Chainlink e Arbitrum anunciaram neste Domingo, 24/09, o lançamento da Mainnet do Chainlink Cross-Chain Interoperability Protocol (CCIP) no Arbitrum One.
O CCIP fornece aos desenvolvedores Web3 uma interface para construir aplicativos que podem enviar mensagens, transferir tokens e iniciar ações em vários blockchains.
O protocolo é alimentado pelas redes oráculo descentralizadas da Chainlink. De acordo com um comunicado, o CCIP foi projetado pensando na facilidade de uso dos desenvolvedores, incorporando segurança robusta ao protocolo por meio da Rede de Gerenciamento de Risco, apoiada pela infraestrutura oracle testada pelo tempo da Chainlink.
“As camadas 2, como o Arbitrum, desempenham um papel importante no alívio do congestionamento de transações e permitindo que os desenvolvedores desenvolvam construtivamente o ecossistema Ethereum”, disse Johann Eid, diretor de negócios da Chainlink Labs. “O CCIP agora fornece “dá a esses usuários acesso a um protocolo de interoperabilidade altamente seguro e fácil de usar, construído na infraestrutura testada pelo tempo da Chainlink, potencializando contratos inteligentes entre cadeias de uma forma que abrirá novos caminhos para crescimento, acessibilidade e inovação.”
O CCIP oferece aos desenvolvedores a capacidade de construir seus próprios dApps cross-chain usando mensagens arbitrárias e oferece transferências simplificadas de tokens, uma solução pronta para uso para melhorar a capacidade de composição de ativos na rede Arbitrum.
Ao combinar o CCIP com o ecossistema Arbitrum One, os desenvolvedores podem usar o CCIP para desbloquear uma variedade de casos de uso, como ativos tokenizados entre cadeias, garantias, jogos, armazenamento de dados e computação. Projetos como BetSwirl, Galaxis, Stafi, Raft, Polychain Monsters e outros já estão integrando o CCIP da Chainlink ao Arbitrum.
“Construtores e aplicativos no Arbitrum agora têm acesso à Rede CCIP, que fornece uma solução segura, confiável e fácil de usar para desenvolvedores”, disse A.J. Warner, diretor de estratégia da Offchain Labs: “Estamos entusiasmados em ver os benefícios que isso traz para aqueles que já estão construindo ou que desejam desenvolver o Arbitrum One.”
Em julho, o CCIP lançou o acesso antecipado na Mainnet com os líderes DeFi Synthetix e Aave como primeiros adotantes, enquanto a Swift colaborou com a Chainlink e mais de uma dúzia de instituições financeiras e provedores de infraestrutura do mercado financeiro em uma nova série de experimentos, que demonstram que a infraestrutura da Swift pode perfeitamente facilitar a transferência de valor tokenizado em vários blockchains públicos e privados.
Como as soluções Arbitrium One e Layer 2 podem impulsionar a adoção do Ethereum?
Arbtirum em particular e a maioria das soluções da camada 2 destinam-se a resolver os problemas anteriormente existentes no Ethereum principalmente custos, escalabilidade, eficiência e assim por diante. María Carola, diretora executiva de StealthEX afirma que o Arbitrum tornou-se popular rapidamente, com alguns projetos o adotando devido a transações mais rápidas, preços mais baixos e maior possibilidade geral de escala. Quanto ao impacto na adoção, ela comenta que ainda não será determinado com o passar do tempo, no entanto, as soluções da camada 2 apresentam um crescimento rápido e contínuo.
“O futuro do Arbitrum também parece bastante brilhante. O Arbitrum, juntamente com outras soluções de camada 2, foi projetado para enfrentar os desafios inerentes ao Ethereum, incluindo custos, escalabilidade e eficiência. Ele rapidamente ganhou popularidade à medida que vários projetos o adotaram por suas transações mais rápidas, custos reduzidos e maior potencial de escalabilidade. O impacto na adoção global ainda não foi visto, mas as tendências atuais mostram um crescimento rápido e sustentado nas soluções da camada 2. As perspectivas futuras da Arbitrum também parecem promissoras.” Afirma María.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Especialista aponta declínio na confiança dos investidores em altcoins gamificadas
Guru de negociação cripto, Alexander Klinkov: bitcoin chegará a US$ 100 mil em 2025