Gerenciamento de risco é nada mais que, antes mesmo de você abrir uma operação ou iniciar um investimento de longo prazo ter planejado os pontos de entrada e saída para não ser pego de surpresa.
Existe uma máxima no mercado chamada risco/retorno, ela diz que quanto maior o risco maior o retorno e vice-versa. Em outras palavras o gerenciamento de risco auxilia estrategicamente a está protegido da volatilidade de qualquer mercado.
Mesmo que se tenha o melhor setup, as melhores análises fundamentalistas, grafistas e on-chain, sem gerenciamento de risco um investidor pode ir a ruína perdendo seus ativos e em alguns casos até parte da sua saúde mental.
Por isso priorize antes de tudo um bom gerenciamento de risco, abaixo vou deixar alguns exemplos que demonstram a importância de se ter e de se seguir a risca as projeções para lucro ou prejuízo aceitável.
O ideal de um gerenciamento de risco é a versão mínima 2/1 onde se o investidor/trader arrisque o dobro de lucro em relação ao prejuízo, entendo sempre que quanto maior a recompensa maior a probabilidade de sair no prejuízo
Exemplo: Carlos compra o ativo digital A, onde visa lucrar 5% na venda desse ativo e caso sua análise seja equivocada ele assumirá o prejuízo de 2,5% sendo assim gerenciamento 2/1.
Por que no mínimo 2/1?
Dia 1
Carlos abre sua primeira operação e lucra 5% , na segunda e na terceira e tem prejuízo de 2,5% em cada uma respectivamente, logo ele fecha o dia com capital protegido sem nenhum prejuízo;
Dia 2
Carlos abre sua primeira operação e tem prejuízo de 2,5% e na segunda operação 2,5% de prejuízo e decide encerrar suas operações fechando o dia com 5% de prejuízo;
Dia 3
Carlos abre sua primeira operação e tem lucro de 5% e na segunda também lucro de 5%, logo decide encerrar suas operações e termina o dia com 10% de lucro;
Na soma do resultado das operações nesse período Carlos obtém resultado de 5% de lucro apenas seguindo o gerenciamento de risco 2/1 mesmo havendo dias que feche operações no prejuízo. Com isso ele protege o capital da volatilidade do mercado e ainda consegue obter lucros de suas operações.