A recente intervenção militar dos EUA na Venezuela colocou no centro do debate global a desdolarização e o papel do Bitcoin como reserva estratégica. A mais recente análise do time de pesquisa da 21Shares explica como a ação no país sul-americano mostra os desafios de operar sem a moeda norte-americana, o que pode levar ao uso do Bitcoin como ativo de proteção.
Para Darius Moukhtarzade, analista de 21Shares, a atuação na Venezuela provou que ativos moldados pelo controle político, como a energia, têm um comportamento divergente de ativos que se beneficiam cada vez mais da fragmentação geopolítica, como o Bitcoin.
Em um contexto em que países de blocos como o BRICS buscam alternativas ao dólar para mitigar a exposição a sanções e apreensões de reservas, os ativos digitais reforçam sua utilidade tanto para os atores sancionadores quanto para os sancionados, pois operam fora dos pontos de estrangulamento financeiro e logístico tradicionais.
Outros pontos da análise são:
- A especulação sobre uma possível reserva soberana de Bitcoin na Venezuela demonstra como narrativas geopolíticas — mesmo sem confirmação oficial — já são capazes de influenciar as expectativas e o posicionamento do mercado de criptomoedas.
- O regime de sanções acaba impulsionando a busca por soluções financeiras alternativas, incluindo o uso de ativos digitais e novos arranjos de liquidação internacional.
- O sistema financeiro global não está sendo substituído, mas reconfigurado, com a convivência entre moedas fiduciárias dominantes, commodities estratégicas e ativos digitais descentralizados.
O texto completo em inglês pode ser consultado nesse link: https://www.21shares.com/pt-br/research/what-venezuela-tells-us-about-bitcoins-strategic-role. E ficamos à disposição para fornecer mais informações!
Muito obrigado,
Miguel Piñeiro
Sobre a 21Shares
A 21Shares é uma das principais fornecedoras mundiais de produtos negociados em bolsa de criptomoedas e oferece o maior conjunto de ETPs de criptomoedas com lastro físico do mercado. A empresa foi fundada com o objetivo de tornar as criptomoedas mais acessíveis aos investidores e de colmatar o fosso entre as finanças tradicionais e as finanças descentralizadas. A 21Shares listou o primeiro ETP criptográfico com lastro físico do mundo em 2018, construindo um histórico de sete anos na criação de fundos negociados em bolsa criptográficos listados em algumas das maiores e mais líquidas bolsas de valores do mundo. Apoiada por uma equipe de pesquisa especializada, tecnologia proprietária e profundo conhecimento dos mercados de capitais, a 21Shares oferece soluções de investimento inovadoras, transparentes e econômicas.
Para mais informações, visite www.21shares.com.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Acesse agora a WEEX e descubra uma plataforma de trading completa, rápida e segura, criada para quem busca performance de verdade. Clique no link, crie sua conta em poucos minutos e aproveite ferramentas avançadas, bônus exclusivos e a melhor experiência para operar criptomoedas.


