Durante o evento Ethereum Rio 2023, tivemos a honra de entrevistar Rachel Garcia, Diretora de negócios da Think and Dev e da Wink Financial. Ela possui mais de 10 anos de experiência desenvolvendo negócios na área de tecnologia Web2 e Web3.
Rachel é natural de Vila Velha no Espirito Santo, mas foi criada em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Ela viveu 12 anos em Buenos Aires, onde atuou em diversas startups. Foi Co-Founder e CEO da Jumperr uma plataforma inovadora que ajudava as pequenas empresas e os freelancers a entrarem no mercado do comércio electrónico e de marketing digital de forma simples e automatizada. Criando sites em minutos, conectando chats personalizados e agendas de serviços.
Durante esse período, ela se tornou uma referência na indústria de tecnologia, liderando projetos inovadores em diversas áreas. Também foi Co-Founder e Speaker da Academia de Ação uma escola de desenvolvimento de negócios digitais, unipessoais e globais. A sua metodologia é um passo a passo para a criação de modelos de negócio flexíveis capazes de absorver inovação e gerar produtos e serviços poderosos a partir de um processo de co-criação. Estes produtos, uma vez amadurecidos e validados, são transformados em ativos digitais, sustentando o negócio e abrindo espaço para uma nova ronda de inovação.
Depois de viver essas experiências enriquecedoras, ela deu um salto da industria Web2 para Web3, tendo a oportunidade de liderar a área de negocios da Think and Dev.
Think and Dev é uma empresa que desenvolve tecnologia blockchain para outras empresas como Decrypto, Alliance Block, Source Protocol, Ratio Finance, Wooy, Money On Chain, Taringa, Poap, RSK. Trabalha principalmente com projetos de alta complexidade em DEFI. E também contrata desenvolvedores blockchain para trabalhar em duas modalidades: staff augmentation (por hora) ou in house (fixo).
Além disso, eles também desenvolvem tecnologia própria, como a plataforma Wink Financial que permite a realização de pagamentos em criptomoedas para qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. A plataforma atualmente está integrada as redes Ethereum, Binance, Polygon, RSK, Celo e IoTeX. E a Gnosis Safe, Fireblocks e Metamask. Permitindo rapidez e segurança nas transações. Por enquanto, a plataforma está em beta fechada mas os usuários podem solicitar acesso gratuito através do Telegram.
A Think and Dev também conta com uma comunidade de quase 800 desenvolvedores blockchain e não para de crescer! Ao ingressar na comunidade os desenvolvedores podem realizar desafios técnicos que permitem entender o seu nível de conhecimento em relação a diferentes tecnologias e competir de forma imediata por vagas de trabalho ao redor do mundo.
A comunidade também incentiva a troca de conhecimentos entre os membros e promove cursos de formação para que todos possam seguir aprendendo. Além disso eles possuem um Hackathon próprio, intitulado King of Devs com premiações em dólares. Que ocorre diversas vezes ao ano. A última edição aconteceu recentemente, e foi realizado em simultâneo em 3 cidades da Argentina: Buenos Aires, Cordoba e Mendoza a pedido da comunidade. Contando com um track especial que unia King of Devs com ETH SAMBA, evento que reuniu os principais nomes da indústria Web3 do Brasil e do mundo.
Durante a entrevista, Rachel compartilhou algumas de suas experiências na industria Web2 e Web3. Enfatizou a importância de criar uma cultura de colaboração, onde todos os membros da equipe se sintam valorizados e encorajados a contribuir para o sucesso do projetos.
Também discutiu sobre a importância da diversidade na indústria de tecnologia. Ela enfatizou que para criar produtos e serviços verdadeiramente inovadores é fundamental ter uma equipe diversa que reflita as diferentes perspectivas do mundo.
A Think and Dev hoje possui uma das principais comunidades de desenvolvedores da America Latina, e a liderança de Rachel tem sido fundamental para o seu crescimento aqui no Brasil. Com sua vasta experiência em negocios e tecnologia, ela tem se tornado uma importante voz da indústria Web3 no país e no exterior.
Confira a entrevista inteira no Spotify
A entrevista com Rachel Garcia foi uma oportunidade única de aprender sobre tecnologia, negócios e criação de comunidades. Sua visão de colaboração, diversidade e inovação é inspiradora, e esperamos que seus insights possam ajudar a moldar o futuro da Web3.
Além da liderança de Rachel Garcia na área de negócios, a Think and Dev também conta com dois importantes referentes da Web3: Demian Drabyk CEO e Pedro Frete CTO. Ambos são cofundadores, além de ser amigos desde a infancia. Mas essa história fica para uma próxima materia.
Demian atualmente está em São Francisco trabalhando na expansão da Think and Dev no mercado norte americano. Realizando importantes parcerias com os players do setor. E dando palestras nos eventos mais importantes da indústria. Garantindo que a Think and Dev siga sendo uma referência em tecnologia e inovação.
Já o Pedro é o responsável por liderar a área de tecnologia da organização, que gerencia diferentes projetos e desenvolvedores em diferentes partes do mundo. Quando uma empresa deseja realizar um projeto, Pedro a sua equipe investigam a fundo e entregam um estudo do caso mostrando como eles desenvolveriam aquele projeto, com quais tecnologias, e em quais etapas. E também justificando como não fariam. Fazendo com que as empresas economizem tempo e dinheiro que podem ser essenciais para a sobrevivência e sucesso desse negócio.
Pedro é um dos principais arquitetos de soluções tecnológicas da Think and Dev, e sua liderança tem sido fundamental para o sucesso da organização.
A colaboração entre esses três líderes tem sido fundamental para o sucesso da Think and Dev. Com suas habilidades complementares, eles são capazes de liderar uma equipe de desenvolvedores altamente talentosos e entregar projetos de alta complexidade em um ritmo acelerado.
A equipe da Think and Dev é um exemplo de como uma liderança forte e colaborativa pode influenciar de forma positiva no ecossistema. A comunidade de desenvolvedores da Think and Dev orienta as ações da empresa e ajuda a ampliar a visão dos founders. Eles nunca haviam imaginado criar um Hackathon federal como o que foi realizado recentemente na Argentina. Agora junto a sua comunidade eles irão lançar um Hackathon internacional unindo Brasil, Argentina, Venezuela, Estados Unidos e outros países. Trazendo possibilidades de intercâmbio de conhecimento e de tecnologia entre diferentes desenvolvedores e empresas. Colaborando para o crescimento da indústria Web3 no Brasil e no mundo.
Veja também Fabiano Dias da Bitwage: Pagamentos com cripto na Ethereum Rio 2023