Introdução:
Desde há cerca de 6 meses, temos observado uma ausência de impressão de USDT e USDC no mercado. Isso tem causado preocupação entre os investidores e levantado questões sobre se isso é somente um sintoma do atual Inverno Cripto ou se essas moedas estáveis estão somente perdendo popularidade para outras como o BUSD.
O que são moedas estáveis?
Antes de discutir a ausência de impressão de USDT e USDC, é importante entender o que são essas moedas. Moedas estáveis são criptomoedas que buscam manter um valor estável em relação a uma moeda fiduciária, como o dólar americano. Existem várias stablecoins lastreadas em dólar, as principais no mercado sendo Tether (USDT) e USD Coin (USDC). Existem outras que agora ganham mais popularidade o BUSD (Binance USD) e o TUSD (TrueUSD).
Isso é diferente de outras criptomoedas, que podem sofrer grandes oscilações de valor. Moedas estáveis, também chamadas pelo nome de stablecoins, são populares entre os investidores porque oferecem a estabilidade de serem lastreadas em uma outra moeda como o dólar e variarem de acordo com ela, mas com as vantagens de ser descentralizada e baseada em blockchain.
Por que não estamos vendo impressões de USDT e USDC?
Existem algumas teorias sobre porque não estamos vendo impressões de USDT e USDC no mercado. Uma possibilidade é que a demanda por essas moedas simplesmente não esteja sendo suprida. No entanto, outras teorias sugerem que a ausência de impressão pode ser um sinal de problemas mais profundos com essas moedas, como uma perda de espaço para a BUSD em virtude dos benefícios oferecidos pela Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo, aos usuários de sua stablecoin lastreada em dólar como menores taxas de transação na corretora e demais benefícios.
A última “impressão” que testemunhamos de USDC foi há cerca de 6 meses, em Junho de 2022, segundo dados do Stablecoin Printer.
A última emissão de Tether data ainda de antes, não se vê novos “Tethers” desde Maio
Desde a última impressão de USDC e da última impressão de USDT, em todos os meses, segundo dados do mesmo algoritmo, houve somente impressões de BUSD.
O que isso significa para o futuro dessas moedas?
A ausência de impressão de USDT e USDC no mercado é certamente preocupante, mas é difícil dizer com certeza o que isso significa para o futuro dessas moedas. Atualmente, as stablecoins são o tipo de moeda mais negociado pelas assim chamadas baleias do mercado, estando respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar as moedas estáveis USDC, BUSD e USDT.
Conclusão:
A ausência de impressão de USDT e USDC no mercado tem sido uma preocupação para os investidores nos últimos 6 meses. Enquanto ainda é cedo para fazer previsões definitivas sobre o futuro dessas moedas, é importante considerar as possíveis razões para a falta de impressão, bem como ter um panorama geral da situação dessas moedas fora a impressão.