A integração significa que a Celestia se conectará à pilha de software personalizável da Polygon, que é alimentada por tecnologia de conhecimento zero, permitindo que os desenvolvedores façam uso da solução de disponibilidade de dados ao lançar seu próprio blockchain.
Celestia, uma solução chamada de disponibilidade de dados (DA) projetada para fornecer uma alternativa mais barata para verificação de dados criados por blockchains, anunciou terça-feira que está “integrando” com o Chain Development Kit (CDK) da Polygon, que é um conjunto de ferramentas de software que pode ser usado para criar novas redes de camada 2 no topo do Ethereum.
A integração significa que a Celestia se conectará à pilha de software personalizável da Polygon, que é alimentada por tecnologia de conhecimento zero, permitindo que os desenvolvedores façam uso da solução de disponibilidade de dados ao lançar seu próprio blockchain.
De acordo com um comunicado de imprensa visto pela CoinDesk, a solução DA da Celestia estará disponível para desenvolvedores no início de 2024.
Celestia entrou em operação em outubro, e uma proposta comercial primária para a rede é que ela pode reduzir drasticamente os custos das redes de camada 2, uma vez que elas não terão que pagar constantemente taxas à Ethereum para armazenar e verificar os dados.
“Este é o momento da banda larga para Web3”, disse o cofundador da Polygon, Sandeep Nailwal, no comunicado à imprensa. “A capacidade de lançar uma camada 2 Ethereum de alto rendimento alimentada por ZK tão facilmente quanto a implantação de um contrato inteligente fará para a adoção de blockchain o que a fibra de alta velocidade fez para aplicativos Web2.”
Ethereum tem seu próprio roteiro para lidar com dados, incluindo uma etapa inicial conhecida como “proto-danksharding”, mas os desenvolvedores do blockchain demoraram a concretizar o plano e, enquanto isso, várias redes independentes como Celestia, Avail e até mesmo a camada rival -1 blockchain NEAR surgiu para fornecer suas próprias soluções de disponibilidade de dados.
Avail foi inicialmente incubado no Polygon. Mas em março, a Polygon o desmembrou , escrevendo em um comunicado à imprensa que queria se alinhar “mais estreitamente com o roteiro do Ethereum”.
“Ao lançar o Avail, a Polygon Labs torna-se capaz de seguir este princípio mais de perto, mudando o foco para os esforços de disponibilidade de dados nativos do Ethereum”, de acordo com um comunicado de imprensa da época. “As soluções de disponibilidade de dados nativas do Ethereum têm propriedades únicas e representam os interesses do Ethereum, então a Polygon Labs irá apoiá-las no futuro.”
De acordo com uma pessoa familiarizada com a estratégia da Polygon, o anúncio de terça-feira significa que os construtores que usam seu Chain Development Kit, especificamente construindo Validiums, agora terão a opção de usar o Celestia. A Polygon ainda poderá eventualmente oferecer outras soluções de disponibilidade de dados, como o Avail, como opção, quando estiverem prontas, disse a pessoa.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos que mencionam projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
O Potencial Ascendente do Bitcoin: Previsões e Perspectivas
Oito tendências e tendências sobre identidade digital para 2024