A empresa MoEngage publicou o Relatório de Tendências de Consumo Global 2023, fornecendo insights sobre os padrões de jornada do consumidor. O estudo revelou que 2 em cada 5 consumidores latino-americanos passam de 2 a 4 horas por dia conectados a smartphones e laptops, fora do horário de trabalho.
“Os resultados mostram a importância da personalização e do engajamento omnichannel para ampliar e promover a fidelização. Se os compradores não convertem imediatamente e precisam de mais interações antes de decidir pela compra online, garantir o máximo de conversões exige uma jornada de consumo robusta. É importante se atentar e oferecer uma experiência perfeita e completa em multicanais”, observa Daniel Simões, General Manager da MoEngage LatAM.
Os consumidores latino-americanos preferem usar smartphones (54,2%) para entretenimento, como consumir música, vídeos e filmes online. As compras online representam 25% dos gastos, sendo que a maioria dos consumidores (68%) finaliza suas compras usando smartphones. Na área de viagens, a maioria (63,4%) busca informações e faz reservas por meio de aplicativos de viagens e sites, enquanto 62,7% usam aplicativos de carona ou táxis semanalmente.
No setor bancário e financeiro, o relatório revela que os latino-americanos estão cada vez mais ativos e leais às plataformas digitais. Aproximadamente 73,8% dos consumidores acessam bancos digitais e fintechs de 2 a 3 vezes por semana, com interesses em visualizar saldos, revisar atividades da conta e realizar transferências bancárias.
Bancos adotam criptoativos
Os bancos estão adotando os criptoativos à medida que percebem seu potencial e a importância da economia digital. No entanto, a adoção requer coordenação entre diferentes áreas e melhorias nos processos e estabilidade financeira. Os bancos regulados têm a oportunidade de aproveitar sua escala e confiabilidade. Eles precisam aprimorar seus portfólios de criptoativos, gerenciar riscos e oferecer serviços personalizados, focando em seu plano estratégico. A colaboração com o ecossistema fintech B2B pode ajudar.
A implantação de ativos digitais requer uma estratégia multifacetada e casos de uso viáveis. Os bancos precisam promover a confiança dos usuários e investir em governança e transparência. A tecnologia blockchain oferece suporte para várias aplicações bancárias, e os bancos devem avaliar qual é mais adequada aos seus objetivos estratégicos.
Os modelos operacionais bancários tradicionais enfrentam desafios devido à falta de interoperabilidade com blockchain, exigindo camadas de integração. Além disso, a conformidade e o controle de riscos relacionados às criptomoedas são complexos, requerendo análises forenses para prevenir transações arriscadas.