Um estudo recente da Profee, plataforma de transferências financeiras, revelou que 68,5% das remessas enviadas ao Brasil têm origem em Portugal. O levantamento traçou o perfil dos brasileiros que vivem no exterior e enviam dinheiro ao País, com destaque para homens, entre 25 e 55 anos, responsáveis financeiros da família.
De acordo com o levantamento, o valor médio enviado mensalmente é de 244 euros (cerca de R$ 1.470), em uma média de três transferências mensais. O método de envio mais utilizado é o mobile, representando 85,33% das transações, divididas entre dispositivos Android (53,85%) e iOS (31,48%).
Outras Nações que Enviam Transferências para o Brasil
Além de Portugal, outros países europeus contribuem significativamente para o fluxo de remessas ao Brasil. Espanha (7,95%), Itália (5,75%), França (3,56%), Irlanda (3,56%) e Alemanha (2,65%) completam a lista das nações com maior volume de transferências.
O crescimento desse fluxo acompanha a recente migração de brasileiros para Portugal, onde o número de residentes oficiais brasileiros subiu 369% nos últimos cinco anos, atingindo mais de 400 mil pessoas, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal.
Cartões Bancários São o Principal Método de Pagamento
A pesquisa também mostrou que 72,8% dos brasileiros utilizam cartões bancários para pagar as transferências internacionais. Serviços de pagamento móvel, como Apple Pay (18,7%) e Google Pay (5,7%), vêm ganhando popularidade, embora ainda não superem os métodos tradicionais.
Os bancos mais utilizados para enviar remessas ao Brasil incluem Novo Banco, Banco Comercial Português, Santander e CaixaBank. No Brasil, as principais instituições que recebem esses valores são Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Santander e Nubank. Após a conclusão das transações, a maior parte dos brasileiros recebe os recursos via Pix, de forma instantânea.
Profee Expande Operações no Brasil
Com a previsão de movimentar 60 milhões de euros até o final de 2024, a Profee entra no mercado brasileiro com soluções seguras e ágeis para transferências internacionais. Presente em mais de 65 países, a fintech oferece um sistema de monitoramento de câmbio em tempo real, baseado em inteligência artificial, que compara taxas entre bancos, bolsas internacionais e competidores, proporcionando as melhores condições aos clientes.
Segundo Dmitry Gorokh, Head de Brand & Marketing Communications da Profee, o segmento de transferências internacionais tem um impacto significativo na economia das famílias brasileiras. “Nossa plataforma não apenas facilita as transferências, mas também oferece as melhores taxas do mercado, tornando-se essencial para brasileiros no exterior que ajudam seus familiares no País”, destaca.
Sobre a Profee
Fundada em 2017, a Profee é um serviço global de transferências financeiras ágeis e seguras. A fintech atua em mais de 65 países, com foco em auxiliar indivíduos e famílias que precisam transferir dinheiro entre fronteiras. Com sede em Nicósia, Chipre, a empresa é licenciada como uma Instituição de Dinheiro Eletrônico no Espaço Econômico Europeu (EEE) e tem o objetivo de expandir ainda mais sua atuação no Brasil e na América Latina.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Tenha acesso a uma ampla variedade de serviços de trading, investimento e criptomoedas em um único aplicativo. Comece a negociar agora mesmo!