Close Menu
    Assinantes
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud RSS
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn SoundCloud Telegram RSS
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    • Bitcoin
    • Análise
    • Economia
    • Altcoins
    • Blockchain
    • Destaques
      • El Salvador
      • Bitcombão
      • Documentários
    • Loja
    Assinantes
    Bitcoin Block | Notícias & BlockchainBitcoin Block | Notícias & Blockchain
    Início » Metaverso mais popular: confira 3 tendências para 2024
    Metaverso

    Metaverso mais popular: confira 3 tendências para 2024

    Ana Carolina BarbiBy Ana Carolina Barbi20/11/2023Updated:18/12/2023Nenhum comentário7 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Email WhatsApp
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link

    Entre setembro e outubro deste ano, Mark Zuckerberg anunciou que a Meta está focada no lançamento de dois novos produtos: os óculos de inteligência artificial em parceria com a Ray-Ban e também uma nova versão de seu capacete de realidade virtual, mais confortável, prática e acessível do que a anterior. Nos dois casos, a tecnologia deve facilitar e aprimorar as experiências imersivas nos ambientes do metaverso.

    Os óculos, menores e mais leves, virão com assistentes virtuais que permitem a transmissão em tempo real de tudo o que o usuário está vendo, misturando a realidade com funcionalidades digitais. Já os headsets – equipamentos mais completos para olhos e ouvidos – são mais específicos para a imersão em ambientes virtuais. Como ambos ficarão mais acessíveis, é provável que mais pessoas comecem a utilizar cotidianamente.

    De acordo com pesquisa realizada pela Nokia e pela Ernst & Young (EY), 58% das mais de 800 empresas entrevistadas já utilizam o metaverso em seus negócios de forma industrial ou empresarial. No Brasil, a quantidade de companhias que aderiram – ou ao menos já implementaram um programa-piloto – é de 63%.

    Como todos esses negócios estão aplicando o metaverso?

    As empresas utilizam soluções de comunicação e colaboração, como ambientes virtuais que simulam escritórios ou a criação de avatares para cada colaborador. Essas ações podem acontecer em reuniões, treinamentos e até entrevistas, principalmente como forma de aprimorar a interatividade remota.

    Já nas indústrias ocorre forte colaboração entre atuações físicas e digitais. Ambientes que existem presencialmente podem ser representados virtualmente para que as pessoas conheçam e treinem nele antes de começar a trabalhar. Isso também funciona para testar processos de forma mais segura, simulando toda a movimentação que deve acontecer na realidade.

    “É preciso lembrar que o metaverso é uma fusão de realidade virtual, ou da realidade aumentada, com a internet. Todas essas ferramentas são úteis de diversas maneiras e a integração nada mais é do que um espaço coletivo e virtual que pode servir para um universo de finalidades a partir do uso dinâmico dessas tecnologias”, comenta Rodolfo Brizoti, Sócio e Head de Criação, Planejamento e Content da agência de live marketing EAÍ?! Content Experience.

    O profissional afirma que a pesquisa da Nokia é uma prova importante de como o mercado está avançando, mesmo quando a população em geral não vê os bastidores, já que nem todos os usos são pensados para consumidores finais. Mas as empresas que precisam da tecnologia para operar seus negócios investem cada vez mais no desenvolvimento de soluções sob medida.

    A EAÍ?! Content Experience listou as principais tendências que devem se destacar em 2024 com os novos usos do metaverso:

    Treinamentos e simulações

    No levantamento da Nokia, uma das utilizações mais mencionadas do metaverso está na realidade aumentada em treinamentos e capacitações. Na indústria, headsets e outros equipamentos que permitem visão 360º podem fazer com que o manuseio de peças e processos seja feito de forma totalmente virtual. Por exemplo, um colaborador pode aprender a usar uma máquina de corte de alimentos primeiramente no ambiente simulado.

    A simulação, que já é amplamente utilizada na capacitação de pilotos de aviões, por exemplo, ganha ainda mais realidade com a experiência no metaverso. Além disso, a medicina também ganha reforço no ensaio de novos cirurgiões: em lugar dos bonecos rígidos, o metaverso oferece um cenário bem realista com intervenções de emergência e até mesmo a consulta aos diagnósticos digitais, que podem orientar a escolha por um ou outro tratamento para um paciente real.

    Já do lado empresarial, há muitas possibilidades de se treinar soft skills de equipes selecionadas criando dinâmicas e experiências diferenciadas.

    “Os ambientes virtuais oferecem muito mais imersão do que as reuniões online que estamos acostumados atualmente, o que pode ajudar tanto nos treinamentos quanto nas contratações e onboarding das empresas. Um exemplo disso é o escritório virtual, que pode ter vários ambientes e dar uma certa impressão de game que torna o dia a dia mais leve”, aponta Brizoti.

    Serviços personalizados

    A EAÍ?! desenvolveu o que pode ser considerado seu próprio metaverso: o ‘Incentiverso®’, um ambiente virtual 3D especialmente concebido para revolucionar campanhas de incentivo, proporcionando uma experiência de imersão e interatividade. Ele pode ser acessado exclusivamente por meio da plataforma Genius, que possui também diversas outras ferramentas para a criação e manutenção de jornadas de engajamento.

    A proposta é que toda a gestão e o acesso às atividades das campanhas possam ser feitas diretamente na plataforma. São duas maneiras de fazer parte: os responsáveis pela gestão conseguem realizar as atividades pertinentes no ambiente virtual ‘Campanhas’, que é um centro de inteligência com gerenciador de jornadas e ciência de dados. Já os participantes das ações, que entram como usuários, possuem um universo para explorar. A interface, de navegação amigável e totalmente interativa, apresenta espaços virtuais como o hub de comunicação batizado de Arena, a Genius Store (catálogo de prêmios), entre outros.

    “A ideia foi construir um ambiente no qual as pessoas pudessem visitar diferentes setores e realizar ações distintas nas atividades. As campanhas têm a virtude de aumentar o engajamento da equipe por meio de um ambiente amigável, divertido e que simula a realidade de maneira intuitiva”, explica Paulo Farnese, CEO e fundador da EAÍ?!.

    O CEO explica que, isso indica que já não é necessário que as empresas fiquem reféns de determinados metaversos para criar suas ações imersivas. Existem possibilidades para as mais diversas áreas e é provável que surjam mais inovações nesse sentido daqui para frente.

    Realidade híbrida

    Já pensou em poder entrar na sua próxima casa antes mesmo de ela estar pronta? Poder fazer alterações estruturais, como janelas para esta ou aquela paisagem, tamanho dos cômodos ou posicionamento dos móveis? Com a evolução da engenharia virtual, será possível visitar o projeto da casa dos sonhos antes mesmo de comprar o terreno. Ou, no campo da arquitetura virtual, mobiliar o imóvel de formas diferentes antes de decidir por um estilo.

    “O metaverso pode ser muito útil para todo tipo de testagem, inclusive com a ajuda da inteligência artificial, para descobrir possíveis problemas ou benefícios de determinado produto ou processo”, comenta Farnese. “É similar ao que é oferecido aos consumidores em showrooms virtuais: uma chance de descobrir como algo vai funcionar ou qual aparência terá antes de ir para o mundo real.”

    Inclusive, a simulação de cenários na indústria cinematográfica está cada vez mais sofisticada. Em algum momento, assistir a um filme poderá significar participar dele. E todas essas tendências também podem se desdobrar em mais utilizações e novidades. O ponto central é o metaverso, mas as visões de cada área e cada empresa não precisam se limitar a uma só tecnologia por vez.

    “Há muito o que descobrir dentro dos ambientes virtuais e fora deles, seja de maneira integrada ou completamente imersa”, conclui o CEO.

    Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

    Leia também:

    Proprietário do ‘Perfect Pair’ preso por US$ 9 milhões em criptomoeda Ponzi de El Paso

    A descoberta de um tesouro perdido

    Cofundador do Google fala sobre tecnologia e IA

    Metaverso
    Siga-nos no Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Copy Link
    Ana Carolina Barbi

      Redatora de Notícias do mercado de criptomoedas e da economia descentralizada.

      Posts Relacionados

      Investimentos Bitcoin Block10/06/20255 Mins Read

      Investidor deixa poupança em segundo plano na busca por rendimento acima do CDI, revela pesquisa do Mercado Pago

      10/06/2025
      Tecnologia Bitcoin Block10/06/20254 Mins Read

      Diplomacia da cibersegurança: como acordos globais podem promover a proteção de dados

      10/06/2025
      Eventos Bitcoin Block10/06/20254 Mins Read

      Samsung no FEBRABAN TECH 2025: soluções que impulsionam a transformação digital no setor financeiro

      10/06/2025
      Add A Comment
      Leave A Reply Cancel Reply

      Pesquisar:
      Impressa

      Sustentabilidade digital começa com dados: o que repensar na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

      06/06/2025

      IA ganha espaço no combate à inadimplência e redesenha estratégias de crédito no Brasil

      06/06/2025

      Guilherme Nazar, VP da Binance na América Latina, destaca avanço da institucionalização cripto no Tokennation Brasil

      05/06/2025

      Prisão preventiva de Carla Zambelli é ‘inconstitucional’? Especialista em extradição avalia o caso

      05/06/2025

      KEO World lança Workeo para pagamentos entre empresas e financiamento de transações

      30/05/2025

      Integridade ESG divulga pesquisa com as empresas líderes em inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) 

      26/05/2025

      Bitybank distribui 10 mil reais em pizza no Bitcoin Pizza Day

      22/05/2025

      Newsletter

      Cadastre-se em nossa Newsletter e receba nossas novidades em primeira mão diretamente em seu E-mail

      Cadastrar
      Debate Descentralizado

      Vamos Tokenizar a Economia! – Startup Brasileira e as Regras do Mercado Financeiro

      30/10/2024

      Paulo Kogos discute a situação política e econômica do Brasil e a ameaça da moeda digital estatal

      13/08/2024

      Coinbase e os planos no Brasil: Entrevista com Fábio Plein

      26/07/2024

      Marcos Eduardo analisa a Economia, Política e o Papel do Bitcoin no Brasil

      24/04/2024

      O papel das stablecoins e o futuro do mercado cripto

      09/02/2024
      Tags
      Altcoins Análise Banco central Bitcoin Blockchain CEX Contratos Inteligentes Criptomoedas DAO dApps DeFi DEX Drex Economia ETFs Eventos Exchange Finanças FinTech Games Halving Inovação Inteligência Artificial Internet Investimentos Memecoin Mercado Financeiro Metaverso Mineração NFT PIX Política Privacidade Proof of Stake Proof of Work SEC Segurança Stablecoins Tecnologia Tokenização Tokens Web3
      Diário de Bordo

      Diário de Bordo 01 | El Salvador

      18/04/2023

      Diário de Bordo 0

      20/01/2023
      Facebook X (Twitter) Instagram TikTok Twitch YouTube LinkedIn Telegram
      • Developed By DFK Digital Solutions

      A LIBERDADE É SUA, A DECISÃO TAMBÉM

      Politicas de Privacidade

      • contato@bitcoinblock.com.br

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.