Um homem de El Paso de 27 anos foi condenado a sete anos de prisão depois de orquestrar um esquema “predatório” multimilionário de cripto Ponzi (esquema de pirâmide) e gastar os ganhos ilícitos em carros de luxo, jatos, vilas e cavalos, de acordo com o Departamento de Justiça (DoJ).
Abner Alejandro Tinoco dirigia uma empresa falsa de criptomoedas e investimento no mercado estrangeiro chamada Kikit & Mess Investments. A empresa ofereceu contas gerenciadas individualmente que solicitaram cerca de US$ 9 milhões de investidores.
Tinoco, então, gastou mais da metade desses fundos para manter um estilo de vida luxuoso, comprando carros luxuosos, jatos particulares, imóveis e jóias. Ele também comprou dois cavalos, um dos quais – denominado ‘Par Perfeito’ – custou US$ 80 mil, de acordo com o relatório de um administrador nomeado pelo tribunal.
Tinoco formou a empresa em setembro de 2020 e inicialmente tentou legitimá-la, ao estilo Ponzi típico, usando fundos de investidores anteriores para dar a outros clientes a impressão de que tinham obtido lucro.
No entanto, em Março de 2022, a Commodities Futures Trading Commission (CFTC) estimou que Tinoco tinha fraudado pelo menos 322 clientes.
Após uma investigação do FBI, Tinoco acabou sendo preso e se declarou culpado em janeiro de 2023 de cinco acusações de fraude eletrônica. Num caso separado contra ele, a CFTC obteve um decreto de consentimento civil e proibiu-o de atividades comerciais.
Um procurador dos EUA disse: “Este réu criou um esquema predatório, investindo menos de meio por cento dos fundos de mais de uma dúzia de vítimas que lhe confiaram milhões de dólares em investimentos”.
Uma audiência de restituição foi agendada pelo DoJ para o próximo ano, numa tentativa de restaurar os fundos perdidos das vítimas.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
blockchain-a-chave-para-a-transparencia-na-industria-de-diamantes-do-botswana
Tesouro do Reino Unido revela plano final para governança de criptomoedas e stablecoins