É apenas fevereiro e parece que a grande notícia do ano sobre criptomoedas já pode ter acontecido. A aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin foi, sem dúvida, um momento marcante para toda a indústria, mas, de certa forma, também acabou sendo uma espécie de aborto até agora.
Temple Melville, CEO da Scotcoin Project Community Interest Company, afirma que o universo cripto pode ser um mundo febril, as pessoas ficam entusiasmadas e o preço dos tokens individuais pode subir massivamente. Da mesma forma, porém, um pouco de medo, incerteza e dúvida (FUD) pode fazer os mercados disparar , mesmo quando é puramente especulativo.
“Antes do Natal, estabeleci alguns temas que provavelmente moldariam 2024. Todos nós sabemos sobre eventos futuros, como a “redução pela metade” do Bitcoin em 20 de abril, quando as recompensas dadas aos mineradores serão reduzidas em 50%. Também falei sobre as perspectivas de mais moedas digitais do banco central (CBDCs) e a probabilidade de maior regulamentação.” Destaca Melville.
A introdução dos ETFs Bitcoin muda alguma coisa?
O CEO afirma que talvez não. Mas abre novas possibilidades e temas que podem acontecer:
- O lançamento dos ETFs deve encorajar a reflexão – Primeiro, uma palavra sobre a tão alardeada chegada dos ETFs Bitcoin. Houve grande entusiasmo por toda parte, mas a realidade está longe do que muitos previam. Esperançosamente, isso fará com que muitas pessoas pensem muito, já que a excitação juvenil dos chamados influenciadores e outros é, francamente, embaraçosa. Apesar de toda a gritaria de que foram negociados 10 mil milhões de dólares, as negociações reais foram de cerca de 800 milhões de dólares desde que começaram. Isso representa uma fração da negociação de Bitcoin e não tem efeito sobre nada. A razão, claro, é que a Grayscale e seus pares passaram dos fundos Bitcoin existentes para os seus ETFs.
- Projetos da camada 2 em destaque – O lançamento de ETFs pode ser apenas o ponto em que pessoas reais percebem que a tecnologia cripto, tal como está, não é tão útil; nem tem um propósito específico – qualquer que seja esse propósito. Por esse motivo, os projetos da camada 2 só crescerão em importância e poderão fornecer os casos de uso mais interessantes. Com o tempo, podem até deixar os projetos da camada 1 – a infraestrutura sobre a qual são construídos – para segundo plano.
- Mais interesse institucional – Uma das potenciais consequências positivas da presença do Bitcoin nos mercados financeiros tradicionais é que isso geralmente implica maior supervisão e clareza regulatória. E, onde existem regras e proteções em vigor, tende a surgir mais interesse institucional e investimento – sendo a sustentabilidade outro ponto fundamental. Na verdade, as credenciais ESG de qualquer projeto cripto podem se tornar a primeira questão a ser abordada.
- A digitalização de ativos ganhará ritmo – Mais digitalização e tokenização acontecerão à medida que estes conceitos se tornarem familiares a um número crescente de pessoas. Isto incluirá, mas não se limitará, aos CBDCs acima mencionados. As autoridades do Reino Unido já informaram sobre o quão seguros e protegidos serão os dados dos indivíduos em relação ao ‘Britcoin’. Usar blockchains para registrar a propriedade e a divisão de ativos parece sensato, e o fato de ser imutável apenas fortalece o argumento para fazê-lo.
- O crescimento dos pagamentos digitais continuará – embora os ETFs Bitcoin possam apenas descrever algumas das deficiências do mundo cripto em sua forma atual, eles ainda mantêm algumas vantagens distintas sobre o fiduciário. Apenas dois deles são os custos mais baixos e a maior velocidade associados às transações cripto. Como tal, poderemos encontrar tecnologia cripto incorporada em mais sistemas de pagamento ao longo de 2024 e no próximo ano.
- Um bilhão de usuários cripto – O CEO anuncia que, finalmente, fica feliz em arriscar aqui, até o final de 2024, ele espera que haja mais de um bilhão de usuários de cripto. Isso significaria mais do que o dobro da última contagem de 425 milhões de outubro de 2023. Isso pode parecer improvável, mas desde que todas as previsões acima se concretizem, só se tornará mais acessível e popular.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos que mencionam projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Federal Reserve e o rodeio de corte de taxa de juros em 2024