Cardano é uma blockchain projetada para ser uma evolução de última geração da ideia Ethereum – com um blockchain que é uma plataforma flexível, sustentável e escalonável para a execução de contratos inteligentes, que permitirá o desenvolvimento de uma ampla gama de aplicativos financeiros descentralizados (DApps), novos tokens criptográficos, jogos, e mais.
Assim como a criptomoeda nativa do blockchain Ethereum é a ETH, a criptomoeda nativa do blockchain Cardano é a ADA.
Como funciona Cardano?
O objetivo da Cardano é ser a plataforma blockchain mais ambientalmente sustentável. Ele usa um mecanismo de consenso de prova de participação exclusivo chamado Ouroboros, em oposição ao sistema de prova de trabalho que consome muita energia atualmente usado pelo Bitcoin.
O que é proof-of-work? As redes descentralizadas de criptomoedas precisam garantir que ninguém gaste o mesmo dinheiro duas vezes sem uma autoridade central como Visa ou PayPal no meio. Para conseguir isso, eles usam um “mecanismo de consenso”. O mecanismo de consenso criptográfico original é chamado de prova de trabalho, popularizado pela primeira vez pela mineração de Bitcoin.
- A prova de trabalho requer uma enorme quantidade de poder de processamento, que é contribuído por “mineradores” virtuais em todo o mundo que competem para serem os primeiros a resolver um quebra-cabeças matemático demorado.
- O vencedor atualiza o blockchain com as últimas transações verificadas e é recompensado com uma quantidade predeterminada de criptografia.
O que é proof-of-stake? Em vez de usar uma rede de mineiros correndo para resolver um quebra-cabeça, a prova de aposta usa uma rede de participantes investidos chamados validadores. Em vez de contribuir com poder de processamento para proteger a rede e verificar as transações como fazem os mineradores, os validadores apostam seu próprio ADA.
- A rede seleciona um vencedor com base na quantidade de ADA que cada validador tem no pool e no tempo que ele está lá – recompensando literalmente os participantes que mais investiram.
- Depois que o vencedor tiver validado o último bloco de transações, outros validadores poderão atestar que o bloco está correto. Quando um número limite de atestados for feito, a rede atualiza o blockchain.
- Todos os validadores participantes recebem uma recompensa em ADA, que é distribuída pela rede proporcionalmente à aposta de cada validador.
- Tornar-se um validador é uma grande responsabilidade, mas as partes interessadas também podem ganhar recompensas ADA “delegando” algumas de suas criptomoedas a um pool de apostas administrado por outra pessoa.
Estrutura e Funcionamento:
A blockchain Cardano também é dividida em duas camadas distintas: a Cardano Settlement Layer (CSL) e a Cardano Computing Layer (CCL). A CSL contém o livro razão de contas e saldos (e é onde as transações são validadas pelo mecanismo de consenso Ouroboros). A camada CCL é onde todos os cálculos dos aplicativos executados no blockchain são executados – por meio de operações de contratos inteligentes. Isso permite uma separação clara entre a contabilidade de valores e a execução de contratos inteligentes, aumentando a flexibilidade e a segurança da rede.
A ideia de dividir o blockchain em duas camadas é ajudar a rede Cardano a processar até um milhão de transações por segundo.
O que são tokens nativos Cardano?
Em 1º de março de 2021, o blockchain Cardano introduziu a capacidade de criar tokens nativos. Assim como os tokens Ethereum – que podem incluir coisas como NFTs ou stablecoins como USD Coin – os ativos nativos da Cardano podem ser criados e distribuídos no blockchain e são capazes de interagir com contratos inteligentes.
Mas, diferentemente dos tokens baseados em Ethereum, os tokens nativos Cardano não são criados por meio de contrato inteligente. Em vez disso, eles funcionam na mesma arquitetura da própria criptomoeda ADA. De acordo com a Fundação Cardano, sem fins lucrativos, isso torna os ativos nativos da Cardano “cidadãos de primeira classe” no blockchain. Sua arquitetura nativa pode, teoricamente, tornar esses tokens mais seguros e reduzir as taxas associadas às transações.
Uma breve história de Cardano
Cardano foi lançado em setembro de 2017 pelo cofundador da Ethereum, Charles Hoskinson, e pretende ser um projeto blockchain de terceira geração (ou blockchain 3.0) – baseado na tecnologia pioneira do Bitcoin (primeira geração) e Ethereum (segunda geração). O objetivo da Cardano é ser uma plataforma de contrato inteligente altamente escalável e com eficiência energética.
O mecanismo de consenso Ouroboros é baseado em pesquisas revisadas por pares por uma equipe de cientistas da computação e criptógrafos da Universidade de Edimburgo, da Universidade de Tóquio e de outras instituições. O seu objetivo era construir uma rede descentralizada que pudesse validar transações de uma forma escalável e segura – garantindo ao mesmo tempo que a plataforma Cardano seria tão eficiente em termos energéticos quanto possível.
O que é ADA?
ADA é a criptomoeda nativa da plataforma Cardano (nomeada em homenagem a Ada Lovelace, a matemática do século XIX frequentemente referida como a “primeira programadora de computador do mundo”).
Os tokens ADA alimentam a plataforma Cardano da mesma forma que os tokens ETH alimentam a plataforma Ethereum. Eles são usados ??para pagar taxas de transação e são apostados por validadores (e delegadores) que desejam ajudar a manter a segurança e a estabilidade da rede em troca de ganhar recompensas.
No futuro, o ADA também será utilizado como token de governança, o que permitirá aos titulares votar em alterações e atualizações na plataforma Cardano.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange Bingx.
Proteja Seus Ativos
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia Também: