Edição 2026 do maior evento cripto do Brasil está confirmada
A Blockchain Conference Brasil 2025 by Truther reforçou o papel do país na vanguarda da cripto & fintech — e revelou novas tendências para 2026.
São Paulo, dezembro de 2025 — A edição 2025 da Blockchain Conference Brasil, realizada nos dias 28 e 29 de novembro no Expo Center Norte, consolidou o Brasil como um dos protagonistas globais da revolução blockchain, reunindo governos, empresas, investidores, desenvolvedores e entusiastas da indústria cripto.
Crescimento explosivo dos ETFs de Bitcoin como ativo institucional
Durante o evento, o diretor da BlackRock no Brasil revelou ao Estadão que os ETFs de Bitcoin tornaram-se a maior fonte de receita da gestora — com alocações chegando perto de US$ 100 bilhões.
Esse dado reforça o movimento de institucionalização das criptomoedas, visto como um marco de maturidade do setor. Estadão E-Investidor+2TradingView+2
Diferença estrutural entre mercados: Brasil ainda longe dos níveis dos EUA em participação de ETFs
Participantes e analistas apontaram durante o painel “ETFs e fundos cripto: o motor da adoção institucional” que, enquanto nos EUA os ETFs respondem por cerca de 33% de todas as operações, no Brasil esse índice ainda não chega a 1%.
Isso evidencia o potencial de crescimento para o mercado nacional, mas também os desafios para alcançar o mesmo grau de penetração observado em economias mais maduras.
Expansão da infraestrutura financeira: crédito via blockchain e modelos inspirados em DeFi ganham força
A conferência revisitou as transformações que a tecnologia blockchain está promovendo no sistema financeiro tradicional. Bancos já testam modelos de concessão de crédito inspirados em DeFi — o que pode abrir caminho para maior eficiência, inclusão e inovação nos serviços financeiros.
O mercado de stablecoins foi negligenciado pelos bancos até atingir uma escala impossível de ignorar. Com o mercado de crédito será igual, disseram alguns participantes.
Quando os valores crescerem, os bancos vão querer adaptar essas ferramentas à sua realidade para não perder o bonde”, alertou no palco Bitcoin o advogado e especialista em Compliance Regulatório Crypto no Nubank, Lucca Cantarini.
“Usar Bitcoin como colateral para emprestar USDC é relativamente simples. Já operações mais sofisticadas, como usar uma Cédula de Produto Rural tokenizada para oferecer crédito de carbono tokenizado, exigem outro nível de estrutura”, complementa Gustavo Lopes, da Truther.
Regulação e stablecoins no centro do debate público e político
Com o crescimento explosivo das stablecoins no Brasil e o avanço da adoção dos criptoativos, o debate sobre tributação e regulação ganhou destaque. Isso porque o governo brasileiro estuda aplicar o IOF sobre transações com stablecoins — uma sinalização de que o arcabouço regulatório converge para tratar cripto como parte integrante do sistema financeiro.
Isso representa um movimento importante para a legitimidade e segurança jurídica do setor, que pode favorecer a adoção institucional e ampliar a confiança de investidores e usuários.
Visão ampla: da adoção institucional à inclusão financeira e inovação tecnológica
A transformação do evento, antes BitSampa — centrado em Bitcoin — para o Blockchain Conference Brasil sinaliza a ampliação do escopo: hoje, o debate engloba Blockchain + criptomoedas + DeFi + regulação + tokenização + infraestrutura financeira.
“A conferência deixou claro que o Brasil busca não apenas seguir tendências globais, mas construir um ecossistema robusto, regulado e inovador, capaz de dialogar com investidores, instituições tradicionais e entidades governamentais”, finaliza Felipe Escudeiro, uma das mentes por trás da BCB.
Assim, a Blockchain Conference Brasil 2025 reforça que a criptoeconomia brasileira está entrando numa nova fase — de experimentação para adoção institucional, com integração crescente entre cripto, finanças tradicionais e agenda regulatória.
O protagonismo de ETFs, o avanço da infraestrutura de crédito via blockchain e o debate público sobre stablecoins mostram que o Brasil busca liderar a próxima onda global da tokenização financeira.
O evento termina deixando claro que blockchain não é mais sinônimo apenas de investimento em cripto: é parte estruturante de um novo sistema financeiro, aberto à inovação, inclusão e governança que dialoga com o mundo.
Edição 2026 confirmada!
A edição de 2026 já está confirmada! Em breve detalhes sobre data e programação
Cripto do Bem
Durante a BCB, a Truther, patrocinador master da conferência, fez um leilão de uma peça de aço representando Satoshi Nakamoto.
Os lances começaram em 2 mil USDT e a obra de arte foi arrematada por 3.200 USDT por Matheus Lasmar, que se define como criptoentusiasta.
Além da doação, a Truther criou a estrutura no site da instituição beneficiada para continuar recebendo doações em USDT. A instituição escolhida para a ação foi o Instituto Emuná, que promove o bem-estar, acolhimento e orientação para as pessoas em situações de vulnerabilidade.
BLOCKCHAIN CONFERENCE BRASIL BY TRUTHER
? Data: 28 e 29 de novembro de 2025
? Local: São Paulo – SP
? Mais informações: www.blockchainconferencebrasil.com
? Atendimento à Imprensa: Íris Comunicação
Aline Fernandes
[email protected]
55 11 99908 8091
Imagens: https://banlek.com/album/18d238
Crédito: Gabriel Felizardo
A Blockchain Conference Brasil conta com patrocínio master da Truther e suporte da Binance, Kast, Nomad, OObit, Mexc, Prohash, Liqi, Ever Value, Uniswap, Cardano, Coins.XYZ. Tools for Humanity, BingX, BioMatrix, TradingView, Urban crypto exchange, Enor Pay Securities, Onda Finance, Declare Cripto, Kaspa, Altside, LiberPay, 4pay finance, Viagem Nakamoto, Forte exchange, Comprecripto.io, CriptonoPix, CriptoBR,, Omex Capital, Nautt Finance, Pague Bit, D SecLab, AlfreD, Sovereign Swap, Crypto 2 pay e Thrilld Labs Partnership;
Parceiros de Midia – Ambcrypto, BeInCrypto, Bitnotícias, Bitcoin Block, BlockPort, Cointelegraph, CoinDesk, CriptoFácil, Cryptonews, GNcrypto, Coingabar, Club Satoshi, Livecoins, TechCripto, The Cryptonomist, TheCoinomist, Portal do Bitcoin, Livre Mercado, Polichain.XYZ, ESPM finance e Law Inova Usp.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Acesse agora a WEEX e descubra uma plataforma de trading completa, rápida e segura, criada para quem busca performance de verdade. Clique no link, crie sua conta em poucos minutos e aproveite ferramentas avançadas, bônus exclusivos e a melhor experiência para operar criptomoedas.


