“Pedido teria significado ‘o fim da indústria cripto nos EUA’, de acordo com Brian Armstrong.”
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA pediu à Coinbase que suspendesse a negociação de todas as criptomoedas que não sejam bitcoin antes de processar a bolsa, em um sinal da intenção da agência de afirmar autoridade regulatória sobre uma fatia mais ampla do mercado.
O executivo-chefe da Coinbase, Brian Armstrong, disse ao Financial Times que a SEC fez a recomendação antes de iniciar uma ação legal contra a empresa listada na Nasdaq no mês passado por não se registrar como corretora.
O caso da SEC identificou 13 criptomoedas pouco negociadas na plataforma da Coinbase como valores mobiliários, afirmando que, ao oferecê-las aos clientes, a bolsa estava sob a alçada do regulador.
Mas o pedido anterior para que a Coinbase exclua cada um dos mais de 200 tokens que oferece – com exceção do principal token bitcoin – indica que a SEC, sob o comando de Gary Gensler, pressionou por uma autoridade mais ampla sobre a indústria cripto.
“Eles voltaram para nós e disseram. . . acreditamos que todos os ativos que não sejam bitcoins são valores mobiliários”, disse Armstrong. “E nós dissemos, bem, como você chegou a essa conclusão, porque essa não é a nossa interpretação da lei. E eles disseram, não vamos explicar isso para você, você precisa excluir todos os ativos que não sejam bitcoin.”
Se a Coinbase tivesse concordado, isso poderia ter aberto um precedente que deixaria a grande maioria das empresas cripto americanas operando fora da lei, a menos que se registrassem na comissão.
“Realmente não tínhamos escolha naquele momento, retirar todos os ativos que não fossem bitcoin, o que, a propósito, não é o que a lei diz, significaria essencialmente o fim da indústria de criptomoedas nos EUA”, disse ele. “Isso meio que tornou uma escolha fácil”. . . vamos ao tribunal e descobrir o que o tribunal diz.
A supervisão da indústria cripto tem sido até agora uma área cinzenta, com a SEC e a Commodity Futures Trading Commission disputando o controle.
A CFTC processou a maior bolsa de criptomoedas, a Binance, em março deste ano, três meses antes de a SEC lançar sua própria ação legal contra a empresa.
Gensler disse anteriormente que acredita que a maioria das criptomoedas, com exceção do bitcoin, são valores mobiliários. No entanto, a recomendação à Coinbase sinaliza que a SEC adotou essa interpretação em suas tentativas de regular o setor.
O Ether, a segunda maior criptomoeda, que é fundamental para muitos projetos da indústria, estava ausente do caso do regulador contra a bolsa. Ele também não apareceu na lista de 12 “títulos de criptoativos” especificados no processo da SEC contra a Binance.
A SEC disse que sua divisão de fiscalização não fez pedidos formais para “empresas retirarem ativos criptográficos”.
“No decorrer de uma investigação, a equipe pode compartilhar sua própria opinião sobre qual conduta pode levantar questões para a comissão sob as leis de valores mobiliários”, acrescentou.
Ações, títulos e outros instrumentos financeiros tradicionais estão sob a alçada da SEC, mas as autoridades dos EUA permanecem em debate sobre se todos – ou alguns – tokens criptográficos devem estar sob sua alçada.
A supervisão da SEC traria padrões de conformidade muito mais rigorosos. As trocas de criptomoedas normalmente também fornecem serviços de custódia e emprestam e emprestam aos clientes, uma mistura de práticas que não é possível para empresas reguladas pela SEC.
“Existem várias empresas americanas que construíram modelos de negócios com base na suposição de que esses tokens criptográficos não são valores mobiliários”, disse Charley Cooper, ex-chefe de gabinete da CFTC. “Se eles forem informados do contrário, muitos deles terão que interromper as operações imediatamente.”
“É muito difícil ver como poderia haver qualquer oferta pública ou negociação no varejo de tokens sem algum tipo de intervenção do Congresso”, disse Peter Fox, sócio do escritório de advocacia Scoolidge, Peters, Russotti & Fox.
A SEC se recusou a comentar sobre as implicações para o resto da indústria de um acordo envolvendo a Coinbase deslistando todos os tokens que não sejam bitcoin.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
El Salvador se tornará o primeiro país com seu próprio pool de mineração de Bitcoin
Juiz emite ordem de silêncio sobre Sam Bankman-Fried enquanto promotores pedem prisão