Embora ainda existam muitas preocupações com a privacidade dos usuários de criptomoedas, o futuro é brilhante devido ao trabalho contínuo dos Cypherpunks.
O próximo salto em termos de privacidade envolverá o uso de provas de conhecimento zero, que foram propostas pela primeira vez em 1985 , a fim de ampliar as aplicações potenciais dos protocolos criptográficos.
Originalmente proposto pelo Dr. em 2013 como “bitcoins com valor homomórfico”, Maxwell tem trabalhado em Transações Confidenciais , que usam provas de intervalo de conhecimento zero para permitir a criação de transações de bitcoin nas quais os valores são ocultos de todos, exceto dos participantes da transação. .
Esta é uma grande melhoria por si só, mas quando você combina Transações Confidenciais com CoinJoin, você pode construir um serviço de mistura que rompe quaisquer links entre entradas e saídas de transações.
Quando Maxwell apresentou Sidechain Elements no encontro Bitcoin Devs de São Francisco, lembro-me dele dizendo: “Um dos maiores arrependimentos dos barbas grisalhas da IETF é que a Internet não foi construída com criptografia como método padrão de transmissão de dados”.
Maxwell claramente sente o mesmo em relação à privacidade no bitcoin e deseja que tivéssemos transações confidenciais desde o início. Já vimos a Blockstream implementar transações confidenciais dentro da sidechain Liquid para mascarar transferências entre exchanges.
Também vimos recentemente Maxwell realizar o primeiro pagamento contingente de conhecimento zero bem-sucedido na rede Bitcoin. ZKCP é um protocolo de transação que permite a um comprador comprar informações de um vendedor usando bitcoin de maneira confiável. A informação adquirida só é transferida se o pagamento for efectuado, sendo garantida a sua transferência se o pagamento for efectuado. O comprador e o vendedor não precisam confiar um no outro nem depender da arbitragem de terceiros.
Escrevi sobre Zerocoin há vários anos e observei os desafios técnicos que ele precisava superar antes que o sistema pudesse ser utilizado. Desde então, os pesquisadores conseguiram tornar as provas muito mais eficientes e resolveram o problema de confiança com a geração inicial dos parâmetros do sistema. Estamos agora prestes a ver a visão da Zerocoin concretizada com o lançamento do Zcash , liderado por Wilcox-O’Hearn.
Zcash oferece total confidencialidade de pagamento enquanto mantém uma rede descentralizada usando um blockchain público. As transações Zcash ocultam automaticamente o remetente, o destinatário e o valor de todas as transações na blockchain. Somente aqueles com a chave de visualização correta podem ver o conteúdo de uma transação. Como o conteúdo das transações Zcash é criptografado e privado, o sistema utiliza um novo método criptográfico para verificar os pagamentos.
Zcash usa uma construção de prova de conhecimento zero chamada zk-SNARK, desenvolvida por sua equipe de criptógrafos experientes.
Em vez de demonstrar publicamente a autoridade de gasto e os valores da transação, os metadados da transação são criptografados e zk-SNARKs são usados ??para provar que a transação é válida. O Zcash pode muito bem ser o primeiro sistema de pagamento digital que permite o anonimato infalível.
Colocando o Punk no Cypherpunk
Nas décadas desde que os Cypherpunks iniciaram a sua busca, a tecnologia informática avançou ao ponto em que indivíduos e grupos podem comunicar e interagir uns com os outros de uma forma totalmente anónima.
Duas pessoas podem trocar mensagens, realizar negócios e negociar contratos eletrónicos sem nunca saberem o nome verdadeiro ou a identidade jurídica da outra. É natural que os governos tentem retardar ou travar a propagação desta tecnologia, citando preocupações de segurança nacional, utilização da tecnologia por criminosos e receios de desintegração social.
Os Cypherpunks sabem que devemos defender nossa privacidade se esperamos tê-la. As pessoas têm defendido a sua privacidade durante séculos com sussurros, escuridão, envelopes, portas fechadas, apertos de mão secretos e correios.
Antes do século XX, a tecnologia não permitia uma privacidade forte, mas também não permitia uma vigilância em massa acessível.
Vivemos agora num mundo onde a vigilância é esperada, mas a privacidade não, apesar de existirem tecnologias que melhoram a privacidade. Entramos em uma fase que muitos chamam de Crypto Wars 2.0.
Embora os Cypherpunks tenham saído vitoriosos das primeiras Crypto Wars, não podemos nos dar ao luxo de descansar sobre os louros. Zooko já experimentou o fracasso de projetos Cypherpunk no passado e alerta que o fracasso ainda é possível.
Os Cypherpunks acreditam que a privacidade é um direito humano fundamental, incluindo a privacidade dos governos. Eles entendem que o enfraquecimento da segurança de um sistema por qualquer motivo, incluindo o acesso por parte de “autoridades confiáveis”, torna o sistema inseguro para todos que o utilizam.
Cypherpunks escrevem código. Eles sabem que alguém precisa escrever um software para defender a privacidade e, portanto, assumem a tarefa. Eles publicam seu código para que outros Cypherpunks possam aprender com ele, atacá-lo e melhorá-lo.
Seu código é gratuito para qualquer pessoa usar. Os Cypherpunks não se importam se você não aprova o software que eles escrevem. Eles sabem que o software não pode ser destruído e que sistemas amplamente dispersos não podem ser desligados.
—–INICIAR MENSAGEM ASSINADA PGP—–
Hash: SHA256
Chave pública: https://keybase.io/lopp/key.asc
A lista de discussão original dos Cypherpunks não existe mais, mas há mais Cypherpunks agora do que nunca. Discutimos nossas ideias em uma ampla variedade de listas de e-mail, salas de bate-papo e plataformas de mídia social. Há muito trabalho a ser feito; embora tenham sido feitos grandes progressos na concepção e implementação de sistemas de reforço da privacidade, estes ainda estão longe de ser perfeitos e ainda é demasiado difícil para a pessoa média beneficiar deles. Ainda restam muitas batalhas a serem travadas nas Crypto Wars; peguem seus teclados e vamos prosseguir juntos rapidamente.
—–INICIAR ASSINATURA PGP—–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 /+qmnWVMdUwBVyj
BLDeMjqvB87UbJE5E7rl
=hR9e
—–FIM DA ASSINATURA PGP—–
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Especialista aponta declínio na confiança dos investidores em altcoins gamificadas
Hacker é preso em Goiás por exigir 20 mil reais em bitcoins de um cartório