A Ripple foi fundada com a convicção de que a blockchain se tornaria a infraestrutura financeira global do futuro, possibilitando serviços financeiros mais acessíveis para mais pessoas e empresas ao redor do mundo. Para colocar em perspectiva, o preço do bitcoin (BTC) era inferior a $20, o Ethereum ainda não existia e havia apenas uma dúzia de exchanges com alguns milhões de dólares em volume anual.
Dez anos depois, os primeiros ETFs Spot de BTC e ETH foram aprovados nos EUA; a BlackRock lançou seu primeiro fundo tokenizado emitido em uma blockchain pública; a UE está implementando regras abrangentes de cripto com a MiCA; e instituições financeiras e empresas de pagamentos como Fidelity, Itaú Unibanco, Stripe e PayPal estão facilitando para seus clientes a negociação, manutenção e uso de criptoativos.
Monica Long, presidente da Ripple explica que, à medida que a indústria e o mercado continuam a amadurecer, a Ripple evoluiu em paralelo para abordar a oportunidade que via à frente.
Com elementos essenciais, aqueles que constroem os serviços financeiros do futuro, agora podem criar, armazenar, negociar e mover valor ao redor do mundo para resolver os problemas reais e agudos de hoje, e imaginar e inventar as possibilidades de amanhã.
Evoluindo a Linha de Produtos da Ripple
“O primeiro caso de uso que abordamos foram os pagamentos transfronteiriços, aproveitando o XRP Ledger (XRPL) e seu ativo digital nativo XRP para mover valor de forma contínua. As capacidades prontas para uso do XRPL (velocidade, baixo custo, transparência e escalabilidade) o tornam ideal para abordar os desafios inerentes aos sistemas financeiros legados.” Explica Monica.
Os pagamentos serviram como um ponto de entrada perfeito, dados seus pontos problemáticos claros—taxas altas, tempos de transferência lentos, falta de transparência e altas taxas de erro—construídos em tecnologia de décadas atrás.
“Enquanto continuamos a ver os pagamentos como a primeira aplicação revolucionária (e mais comprovada!) para cripto, a Ripple oferece mais do que pagamentos hoje. Fornecemos às instituições financeiras uma infraestrutura de ativos digitais simples, segura e compatível, que melhora significativamente como esses clientes criam, armazenam, negociam e movem valor.” Continua ela.
A presidente ainda comenta que, um passo significativo para tornar esse futuro uma realidade foi a aquisição da Metaco em 2023—um provedor de tecnologia de custódia de ativos digitais que atende bancos em todo o mundo, incluindo BBVA Suíça, HSBC, Société Générale – FORGE e mais.
Conectando TradFi e Cripto
No início deste ano, a Ripple aunciou a intenção de lançar uma stablecoin, chamada Ripple USD (RLUSD), nas blockchains XRP Ledger e Ethereum. Este é um marco para o negócio da Ripple e um próximo passo significativo para conectar finanças tradicionais e cripto. Quando lançado o Ripple USD, a empresa planeja integrá-lo ao Ripple Payments, junto com o XRP, para atender às crescentes necessidades e casos de uso em evolução de nossos clientes em pagamentos transfronteiriços.
“Passamos anos construindo uma rede de pagamento global robusta, que permita aos clientes saírem dos fundos na moeda e no destino de sua escolha. Juntamente com outras stablecoins, o Ripple USD permitirá rampas de entrada eficientes e facilitará pagamentos globais rápidos e de baixo custo para muitos clientes da Ripple Payments.” Destaca a presidente.
O XRPL é a blockchain escolhida para casos de uso de DeFi institucional devido à sua confiabilidade, alto desempenho, baixos custos de transação e velocidade. DeFi institucional requer stablecoins de alta qualidade para rampas de entrada, negociação e mais. Trazer stablecoins confiáveis para o XRPL de empresas com uma mentalidade de conformidade desbloquear novas capacidades, casos de uso e usuários para mais desenvolvedores de DeFi. O XRP ainda é o ativo-ponte universal para o XRPL e é especialmente útil para criar liquidez para ativos de cauda longa. Por exemplo, em regiões onde o custo de mover dinheiro através das fronteiras é particularmente alto devido à falta de liquidez entre as moedas, o XRP continua sendo o mais eficiente.
XRP Ledger: Construído para Negócios
O XRPL continua sendo a blockchain primária que sustenta os produtos da Ripple porque é rápida, testada e suporta casos de uso em larga escala. Desde 2012, processou mais de 2,8 bilhões de transações sem falhas ou violação de segurança.
Ele também possui uma série de ferramentas financeiras altamente sofisticadas integradas na camada do protocolo, como sua exchange descentralizada (DEX) nativa. O XRPL foi a primeira blockchain a apresentar um DEX integrado, permitindo aos usuários oferecer e negociar qualquer tipo de token sem um intermediário ou exchange centralizada.
A Ripple, juntamente com muitos projetos como Zonix, Orchestra Finance, CredeFi, Sologenic, Archas e mais, está construindo aplicações em cima do XRPL para mover a TradFi para ferramentas financeiras modernas.
“Com o tempo, vemos uma oportunidade de integrar mais das funcionalidades técnicas e financeiras sofisticadas do XRP Ledger diretamente nos negócios da Ripple — trazendo os benefícios do DeFi para nossos clientes ao redor do mundo de forma segura e compatível.” Finaliza Monica.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Se aceita Pix, aceita Criptoativos!
Usando a tecnologia do SWAPX, os Truthers podem realizar pagamentos via Pix, diretamente de seu Truther.