Em 2023, estima-se que cerca de US$ 2 bilhões foram perdidos pelos investidores em fraudes, puxões de tapete e hacks. Embora a tecnologia esteja se tornando mais segura e estável e muitos usuários estejam mais conscientes dos truques usados para roubar ativos, ainda existem maneiras de os ladrões extrairem seus dados se você não tomar cuidado.
Os especialistas do Smart Betting Guide forneceram um guia sobre as melhores maneiras de se manter seguro em 2024.
- Não armazene sua senha e frase inicial na nuvem
Para muitas pessoas, a melhor e mais conveniente maneira de acesso é por meio de uma exchange ou de uma carteira criptografada. As carteiras de criptomoedas armazenam as chaves públicas e privadas dos usuários, ao mesmo tempo que fornecem uma interface fácil de usar para gerenciar saldos de criptomoedas. Essas trocas exigem que você crie uma conta com uma senha, e as carteiras oferecem segurança extra por meio do uso de uma frase-semente. Frases-semente são uma sequência de palavras aleatórias que armazenam os dados necessários para acessar ou recuperar criptomoedas em blockchains ou as carteiras.
É vital que essas senhas e frases não sejam armazenadas na nuvem ou em um dispositivo que possa ser potencialmente hackeado. Em vez disso, anote-os ou grave-os em um cartão de metal (para proteger contra danos causados pela água ou fogo) e guarde-os em algum lugar seguro dentro de sua propriedade.
Finalmente, nenhum protocolo cripto ou sua equipe de suporte ao cliente solicitará essas informações de você, portanto, se alguém solicitar, estará tentando roubar seus dados.
- Use uma carteira de hardware em vez de uma exchange
Se você deseja garantir que esta completamente protegido, uma carteira rígida é a melhor escolha. Este é um dispositivo como um pen drive USB que protege com segurança as chaves cripto privadas de um usuário em armazenamento offline ou “frio”, pronto para ser usado online para concluir uma transação cripto sempre que você estiver pronto. Estes são muito mais seguros do que manter seus dados em uma bolsa; tal como aconteceu com o colapso da FTX, os utilizadores perderam milhares de milhões de dólares em criptomoedas armazenados nas suas carteiras. Carteiras de hardware garantem que você esteja protegido contra hackers e também contra colapsos de exchanges.
Prós: Não pode ser acessado por qualquer pessoa online e é completamente seguro contra ataques online, também evita a perda de dados devido ao colapso das exchanges
Contras: pode ser perdida ou danificada fisicamente, tornando os dados inúteis (embora algumas venham com recursos de backup agora)
- DYOR – Faça sua própria pesquisa
Um tapete puxado é uma fraude em que um desenvolvedor de criptomoeda ou NFT promove um projeto para atrair dinheiro de investidores, apenas para encerrar repentinamente ou desaparecer, levando consigo os ativos dos investidores. Muitas vezes, esses golpes podem estar bem disfarçados, o que os torna muito difíceis de detectar. Muitos podem ser anunciados nas redes sociais e atrair investidores com a promessa de ganhar muito dinheiro. É por isso que é importante fazer sua própria pesquisa antes de investir seu dinheiro em qualquer criptomoeda ou NFT.
Aqui estão os itens a serem observados ao pensar em investir em uma uma tecnologia cripto nova ou desconhecida:
- Desenvolvedores: Os investidores devem considerar a credibilidade da equipe por trás do projeto. Eles são conhecidos na comunidade e têm um histórico bom ou ruim? Certifique-se de verificar a legitimidade das contas de mídia social. Eles acabaram de ser criados ou existe um histórico claro de que a pessoa é quem diz ser? Desenvolvedores anônimos são uma bandeira vermelha e qualquer projeto é abordado com cautela. Desenvolvedores anônimos são uma bandeira vermelha e qualquer projeto é abordado com cautela.
