance de verdade. Clique no link, crie sua conta em poucos minutos e aproveite ferramentas avançadas, bônus exclusivos e a melhor experiência para operar criptomoedas.


