A competitividade do mercado de varejo está cada vez mais acirrada, com isso, equipes de marketing, inovação e comercialização têm enfrentado, diariamente, grandes desafios para cativar o consumidor, o qual passou a ser mais exigente em suas escolhas. Desta forma, a personalização do atendimento se tornou uma prioridade para o varejo, principalmente para e-commerces, que passaram a investir em tecnologias diferenciadas para se adaptar aos mais diversos consumidores, como o uso da Blockchain.
A tecnologia Blockchain já não é mais novidade, mas seu uso ficou muito conhecido no segmento financeiro, de logística e segurança. Para o varejo, a ferramenta já é bastante implementada na segurança de dados e informações, transações, tal como rastreabilidade e otimização de logísticas e produção, entre outros. Entretanto, o uso tem tomado novos rumos, ainda pouco explorados no mercado e, desta vez, voltado para equipes de marketing, CX e inovação, que passaram a trazer benefícios do cruzamento de dados da Blockchain para o atendimento direto ao cliente, como personalização e co-criação.
“Com o uso da Blockchain, ficou mais fácil para o consumidor participar do processo criativo da marca e se conectar com aquelas que ele mais se identifica. Através dela, as lojas passam a registrar de forma transparente todas as contribuições, criando um histórico confiável, e podendo distribuir recompensas para contribuições, gerando engajamento, conexão, feedbacks mais assertivos e permitindo ajustes mais rápidos e interativos”, explica André Carneiro, CEO da BBChain.
Desta forma, com o auxílio da ferramenta, é possível realizar um cruzamento de dados totalmente seguro – com informações criptografadas – e eficiente que demonstra comportamentos, históricos de compras, interesses, entre outros, permitindo um atendimento mais assertivo, tal como a implementação de sistemas de distribuição midiáticos mais assertivos e, ainda, uma interação mais personalizada com o consumidor. Assim, a Blockchain possibilita recomendações de produtos e serviços, e até ofertas, de forma mais certeira, aumentando a conversão e fidelização de clientes.
André explica que, outra possibilidade para o uso da tecnologia no varejo é a implementação de programas de fidelidade e benefícios. O Blockchain auxilia no registro imutável de informações, tal como transações, pontos, benefícios, entre outros, que permitem a distribuição de recompensas e, consequentemente, a fidelização e conversão.
“Na área de promoções, por exemplo, a Blockchain garante uma execução precisa, segura e transparente dos termos do contrato, sem a necessidade de intermediário, garantindo, com isso, a integridade dos dados na ação.” Continua o CEO.
Por fim, André Carneiro ainda destaca que a Blockchain ainda é um aliado no combate a pirataria e permite assegurar a autenticidade de produtos, tal como rastrear origem e pegadas de carbono, possibilitando uma maior proximidade de toda a cadeia até o público final.
“Com a tecnologia, é possível implementar certificados de autenticidade e histórico dos produtos, garantindo maior transparência e redução de fraudes.” Finaliza ele.
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