Esta entrevista exclusiva em nossa terceira edição de nosso Perfil Blockchain apresenta Rocelo Lopes, dono da SmartPay, é também o profissional até aqui com mais tempo no mundo cripto (desde 2013!), ele possui então ampla experiência e conhecimento da indústria. Ao longo da discussão, Rocelo nos compartilha informações valiosas sobre seu trabalho, oferecendo suas próprias perspectivas, de forma bem direta, sobre o mercado atual.
Resumo do Perfil Blockchain de Rocelo Lopes
- O entrevistado começou sua carreira em blockchain em 2013, e dedicou-se especialmente e assuntos e ao ramo de mineração.
- Durante o inverno cripto, Rocelo acredita que eventos como esse fazem parte do ecossistema cripto e a maior dificuldade enfrentada nesses momentos de tensão é ter de explicar isso aos usuários.
- O entrevistado viveu em específico uma aventura emocionante: Houve um grande consumo de energia por parte de uma mineradora de Bitcoin em Ciudad del Este que acabou gerando um incêndio na rede elétrica, deixando um bairro inteiro sem energia.
- Sobre a principal diferença do seu negócio: é a velocidade e a redução de burocracia no processo de conversão entre USDT e Reais.
- Prevê um mercado cripto nos próximos 5 anos no Brasil em que haverá um aumento significativo no número de usuários que utilizarão Stablecoins para aquisição de outras criptomoedas em aplicativos de carteiras que contam com DEX.
- Os maiores desafios enfrentados pelo mercado cripto atualmente são, para o entrevistado, os reguladores sem conhecimento do mercado e da tecnologia.
- Se pudesse refazer seu negócio, o entrevistado teria investido mais tempo no desenvolvimento de soluções baseadas em Stablecoins.
Sessão P.Q.P.: Pergunte Qualquer Pergunta
Você, como grande desbravador do mercado cripto, quando começou sua carreira blockchain?
Em Fevereiro de 2013.
Como surgiu a ideia de montar o seu negocio blockchain? Por quê?
Por ter sido por mero acaso, o fato de ter recebido um pagamento em Bitcoin por parte de uma pessoa despertou em mim a curiosidade e a vontade de adquirir conhecimentos sobre isso, o que me levou estudar mais e procurei saber sobre o processo de mineração.
Qual a maior dificuldade para o seu negócio durante o inverno cripto?
A principal dificuldade que vejo é esclarecer aos usuários que a experiência de vivenciar momentos de adversidade e desafios faz parte desse ecossistema em que estamos inseridos.
Pode nos contar sobre uma aventura especialmente emocionante em sua jornada cripto?
Em Ciudad Del Este: a mineradora de Bitcoin lá instalada acabou por consumir tanta energia que ocasionou um incêndio na rede elétrica, o que resultou em uma falta de energia que afetou um bairro inteiro.
O que você acredita que diferencia seu negócio em criptomoedas dos outros no mercado?
Acredito que a principal diferença do meu negócio em criptomoedas em relação aos demais no mercado reside na velocidade e na redução de burocracia no processo de conversão entre USDT e Reais.
Como você vê o futuro das criptos evoluindo nos próximos 5 anos no Brasil?
Minha percepção em relação ao futuro das criptomoedas no Brasil nos próximos 5 anos é que haverá um aumento significativo no número de usuários que utilizarão Stablecoins para aquisição de outras criptomoedas em aplicativos de carteiras que contam com DEX.
Quais você acha que são os maiores desafios enfrentados pelo mercado cripto atualmente?
Do meu ponto de vista, os principais desafios enfrentados pelo mercado de criptomoedas atualmente consistem principalmente na falta de conhecimento por parte dos reguladores acerca do mercado e da tecnologia envolvida.
Se você pudesse voltar no tempo e refazer o seu negocio, o que vc mudaria? Em qual projeto teria investido? Ou qual em projeto você não teria investido?
Caso eu pudesse voltar no tempo e recriar o meu negócio, eu teria investido mais tempo no desenvolvimento de soluções baseadas em Stablecoins, as quais têm se mostrado cada vez mais relevantes no mercado de criptomoedas.
Como você fica informado e atualizado sobre os últimos desenvolvimentos no mundo cripto?
Para me manter informado e atualizado sobre os últimos desenvolvimentos no mercado de criptomoedas, eu costumo recorrer a portais de notícias especializados na área e a conversas com os principais executivos desse mercado.
Pode compartilhar algum conselho para aqueles que estão começando em sua jornada de criptomoedas?
Meu conselho é que aprendam primeiramente como utilizar uma carteira digital e como manusear sua chave privada com segurança. Essa é uma etapa crucial para garantir a proteção dos seus ativos digitais.
Pergunta que não pode faltar. Imposto é roubo ?
SEM SOMBRA ALGUMA DE DÚVIDAS.
Pode falar sobre projetos ou moedas específicos sobre os quais você está otimista atualmente?
Atualmente, há algumas moedas específicas: USDT, XAUT e VRL..
Pra você, qual é o aspecto mais emocionante do mercado de criptomoedas?
O mais emocionante pra mim é a volatilidade presente no mercado e os desafios que surgem com as regulamentações e a relação com os bancos.
Você é um maximalista de Bitcoin ou um minimalista de Shitcoin?
Sou um maximalista de criptoativos.
Se você pudesse convidar Satoshi Nakamoto pra jantar onde você levaria ele? Qual a única pergunta que você faria a ele?
Mercado Municipal de São Paulo. E perguntaria porque não colocou no código a obrigatoriedade de incluir transações antigas no bloco. Algo como bloco solidário onde talvez 2 blocos ao dia possam ser validados com as transações, da mais antiga para a mais nova.
Fim da Entrevista
Como puderam ver, nosso entrevistado, Rocelo Lopes, forneceu respostas concisas e diretas, mas que não eixaram de revelar expertise no assunto e sua experiência prática no mercado. Além do mais, ele ressaltou a importância de se manter atualizado sobre as últimas novidades e desenvolvimentos no mundo cripto e nos forneceu a velha sabedoria que já é tantas vezes martelada de cuidar de forma adequada de nossas chaves privadas e também da necessidade de se manter paciente frente aos momentos de crise no mercado como é o caso do inverno cripto. De maneira geral, o entrevistador demonstrou ser um profissional comprometido e dedicado em seu negócio, com uma visão em especial realista acerca do futuro do mercado no Brasil, colocando os prós e contras, as possíveis dificuldades com os reguladores e da teimosia das sardinhas no mercado.
Não deixe de conferir as próximas edições deste nosso quadro!
Não deixe também de conferir as redes sociais de nosso convidado!
Twitter | @RoceloLopes (Novidades em breve!)
Instagram | rocelo.lopes