- Papel branco: É importante verificar a qualidade do white paper, este é um documento que explica o propósito de um projeto e como ele funciona. Para uma criptomoeda, o whitepaper é um guia para sua tecnologia, recursos e objetivos. Se o whitepaper parecer vago ou não oferecer um caso de uso ou tokenomics valioso, então pode ser um investimento potencialmente arriscado.
- Sem liquidez bloqueada: Uma das maneiras mais fáceis de distinguir uma moeda fraudulenta de uma criptomoeda legítima é verificar se a liquidez da moeda está bloqueada. Sem nenhum bloqueio de liquidez no fornecimento de tokens, nada impede os criadores do projeto de fugir com toda a liquidez.
Os investidores também devem verificar a percentagem do pool de liquidez que foi bloqueada. Um bloqueio só é útil na proporção do montante do pool de liquidez que protege. Conhecido como valor total bloqueado (TVL), esse valor deve ficar entre 80% e 100%.
- Sem auditoria externa: Agora é prática padrão que novas criptomoedas sejam submetidas a um processo formal de auditoria de código conduzido por terceiros de boa reputação. Um exemplo notório é o Tether, uma moeda estável centralizada cuja equipe não divulgou que detinha ativos não garantidos por moeda fiduciária. Uma auditoria é especialmente aplicável para moedas descentralizadas, onde a auditoria padrão para projetos DeFi é obrigatória. No entanto, os potenciais investidores não devem simplesmente acreditar na palavra da equipa de desenvolvimento de que foi realizada uma auditoria. A auditoria deve ser verificável por terceiros e mostrar que nada malicioso foi encontrado no código.
- Verifique aplicativos falsos e trocas de dados falsas
Este é um tipo de golpe muito popular e tem como alvo muitos investidores. No entanto, é mais provável que novos investidores sejam afetados por eles, pois podem não ter certeza sobre o que baixar. Esses aplicativos falsos podem ser usados para roubar dinheiro, criptomoedas ou frases-semente e senhas. A melhor maneira de evitar esses golpes é:
- Nunca pesquise aplicativos diretamente em uma loja de aplicativos. Sempre encontre o link de download direto ou link de redirecionamento para a app store no site oficial ou white paper da empresa.
- Verifique o número de downloads de aplicativos e o número de avaliações – se forem baixos, isso é um sinal de alerta.
- Verifique o desenvolvedor do aplicativo, isso deve ser verificável e vir da empresa oficial.
- Verifique se há erros de ortografia e também de outros aplicativos feitos pelo desenvolvedor.
- Medidas extras de segurança
Finalmente, existem alguns princípios básicos que devem ser seguidos e que podem proteger sua data e contas do dia a dia.
- Nunca clique em links em e-mails que você não sabe de onde eles vêm.
- Configure a autenticação de dois fatores (2FA), isso significa que os hackers precisariam do seu telefone para hackear você, mesmo que tenham todos os outros detalhes da sua conta.
- Não clique em pop-ups ou links que aparecem na internet ou nas redes sociais
- Tenha cuidado com quaisquer mensagens que você receber de pessoas que dizem que podem “ganhar dinheiro rapidamente”. Eles se tornaram populares nas redes sociais e usam contas falsas para tentar obter seu dinheiro.
Um porta-voz do Smart Betting Guide comentou:
“Hacks, golpes e puxões de tapete não apenas representam uma ameaça para os investidores individuais, mas também lançam uma sombra sobre a narrativa mais ampla da criptomoeda como uma força revolucionária nas finanças. Corroem a confiança, sufocam a inovação e impedem o progresso rumo a um futuro financeiro mais inclusivo e descentralizado. Portanto, a tarefa em questão vai além da segurança pessoal; é uma responsabilidade partilhada fortalecer os alicerces sobre os quais assenta o futuro das finanças.”
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Perspectivas do mercado Cripto e Blockchain para 2024
Por que o Crypto Flash pode ser o momento de compra
Federal Reserve e o rodeio de corte de taxa de juros em 2024