Nas últimas semanas, os memecoins, criptomoedas inspiradas em memes e piadas da internet, têm despertado o interesse do mercado de investidores cripto, a nível global e, especificamente, entre brasileiros também. Os memecoins não possuem utilidade subjacente específica, tendo o preço do token geralmente impulsionado pelo apoio da comunidade e/ou simplesmente pelo hype generalizado sobre o ativo. De acordo com o CoinMarketCap, existem mais de 340 memecoins disponíveis no mercado de criptomoedas, até o momento.
E pensando nesse crescimento dos memecoins é que Willian Ou, CEO da token.com no Brasil, ressalta as vantagens e cuidados desse tipo de investimento.
Para Will, os projetos de memecoins têm como valor central a expansão e popularização da comunidade cripto.
“Os tokens geram interesse pela brincadeira mas cativam os usuários pela oportunidade de interagir com o mercado de uma forma leve e menos comprometida, o que pode levar a um amadurecimento da jornada cripto das pessoas; comunidades em torno de DOGE e SHIB por exemplo são conhecidas por acolherem iniciantes e oferecerem ‘guias’ para o mercado”. Afirma o CEO.
Memecoins podem ser usados como investimentos?
Para o CEO, esses projetos são basicamente tokens sem fundamento de valor em si, embora DOGE e SHIB sejam aceitos em comércios online e até alguns estabelecimentos físicos nos EUA (com destaque para a rede de cinemas AMC e a montadora de carros elétricos Tesla). O diferencial que eles oferecem não é a reserva de valor, mas a comunidade.
“Não vale a pena fomentar promessas de valorização 10.000%+ desses tokens, ainda que isso ocorra de vez em quando (como no caso recente da ?PEPE) mas também não dá pra ignorar a relevância deles no espaço, tanto financeira quanto cultural”. Continua Will.
Memecoins são golpe?
Willian revela que não podemos afirmar isso, pois boa parte dos memecoins de maior capitalização do mercado são bem transparentes em relação a não oferecerem muita coisa para além do meme em si.
“Mas assim como todas as outras criptomoedas e tokens no mercado, é necessário estudar e ter um breve conhecimento antes de investir. Os fóruns e comunidades online ajudam investidores, pois nesses lugares é possível juntar desde entusiastas de cripto com anos de experiência até jovens tuiteiros que estão entrando no espaço”, finaliza.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Sete mitos sobre criptomoedas e blockchain refutados
O cinema e o universo cripto: cinco indicações de filmes e um bônus
A Arte com a Tecnologia: O Universo Criativo de Alexandre Rangel