O mercado financeiro está passando por uma transformação semelhante à causada pelo Uber no setor de transportes. Esse fenômeno, conhecido como “tokenização”, possibilita que agentes de investimento e gestores de ativos ultrapassem a dependência de bancos e corretoras, acessando um sistema mais livre e flexível.
“A tokenização é a uberização do mercado financeiro”, destacando que essa inovação traz “autonomia aos agentes e transparência aos investidores”. Declarou Cassio J Krupinsk, CEO da BlockBR.
No Brasil, por exemplo, os fundos de investimento ainda operam por meio de grandes bancos e corretoras, que administram e distribuem seus produtos financeiros. Essa dependência cria “burocracia, processos lentos e altos custos” que recaem sobre os investidores, limitando a capacidade de inovação. Nesse cenário, Krupinsk reforça que a tokenização permite que esses fundos eliminem intermediários, acelerem processos e reduzam custos, aumentando a capacidade de diversificação e o acesso global aos investidores.
As gestoras de ativos enfrentam desafios, especialmente em relação à custódia e ao cumprimento de normas regulatórias. Frequentemente, elas recorrem a intermediários, que impõem custos elevados e restrições operacionais.
“A tokenização oferece flexibilidade às gestoras ao possibilitar a expansão de carteiras com ativos tokenizados, como imóveis e startups, sem passar pelo sistema tradicional, isso permite diversificar e ampliar as oportunidades de distribuição, sem restrições do modelo financeiro clássico.” Continuou Krupinsk.
Para assessores de investimento, que muitas vezes são limitados por acordos comerciais com bancos, a tokenização representa independência. Com a tokenização, os assessores podem negociar diretamente com os tomadores de crédito, atuando como estruturadores e oferecendo produtos financeiros mais alinhados com as necessidades dos clientes, sem conflitos de interesse.
A tokenização também beneficia securitizadoras, que transformam ativos ilíquidos em títulos negociáveis. Em vez de depender de instituições financeiras para a distribuição desses títulos, a tokenização permite a criação de um painel próprio, facilitando o acesso de investidores e reduzindo os custos de emissão e administração. Essa acessibilidade amplia a base de investidores e melhora a eficiência operacional.
Até mesmo as fintechs, que surgiram para desafiar o sistema financeiro tradicional, acabaram se integrando a ele. No entanto, a tokenização lhes oferece uma alternativa à essa integração. Krupinsk acredita que, ao adotar essa tecnologia, “as fintechs podem recuperar seu espírito disruptivo, eliminando intermediários e aumentando a transparência”.
Para Krupinsk, a tokenização democratiza o mercado financeiro e o torna mais coerente, eficiente e transparente para os investidores. Assim como o Uber permitiu que qualquer pessoa com um carro oferecesse transporte, a tokenização oferece a diversos atores a oportunidade de participar do mercado financeiro sem as limitações impostas pelo sistema convencional.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Tenha acesso a uma ampla variedade de serviços de trading, investimento e criptomoedas em um único aplicativo. Comece a negociar agora mesmo!